Don Mattrick recebeu mensagens terríveis e tomou decisões estúpidas em relação ao
Xbox One. Mas o
Xbox One tinha uma linha de lançamento real de exclusividades. Suas franquias ainda significavam alguma coisa, Forza ainda era considerado um simulador de corrida melhor que Gran Turismo, Gears of War ainda era grande, Halo ainda fez do
Xbox o console ideal se você quiser aquela ótima experiência multijogador
Mattrick dirigiu o
Xbox de maneira errada, mas não deixou um navio afundando. Até hoje, a maioria das franquias legadas do
Xbox não tem um décimo do prestígio que costumavam ter e foram desperdiçadas. O
Xbox Series S/X não tinha exclusividades no lançamento. São necessários 4 anos e mais de 75 bilhões de dólares para que eles nunca vejam um centavo durante 150 anos para ter uma boa vitrine.
O Kinect no 360 vendeu 24 milhões antes do lançamento do
Xbox One. O
Game Pass tem 34 milhões de assinantes e eles o oferecem por 1 dólar e o agrupam em todos os lugares. O Kinect vendeu um total de 35 milhões, então há literalmente mais Kinect construído do que pessoas assinando o
Game Pass (34 milhões da última vez que verifiquei).
Também existe a realidade de que o Quest, o headset da Meta VR, está vendendo no mesmo nível ou melhor que o
Xbox Series S/X. Portanto, o
Xbox não está competindo com a Sony ou a Nintendo em termos de vendas, mas com um headset VR com quase nenhum jogo que valha a pena jogar.
O PS3 teve um lançamento totalmente desastroso de proporções épicas. Eles entregaram uma geração de bandeja ao
Xbox. O PS3 ainda conseguiu se recuperar por meio do marketing, finalmente entregando exclusividades que as pessoas queriam jogar e cortes de preços/revisões mais baratas. Então foi definitivamente possível se recuperar.
Se Phil Spencer não foi capaz de fazer o mesmo em uma década de liderança, como Mattrick é o culpado? Se em 10 anos você não conseguir fazer seu trabalho, você é o culpado e precisa sair da estrada. Não estou dizendo isso como adoração a Mattrick, não poderia me importar menos com ele, mas ainda vejo vídeos em 2024 sobre como Mattrick estragou tudo até hoje. Em algum momento a culpa terá que mudar, não?
Por que ele tem a reputação de ser remotamente melhor do que Mattrick, enquanto este ainda é o bicho-papão? Acho que 10 anos são suficientes para traçar a linha de que Spencer, objetiva e factualmente, falhou em dirigir o navio e o encaminhou para um iceberg. Ter uma camiseta que diz “adoro emoji de coração para jogos” é suficiente para ganhar a reputação de ser bom no que faz?.