É rapaz , parece tem empresa que não está extornando o Cyber tão fácil quanto o
Xbox não. Mesmo com a CDPR fazendo o compromisso de devolver ?
Muita gente entendeu, pelo comunicado, que a CD Projekt havia conversado com Microsoft e Sony por conta dos problemas de Cyberpunk 2077, facilitando um possível reembolso caso a galera pedisse. Durante uma conferência com investidores, isso foi negado, ou seja: quem for solicitar um reembolso vai passar pelos mesmos procedimentos de um reembolso padrão, seguindo as regras normais.
A Microsoft permite que o consumidor solicite um reembolso até 14 dias após a compra (em casos de pré-venda, pode ser cancelado a qualquer momento antes do lançamento ou, ainda, nesse período após a compra), desde que não se tenha jogado mais de duas horas entre todas as contas do console.
Já a Sony tem uma política mais restritiva: você pode solicitar um reembolso dentro do prazo de 14 dias da compra (mesma coisa para a situação de pre-orders da Microsoft), mas isso só é possível caso você
não tenha feito o download do jogo ainda - o que complica muito a história, porque quem faz uma compra antecipada geralmente quer jogar assim que libera o negócio.
O processo da Microsoft é mais simples, porém, não é passível de complicações também. Recentemente, solicitei um reembolso quando comprei conteúdos extras para Shadow of War, porque queria comprar a edição com o jogo e os conteúdos extras. Fui prontamente atendido, serviço show, espetáculo, eles nem precisariam já que não tinha nada de errado com o pedido, além de uma solicitação minha pra comprar o jogo + DLCs por 4 reais a mais do que tinha comprado somente os DLCs. Mas isso foi bem recente, menos de duas semanas atrás. Caso eu tivesse comprado Cyberpunk 2077 digital e não curtido, poderia enfrentar problemas para conseguir um novo reembolso, pela proximidade dos dois acontecimentos. Não seria automático, teria que conversar com atendentes que, talvez, pudessem trancar o pé.
Em todo caso, a CD Projekt pisou feio na bola com Cyberpunk 2077, e eu coloco um pouco de responsabilidade também em Microsoft e Sony, que possuem procedimentos de certificação bem rigorosos para aprovar o que vai ou não ser vendido em suas lojas, e aprovaram Cyberpunk 2077 mesmo sabendo do estado atual do jogo especialmente nos consoles base, confiando que a desenvolvedora iria corrigir os bugs a tempo. Seria difícil peitar um jogo tão grande quanto esse, mas é um bom motivo pra lembrar que, antes de pensar em nosso bem-estar e satisfação enquanto jogadores, elas também colocam, em primeiro lugar, o nosso dinheiro.