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Tópico Oficial Starfield - Agora é EXCLUSIVAMENTE no espaço e com 60FPS!

Depois de jogar, qual a sua nota para Starfield?


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    96
Acabei de baixar e reforço o que já estou dizendo a um tempo: decisão artística é meu ov*, lançaram a 30fps por preguiça mesmo, o jogo tá sensacional a 60
Infelizmente, Starfield é como os outros 90%+ dos jogos da indústria que são lançados inacabados e olha que tentaram passar pano para os 30 fps... até "especialistas" usaram a desculpa do processador.
Vou aguardar sair a expansão para rejoga-lo, pois tenho certeza que ainda há muitas melhorias por vir.
 
Acabei de baixar e reforço o que já estou dizendo a um tempo: decisão artística é meu ov*, lançaram a 30fps por preguiça mesmo, o jogo tá sensacional a 60
Nem digo preguiça, só não era uma prioridade.

O jogo tinha que lançar em dia tal e, pra isso, foi preciso escolher o que priorizar, onde colocar mais energia de polimento/otimização, essas coisas. Desenvolvimento de jogos é, basicamente, alocação de recursos x tempo.

Lançar já com 60 fps e outras funcionalidades poderia ser feito, talvez ajudasse na recepção crítica e no discurso que rondou o lançamento, mas iria demorar mais alguns vários meses pra acontecer, ou ainda poderia acontecer na data original mas com algumas dezenas de profissionais a mais, e a gente não sabe até onde a Microsoft estava disposta a deixar levar.

Já quando o Spencer disse que os 30 fps eram uma "decisão criativa", é uma mentirinha pra tentar dar uma justificativa plausível, como se nós (jogadores) fossemos crianças que não entendem que o mundo real é feito de escolhas e não dá pra abraçar o mundo. Era só dizer que haviam priorizado outras partes.
 
Já quando o Spencer disse que os 30 fps eram uma "decisão criativa", é uma mentirinha pra tentar dar uma justificativa plausível, como se nós (jogadores) fossemos crianças que não entendem que o mundo real é feito de escolhas e não dá pra abraçar o mundo. Era só dizer que haviam priorizado outras partes.
Quando falaram isso na época, para mim ficou bem claro que a decisão criativa foi no sentido de preferiram deixar o jogo a 30fps com gráficos melhores do que colocar 60fps e ter que diminuir a qualidade.

Em nenhum momento, que me lembre, vieram com papo de deixar a 30fps para deixar a "experiência mais cinematográfica". Mas pelo que o povo tá zoando agora, parece que todo mundo, ou boa parte, entendeu isso.
 
Nem digo preguiça, só não era uma prioridade.

O jogo tinha que lançar em dia tal e, pra isso, foi preciso escolher o que priorizar, onde colocar mais energia de polimento/otimização, essas coisas. Desenvolvimento de jogos é, basicamente, alocação de recursos x tempo.

Lançar já com 60 fps e outras funcionalidades poderia ser feito, talvez ajudasse na recepção crítica e no discurso que rondou o lançamento, mas iria demorar mais alguns vários meses pra acontecer, ou ainda poderia acontecer na data original mas com algumas dezenas de profissionais a mais, e a gente não sabe até onde a Microsoft estava disposta a deixar levar.

Já quando o Spencer disse que os 30 fps eram uma "decisão criativa", é uma mentirinha pra tentar dar uma justificativa plausível, como se nós (jogadores) fossemos crianças que não entendem que o mundo real é feito de escolhas e não dá pra abraçar o mundo. Era só dizer que haviam priorizado outras partes.
Aqui temos um ponto importante: a satisfação final do cliente, no caso nós, foi preterido em prol de um prazo, que não foi bem definido por eles mesmos.
Um adiamento pra entregar o jogo assim, seria bem plausível, e mudaria o patamar do lançamento.
Enfim, decisões erradas, apenas
 
Em nenhum momento, que me lembre, vieram com papo de deixar a 30fps para deixar a "experiência mais cinematográfica". Mas pelo que o povo tá zoando agora, parece que todo mundo, ou boa parte, entendeu isso.
Na época do Starfield o Phil disse: “It’s a creative choice. We obviously have games that are running at 4K/60 on the platform. It’s not a platform issue, it’s a creative decision."
Acho que a galera está pegando no pé em relação a "experiência cinematográfica" que isso está sendo muito mencionado no Hellblade: "Segundo o diretor de efeitos visuais do estúdio, Mark Slater-Tunstill, isso é reflexo de uma decisão artística na hora de desenvolver o game. Ele explica que a ausência de modos gráficos alternativos é resultado do desejo de oferecer ao público uma experiência que seja bastante cinematográfica."

E, eu imagino, que daqui a um tempo sai um patch para botar os 60 FPS e tudo fica melhor, ou seja, só desculpa esfarrapada.
Mesma coisa foi no Redfall lançado com 30 FPS também.

Então, a desculpa pela decisão de alocação de recursos, conforme o @ronabs citou se resume a desculpas como "decisões criativas" e "experiências cinematográficas"
 
Quando falaram isso na época, para mim ficou bem claro que a decisão criativa foi no sentido de preferiram deixar o jogo a 30fps com gráficos melhores do que colocar 60fps e ter que diminuir a qualidade.

Em nenhum momento, que me lembre, vieram com papo de deixar a 30fps para deixar a "experiência mais cinematográfica". Mas pelo que o povo tá zoando agora, parece que todo mundo, ou boa parte, entendeu isso.
Outro ponto importante, gráficos são legais, porém quem joga em modo performance não liga em perder resolução ou efeitos gráficos.
É só dar a escolha, a gente decide o restante.
 
Tá uma delicinha esse update. tem ate a opção de fps “sem limites” no series X. Botei os 60 mesmo e to feliz.

Mas voltei perdido, tinha parado no meio das coisas e não lembro mais o que eu estava tentando fazer 😅
 
Tá uma delicinha esse update. tem ate a opção de fps “sem limites” no series X. Botei os 60 mesmo e to feliz.

Mas voltei perdido, tinha parado no meio das coisas e não lembro mais o que eu estava tentando fazer 😅
Urge nos devs a necessidade de criarem um tutorial "oi, sumida" que lembra a gente de algumas das principais mecânicas e momentos do jogo que estamos após ficar meses sem jogar.
 
Urge nos devs a necessidade de criarem um tutorial "oi, sumida" que lembra a gente de algumas das principais mecânicas e momentos do jogo que estamos após ficar meses sem jogar.
É, tipo aqueles resumos no início de algumas séries: "Nos episódios anteriores..."
O que já teve de jogo que tive que começar a jogar do início porque, depois de meses, não lembrava dos comandos, da história, absolutamente nada.
 
Eu demorei um pouquinho pra encontrar o acesso ao mapa, mas é ativar o scan com LB e depois tem a opção pra entrar no mapa com RB
 
Aqui temos um ponto importante: a satisfação final do cliente, no caso nós, foi preterido em prol de um prazo, que não foi bem definido por eles mesmos.
Um adiamento pra entregar o jogo assim, seria bem plausível, e mudaria o patamar do lançamento.
Enfim, decisões erradas, apenas
Acho que deveriam deixar pra lançar em 2024 mesmo, aumentar o prazo e fazer 60fps já no início, deixando pra 2024 aposto que teria até mais chances do Goty 2024 (até agora não vejo nada que "ganharia fácil")
 
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