Pior que pela exposição, não me parece caro não.
Algumas informações extras, para contextualizar:
- Nem toda empresa precisa pagar para exibir seus trailers: alguns são considerados como inserções editoriais conquistadas (de acordo com o tamanho/relevância do anúncio) e sua exibição é gratuita. Geralmente, são espaços reservados para grandes empresas como Microsoft, Nintendo e Sony. Não fala no texto, mas certamente o Geoff deve abrir esse tipo de espaço para a FromSoftware e qualquer tipo de maluquice que o Kojima queira fazer também;
- Porém, nem só de AAA vive o SGF: alguns desses espaços também são oferecidos para jogos e estúdios menores/independentes, que são escolhidos de acordo com o seu potencial de exibição, mesmo critério que os peixes grandes;
- Os estúdios podem submeter aplicações para o evento e, de acordo com o line-up, alguns podem acabar recebendo esse tratamento especial.
Being a part of Geoff Keighley's not-E3 video game extravaganza isn't cheap
kotaku.com
Para aparecer em um showcase como o Summer Game Fest, tecnicamente nada porque não existia um evento de abertura como passamos a ter com o SGF em 2021. Antes disso, as empresas faziam os próprios showcases, como é até hoje, e certamente funcionavam de forma parecida:
- Jogo pagando para aparecer;
- Jogo sendo pago para aparecer;
- Jogo aparecendo de graça pelo tamanho quando nenhuma das partes queria botar a mão no bolso.
Já para ter um espaço físico na E3, no estande que acontecia a feira, era caro. Não encontrei dados mais atuais, mas uma matéria do Engadget diz que, em 2006, algumas empresas chegavam a pagar entre $5 e $10 milhões para ter um estande no
LACC - algo entre $7,7 e $15,5 milhões em valores atuais para ter seu espaço lá pelos 3-5 dias da feira, contando tudo (produção do espaço, montagem, locação, equipamentos, pessoal, etc.). Esse foi um dos motivos para a Microsoft não ter mais presença física em algumas das últimas E3, preferindo concentrar tudo no Peacock Theater (antigo Microsoft Theater), que fica bem na frente do centro de convenções de Los Angeles e que a empresa provavelmente podia aproveitar algumas vezes no ano por ser dona dos naming rights na época.