Mas aí que tá, a comparação de Super Lucky's Tale com Mario não foi baseada em aspectos técnicos, pelo menos no review do Ryan que foi o que pegou pesado.
Não teve um ponto levantado pra comparar diretamente ambos, "ah Mario faz assim e é o jeito certo, Super Lucky's Tale faz assim e é assado".
Ele só falou que os problemas de SLT ficam mais acentuados após jogar Mario Odyssey.
* It’s just that actually progressing through those missions is a pain, especially if you’ve recently played the outstanding Super Mario Odyssey.
* Progredir pelas missões é um saco, especialmente se tu jogou recentemente Super Mario Odyssey.
Vamos cortar a segunda parte, deixar só o "progredir pelas missões é um saco".
O ponto central dessa parte da crítica continua o mesmo, e a não existência de Odyssey certamente não faria o jogo parecer melhor.
Tipo, um jogo de plataforma 3D não me deixar mexer livremente na câmera é um problema grave de design.
Mas a partir do momento que se estabelece um paralelo com outro jogo numa review, tem que ter o cuidado de ser criterioso e separar o 'joio do trigo', senão ao invés de avaliar pelo que o jogo realmente é, se avalia pelo que ele deveria ter sido baseado em outro jogo.
Isso acontece com diversos outros jogos também, porque fica a pergunta: É ruim porque é ruim mesmo, ou porque o outro que é bom demais?
Eu não duvido que o game tenha problemas ligados a design. Esse da câmera é preocupante, pois num jogo moderno é essencial para uma experiência fluida.
Você até citou muito bem o Recore no comentário anterior, que quando eu fui jogar (a versão comum), eu constatei que a maioria das críticas ligadas ao design de jogo eram pertinentes, seja os núcleos prismáticos, seja o level design de alguns mapas. O 'definitive edition' melhorou muito, mas o cerne do jogo inalterou.
Eu curti bastante o jogo, mas os problemas realmente estavam lá. Porém, em razão do escopo e proposta real, alguns pormenores foram melhor assimiláveis do que se fosse um jogo com pompa AAA, por exemplo.
Espero de coração que seja o caso do Super Luck, achei ele aparentemente legal. Quem sabe a MS não disponibilize um trial pra gente testar, né?