Vocês já tiveram “ressaca” de jogos?

Agosto 26, 2014
2,913
3,935
Rio de Janeiro
...
Infelizmente não há uma receita pronta para isso, tudo depende do seu dia a dia, de quanto tempo vc passa sendo exposto aos diversos tipos de entretenimento que existem. Uma coisa que percebi é que tem vezes que eu não quero jogar, assistir filmes ou séries, não quero ler, só quero apagar. Eu durmo e quando acordo estou melhor, menos cansado mentalmente e aí sim, pronto pra relaxar ao assistir alguma coisa ou jogar.
Metáfora do computador:

Esvazia o cachê.
Muitas abas abertas ao mesmo tempo podem travar a máquina. Desliga e liga.
Prioriza um download pra que os demais não prejudiquem-se mutuamente.
Enfim.

Resumindo:
Tá cansado?
Descanse.
Humano, demasiado humano.
 

henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
4,073
5,710
Gostei bastante das repostas, principalmente essa pesquisa que o @Jogador76 e o @Edu Barros trouxeram, acho interessante quando envolve neurociência; por exemplo, quando se trabalha com desenvolvimento infantil, o bom é não haver muitos estímulos por perto, a criança ter um quarto mais clean, oferecer 2-3 opções de brinquedos, no máximo. Essa pesquisa se aplica a muitas situações e é como o @The Psychologist BR falou, vivemos em mundo de prazeres imediatos, tem toda uma discussão de como isso pode afetar a forma de uma pessoa se relacionar, pessoas viciadas, por exemplo, costumam não ter relacionamentos duradouros, sempre pulando para o próximo, para sempre ter esse estímulo(dopamina).
Mas acho que divaguei um pouco, voltando aos jogos, acho que vou seguir o conselho de não criar listas, me fez lembrar um youtuber que sempre gostou de jogar, até que tornou isso sua profissão, a obrigação acaba por matar o prazer mesmo.
E é muito difícil atualmente conciliar jogos+livros+séries/filmes como forma de distração, preciso aceitar que alguns devem ficar em segundo plano.
 

Samuel DW

Jogador
PXB Gold
Maio 25, 2008
1,443
1,981
Irlanda
Sempre!

Nas ultimas semanas so tenho conseguido jogar Warzone e Rocket League, comeco a jogar outro e desanimo depois de uns 15 minutos, no sabado tentei voltar com Gears Tactics, Little Nightmares e The Outer Worlds , 5 a 10 minutos cada, seguidos de 4 horas de Warzone.

E pior que realmente da aquela sensacao de "Devia querer jogar outra coisa e nao ficar só no MP que é incompletavel", uma aflicao. Ainda mais agora na pandemia que nao da pra sair festar e que teoricamente "teria mais tempo pra terminar diversos jogos"
 

tavo08tom

Go ahead. Make my day!
PXB Gold
Dezembro 5, 2013
4,532
7,702
Jaraguá do Sul - SC
Olha, eu tenho esse tipo de sensação muitas vezes realmente, principalmente quando eu abro uma infinidade de site de jogos para saber o máximo de noticias sobre games, e também sobre como extrair o máximo de jogos do Xbox Game Pass, que dai eu baixo todos os jogos possíveis aqui direto do meu trabalho. E quando finalmente chego em casa, preparo a sala, encho o copo com uma coquinha gelada, ligo o Xbox e.... vou assistir uma série.

É, tem vezes que eu me preparo o dia todo, e quando bato o olho na biblioteca da um desanimo. Quando acontece isso, eu realmente me desligo desse meio por 2 ou 3 dias para me ver livre e purificar a mente, deixar ela leve. Hoje consigo jogar sem compromisso de ter que balancear a vida entre jogos multiplayer e single player.
 
  • Curtir
Reações: jairopicanco

felipejsilva

Guerreiro
Agosto 29, 2014
163
88
HJ em dia eu dropo qualquer coisa q nao to mais me divertindo.
Pode ser o q for, se não der vontade eu largo mesmo e to nem ai.
O bom de ficar velho é q ninguém liga pra vc, nem pra sua opinião, então ninguém vai se importar.
Assisti aquela serie lá, DARK, parei no ultimo episodio, deu nem vontade de terminar, no dia seguinte, li o fim e me dei por satisfeito.
Cara, fiz quase a mesma coisa. So que parei, acho que faltando uns 2 ep. E sem vontade de ver o resto ainda. E nem procurar saber o final. E olha que estava curtindo.
 
  • Amei
Reações: Morts

felipejsilva

Guerreiro
Agosto 29, 2014
163
88
Ultimamente tenho passado por isso quase sempre. E o pior, é que dá aquela vontade de chegar em casa e jogar, porém, assim que começo a jogar, a vontade passa.

Um jogo que estou querendo terminar e também curti muito foi assassin's creed Odyssey, mas já fiquei quase um mês sem jogar, tudo porque, como diz o titulo, estava com ressaca de jogo. Estou com o último jogo da larinha lá parado, é tipo, quero e não quero jogar. (Isso porque joguei e curtir os 2 anteriores pacas)
Última vez que passei por isso, fiz que nem os amigos falaram. Fui jogar algo que curti pacas (dragon age inquisition), mas tive que desinstalar, pois bateu um peso na consciência, de que se continuasse a jogar, os outros jogos iam ficar mais tempo parado e a vontade joga-los ia ser menos.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,297
19,135
Manaus
Desde que começou a Pandemia, estou jogando menos que antes, e passei a equilibrar melhor a jogatina com outras atividades da vida. Notei que essa desaceleração fez bem pra mim. Então quando a pessoa se sentir saturada, cansada, é fundamental saber o momento de dar uma pausa, se achar necessário.

Jogar, além do aspecto prático da coisa, deve ser encarado como uma forma de apreciar a arte, também. Lembro da época da 1ª facul, quando joguei Assassins Creed 2 e apreciei os detalhes arquitetônicos e personagens históricos, no qual inclusive me serviu de inspiração na época para seminários sobre a Itália Renascentista.

Com o passar dos anos, no automatismo de começa - termina - pula pra outro outro, e uma certa preocupação em chegar logo no fim do jogo para "diminuir backlogs" (alguns deles imaginários na nossa mente), a gente vai perdendo o gosto pelo processo, que é simplesmente jogar e apreciar os jogos em suas diferentes nuances.

Um passo importante é admitir pra si mesmo que, embora não seja possível jogar "tudo" que poderia, é possível fazer de cada jogo uma experiência gratificante.
 

itotinaru

Guerreiro
Setembro 9, 2017
2,306
2,826
SP
Normal.
Qse todo mundo tem essa fase.
Deixe o videogame de lado pra fazer algo diferente, ou mescle algumas atividades durante seu momento de lazer, que não seja só videogame.

O GP dá sim aquela sensação de que tem que jogar tudo, que deve-se acelerar pra iniciar outro jogo e não perder nada.
 

PekSGN

Guerreiro
Novembro 21, 2017
923
748
Jaraguá do Sul - SC
olha, eu passo diversas vezes por isso, tu liga o Xbox, vai na lista enorme de jogos e "não tem nada". Eu gosto de pegar um jogo e ir até o fim, mas quando dá essas enjoadas, eu tenho sempre minhas válvulas de escape, tipo "jogos de corrida", os Forza pra mim preenchem esses momentos, mesmo eu ja tendo jogado eles pra valer, sempre vale dar uma conferida, ainda mais o 4 onde eles vivem acrescentando conteúdo. Minha ultima saga foi zerar todos os Yakuzas que saíram no GamePass, entre terminar o Zero e chegar os 3/4/5 , eu fiquei nessa fase, FH4 me salvou :D, depois que zerei o Yakuza 6, peguei o Dirt5 e zerei tudo, mas confesso que to meio que num período desses, tentei ontem o jogo de Caminhão da GOLD, fiz a licença mas eu não curti muito, continuo minha caçada mas jogando tudo que lança no gamepass mais uns retros no meio :p.
 

tric-one

Guerreiro
Maio 1, 2018
1,651
1,719
Brasil
Eu tô na pegada do assassin's creed odyssey no momento. Já terminei o jogo e as dlcs e tô pensando em começar de novo com o alexios, o outro possível protagonista. Tem um anjinho no meu ombro dizendo com voz mansa "isso, se vc vai se divertir, vai jogar." e um diabinho no outro ombro segurando um tridente e resmungando "paga a anuidade da gold e gamepass pra nem usar... Ou tá com dinheiro sobrando ou é vacilão mesmo".
Sei lá, dá um peso na consciência às vezes pensar nisso. Eu vejo vídeos de pessoas jogando jogos que acho que nunca vou ter tempo para jogar. Aqui mesmo nesse portal tem um tópico falando da franquia Far cry. Eu só joguei um jogo da franquia (o primal) e tenho o far cry 5 comprado, mas acho que não vou começá-lo nesse ano ainda. Eu fico meio deprê com isso. E enquanto isso, sigo jogando gta online, assassin's creed odyssey, às vezes sniper elite 4, enfim, jogos que já terminei mas ainda jogo pq eu já aprendi tudo neles nos detalhes e aí fica cômodo jogá-los.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

JCS

Guerreiro
Julho 15, 2015
2,318
3,100
Brasil
O que mais me ajuda nisso é NÃO comprar jogos só porque estão em promoção, pensando: - nossa, tá imperdível esse valor, vou comprar e jogar mais pra frente. Isso me dá uma aflição de ter que jogar e matar o backlog porque investi um dinheiro nisso... não curto. Tem muitos anos que só compro jogo que vou jogar na hora, pode ser até que não goste e largue de lado, neste caso não fica o sentimento de culpa. Ah, mas vc paga assinatura do gamepass e não joga tudo! tudo bem, mas estas assinaturas tem um sentimento diferente, sei lá, você paga, não usa, mas pensa que precisa ter.. tipo Netflix.. eu não assisto muita coisa lá, mas não vejo minha TV sem esse trem mais...

Sobre os jogos mesmo, realmente, tem momentos que parece não ter nada para jogar, você abre, quer jogar algum jogo mais imersivo, e não vai nada.. para isso, sempre tenho meus multiplayers de prontidão, eles não falham... Sempre tenho instalado um FIFA, um jogo de luta (agora estou no Soul Calibur IV), algum Battlefield, Prominence Poker (que desde que lançou nunca desinstalei).
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros e Saci

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
Exato.
Tem que jogar o que está com vontade, e se for o caso, não jogar. Senão vira trabalho.

Um ponto interessante, hoje a maioria dos jogos com a filosofia passe de temporada ou gacha são mais trabalho do que diversão. Te obrigam a logar todo santo dia para não ficar para tras. Realmente é bom evitar estes títulos.

Acontece comigo muito comigo jogo tipo Destiny. Vc diverte bastante mas chega um ponto que te obriga a fazer raids ou jogar outros modos de jogo que vc não gosta caso queira progredir. Quando chega esta parte do endgame deixa de ser divertido e vira obrigação....
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Acontece comigo muito comigo jogo tipo Destiny. Vc diverte bastante mas chega um ponto que te obriga a fazer raids ou jogar outros modos de jogo que vc não gosta caso queira progredir. Quando chega esta parte do endgame deixa de ser divertido e vira obrigação....

E Sea of Thieves foi muito criticado porque não tinha isso. Sim, sei do "conteúdo" inicial que muitos acharam pouco, mas a reclamação de progressão era justamente porque muitos esperavam esse tipo de mecânica de grind e recompensa que te faz sentir necessidade de ficar no jogo constantemente. Eu fico meses sem jogar e me divirto numa boa quando volto, até sozinho. EU não me encarnei no esquema de lenda pirata porque era mais esforço do que eu estava disposto a fazer em nome da diversão.
Agora estou jogando de vez em quando o Elder Scrolls Online, esse sim cheio de armadilhas de monetização, mas consigo jogar ele muito parecido com um single player da Bethesda. Eu posso ignorar vários elementos ali e seguir a história (tem várias pra escolher) que vou subindo de nível e conseguindo armas melhores sem gastar. Mas vai muito do cérebro de cada um, tem coisas no ESO que podem dar gatilho na pessoa e sentir frustração ou gastar demais.
 

leogs5342

Guerreiro
Outubro 20, 2020
368
468
Brasil
Acho que o principal problema é essa necessidade que a gente tem de finalizar um jogo pra poder dizer que a experiência foi completa ou que valeu a pena. E isso meio que te força a encontrar "O" jogo que você consiga jogar por dezenas de horas sem enjoar. Tenho muito isso também. Jogava um jogo de cada vez, então a escolha do que jogar em seguida era muito rígida. Hoje eu jogo dezenas de coisas ao mesmo tempo, sempre alternando entre elas e sempre jogando aquele jogo online GaaS que não tem fim e que traz uma satisfação momentânea pelo meio. Eventualmente chego ao fim em algum desses jogos e fico feliz por isso.

Estou jogando Persona 5 desde 2019, nunca terminei e tirei da cabeça essa ideia de que preciso terminar logo (ou algum dia). A mesma coisa vale pra jogos de Game Pass.

Depois que você se livra da obrigação de "zerar", você deixa de olhar pro "howlongtobeat", deixa de ver dezenas de reviews e de se preocupar em iniciar um jogo ruim e apenas aproveita jogos como entretenimento.
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
8,052
12,669
Barbacena
De perder a vontade jogar, nunca aconteceu comigo. O que acontece é qdo não encontro algo que me agrade, aí fico rodando diversos jogos... Atualmente estou nessa fase, desanimei com o Octopath Traveller pq tem de ficar evoluindo personagens o que é chato de mais e fui rodando de jogo, até pensar, vou testar esse FFVII e engrenou, estou gostando mais.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)