A ironia do engajamento é que, quanto mais um conteúdo recebe atenção das pessoas (comentários, compartilhamentos, prints, etc.), mais ele aparece para os outros - não apenas para seguidores dessas pessoas que engajam, mas galera geral mesmo, já que o algoritmo pensa assim: "opa, estão interagindo com esse conteúdo, o público se interessou pelo tema, vou sugerir para mais pessoas pra ver se consigo manter esse ritmo".Esses sites tem uma métrica só: views. É nisso que eles formam a remuneração do adsense.
E como tem uma tropa da patrulha caixista altamente engajada, é só jogar o bait no Twitter que eles terminam o serviço. Eu mesmo nunca saberia da existência da matéria, mas acabei clicando graças à polêmica. Falar mal de Xbox simplesmente dá grana, porque tem gente que faz isso acontecer.
A melhor forma de combater esse tipo de coisa é não engajar, não ajudar a espalhar. Mas é difícil porque o público on-line que é fã de videogame costuma ser passional demais, interpreta tudo como um ataque aos seus gostos pessoais, aí vê um estímulo desses e só reage.