Olha eu pessoalmente nunca tive problema com DLCs, microtransações ou lootboxes da forma que a maioria vinha sendo implementada até 2016. É claro que existem todos os exemplos ruins de DLCs como TODOS os da Capcom, incluindo os absolutamente sem vergonhas DLCs já incluídos no disco/jogo, ou o fato do zera verdadeiro de Asura's Wrath ser um DLC; ou então aqueles DLCs ralinhos e de péssima qualidade como TODOS de Arkhan Knight; ou quando o conteúdo foi obviamente cortado da história principal como o "From Ashes" de Mass Effect 3 que tirou do jogo um personagem central e um plot que dava muito da sustentação da história de ME3, a não ser que você tenha feito pré-venda ou pagasse $10. Enfim, mal exemplos não faltam mas por sorte existem os bons exemplos.
DLCs como as extensões de história de Fallout 3 e 4, Witcher 3, GTA 4, Bioshock Infinite e sendo bem honesto (apesar de não ser uma opinião popular) a maioria dos de Assassin's Creed, são conteúdos bem encorpados, alguns com 5, 7, 10 horas adicionais e custando entre 1/4 e 1/6 do preço do jogo. Ninguém precisa comprar Season Pass, putz, eu certamente nunca faço isso. Você vai pagar adiantado por algo que vai sair daqui a 3, 4, 6 meses de distância com a desculpa de talvez economizar alguns trocados? Pfff, faça-me o favor. Quando sair o DLC, se ele for bom e acrescentar positivamente, porque não comprá-lo?
Lootboxes e microtransações vinham sendo usados essencialmente para artigos cosméticos. Alguns jogos como Overwatch e Team Fortress a anos vendem skins de armas, de personagens e coisas do tipo. Se for estritamente cosmético não tem problema algum, mas agora em 2017 nós vemos a EA tentar se safar colocando a própria progressão de personagens de Battlefront 2 atrás de um pay wall. É o absoluto fim. Na zero hora do 1º dia de jogo de Battlefront 2 pode ter uma cara no seu jogo no nível máximo com as melhores armas, as melhores skills, com o triplo do seu life e armadura sem ter se quer jogado antes, só porque ele quis gastar +100, 200 dólares em lootboxes e você não. Bem vindos à época do Pay 2 Win nos jogos AAA. Sério mesmo galera, coloquem sua carteira onde você diz que sua convicção está, não apoie jogos como Battlefront 2, não é como se não faltassem outros jogos para vocês curtirem. Pessoas ao redor do mundo já estão fazendo isso com Destiny 2 e existem várias matérias que o jogo vendeu 50% menos que Destiny no seu período inicial que é a fase mais importante de um jogo. Empresas como EA e Activision só entendem uma coisa, e é grana. Se vocês só reclamam mas continuam comprando também não podem achar ruim esses sistemas de monetização ficarem cada vez mais nocivos e invasivos a cada ano que passa.