Incrível como no começo do jogo eu a todo momento só queria saber do John. Cadê ele? Já se afastou da gangue? Já odeia o Bill, Javier e Dutch? Será que vai ter uma missão que vou poder jogar com ele ou pelo menos um tiroteio em que ele e o Arthur vão estar em desvantagem e vão acabar com todo mundo e sairem como badass, a maior dupla de foras da lei da história?
Enquanto isso no final do jogo, não há nem um momento para lamentar o que ocorreu e você já vai pra cena em que começa a jogar com o John e minha reação era basicamente "f***-se o John, eu quero jogar com o Arthur!". Parabéns Rockstar, me lembro de me apegar um pouco a alguns personagens que eu criava e moldava a personalidade dele do zero, conforme meu gosto, mas não me lembro de me apegar a um personagem já com um background e personalidade bem definidos como esse. E acredito que foi o que mais me apeguei de todos.
O arco dele, que mesmo pensando de uma maneira mais grosseira (como sendo de um bandido que passa a possuir novos valores próprios e passa a questionar o que fez/faz) não é revolucionário, é demasiadamente bem escrito. Até mesmo as missões secundárias possuem a característica do momento em que o personagem se encontra, principalmente as após o Arthur aceitar seu destino com a doença e sabendo que não tem nada a perder passa a tentar ajudar as pessoas que ainda tem algo a perder, como as missões com a viúva Charlotte, com o veterano Hamish ou as conversas com a Irmã Calderón. Sobre essas conversas, na da estação de trem, quando o Arthur fala pra ela "I'm afraid", nossa... O que me faz lembrar também que não posso deixar de elogiar a dublagem. Vozes muito marcantes e a todo momento transmitindo perfeitamente o que o personagem está sentindo.
Sobre os acontecimentos em si, primeiramente meu coração já começou a doer quando logo em seguida da missão do roubo do trem já começa a missão final, esperava que seria possível fazer um último free roam com o Morgan. Então enquanto eu e a Sadie íamos para as docas resgatar a Abigail eu sentia todo o peso que estava ficando na estrada atrás de mim, pra trás ficava o acampamento, ficava me perguntando o que estava acontecendo lá com a gangue chegando com o dinheiro do assalto: será que o Micah e os dois amigos dele já estavam roubando tudo?
Durante o resgate vem a "revelação" de que o Micah havia traído a gangue com os Pinkertons, e infelizmente isso não me afetou nem um pouco; na minha opinião a Rockstar deveria ter alimentado um pouco as esperanças do jogador de que o Dutch conseguiria enxergar isso, deixando o Agente Milton vivo e capturado para ser levado de volta ao acampamento para contar isso e aí sim alguém o mata antes dele contar por exemplo. Porque do jeito que ficou, se não fosse eu estar tão apegado pelo Arthur e pela trama, acharia até mesmo patético ele chegar no acampamento de volta e tentar fazer o Dutch acreditar puramente nas palavras dele sem nenhuma prova. E por falar em estar apegado ao personagem e a volta dele pro acampamento, não sei nem por onde começar.
Desde a primeira vez que tirei um tempo para personalizar o Arthur, deixei-o sem chapéu pra poder ver o corte de cabelo que eu selecionei com carinho ao ir até um dos poucos barbeiros que tem no game. Mas aí ele se despede da Abigail e da Sadie, monta em seu cavalo, pega o chapéu característico dele e coloca pela “primeira” (no meu caso) e última vez pra ir pra sua última cavalgada... PQP! Antes mesmo de começar a música já tava com os olhos marejados, a hora que começou escorreu uma lágrima, e a hora que apareceram as falas de NPCs que você ajudou durante o jogo escorreu a segunda, a terceira, a quarta...
Depois do caos no acampamento vem a fuga com o John e tenho que falar do momento do meu cavalo. Vi muitas pessoas comentando que ficaram com o mesmo cavalo que o Hosea te leva pra comprar no estábulo do início ao fim e já acho isso muito mais sentimental do que morrer o seu cavalo puro-sangue que você comprou por mais de $1000. Mas o meu caso não foi nem um nem outro. Eu estava com o Buell, o cavalo do Hamish que ele pede, como último desejo antes de morrer, pra você cuidar. Primeira coisa que passou pela minha cabeça foi “desculpa, eu falhei... espero que vocês possam se encontrar agora”, em seguida entrei em modo full Rambo subindo a colina matando todo mundo com duas pistolas na mão, mas é pouco tempo antes de já entrar a cutscene do Arthur voltando até o cavalo para tentar acalmá-lo e dizer obrigado.
Sobre o finalíssimo final nem tenho muito o que falar. Assim como o Arthur, já tinha aceitado seu destino e acabei nem me emocionando como disse que fiquei na última cavalgada de volta ao acampamento, mas consegui o final considerado bom, ele morrendo ao pôr do sol e a imagem do veado/alce. Esperava pelo menos uns créditos curtos ou um loading demorado ao som de
Unshaken ou
That's The Way It Is ou
See The Fire In Your Eyes pra conseguir digerir tudo, mas em menos de um segundo já apareceu “alguns anos depois” com a família Marston e eu fiquei puto e só não desliguei o
Xbox pelo medo de não ter salvado. Fiz a missão de levar mercadorias até o rancho sem a mínima vontade. Mas imagino a importância desse epílogo para tornar a história do primeiro jogo ainda mais pesada. Vamos tentar de tudo para fazer a família ter um futuro melhor já sabendo que é em vão...