O grande problema em criar níveis de dificuldade em um jogo é que este jogo estaria perdendo a sua experiência original. Ao se criar um nível de dificuldade em um jogo vc deve alterar toda a estrutura de combate e abrir mais brechas para que o jogador seja capaz de vence-lo com mais facilidade ou com mais dificuldade. O que acontece é que essas brechas para dificuldades mais fáceis fazem com que o jogo tenha que ter as mesmas brechas para todas as outras dificuldades. Por isso que vemos uma gama enorme de jogos que tem diversas dificuldades mas o que muda é apenas a velocidade e dano do inimigo, porém suas falhas continuam todas lá. Criar um jogo que tenha estruturas diferentes para cada dificuldade é criar diversos jogos, e isso para a programação é um trabalho enorme.Enquanto os jogos estiverem vendendo bem, o desenvolvedor tem a liberdade de fazer o que quiser. Mas o que eu fico observando, de longe, é o marketing negativo que este jogo está tendo devido a dificuldade. Quem gosta do jogo deve se preocupar com isso também porque esse marketing pode ter repercussões na venda dos próximos jogos, e consequentemente no futuro da desenvolvedora.
Imaginem se um dia a FROM começar a vender pouco. Se é um jogo de nicho, esse nicho pode não ser grande o suficiente pra sustentar o jogo. Isso acontece direto no mundo dos jogos. E se hoje tem várias pessoas que compraram o jogo e estão insatisfeitas, elas possivelmente não vão comprar o próximo e vão influenciar várias outras pessoas a não comprarem também. Isso é perigoso para jogos de nicho.
Se o jogo morrer um dia, quem gosta dele vai desejar que a FROM tivesse lançando um modo easy. Isso não ia mudar a vida deles, que iam continuar jogando no modo hard, mas garantiria que o jogo vendesse sempre bem e continuasse sempre existindo. Não adianta bater no peito e dizer: "quem não gostar não compre"... O Don Matrick e o Kinect sabem bem disso
Logo, se a From resolver popularizar seus jogos irá se vender e transforma-los em algo que já temos aos monte no mercado. É interessante ser uma Activision ou uma Eletronic Arts em venda, porém, espero que este não seja o objetivo da From Software. Ela está fazendo muito sucesso graças as esses jogos difíceis. E, se hoje o Sekiro vende horrores é graças a fama construída por outros games que tem o mesmo objetivo: o de vender uma experiência. Não uma estória, muito menos uma campanha.
Souls fez barulho no mercado tendo como objetivo ser algo minucioso, preciso, e que não deixa os erros baratos. Espero que Sekiro seja da forma, pois foi isso que gostei da série Souls, vivenciar uma experiência impiedosa, que exige precisão, persistência e paciência.