Demon's Souls
Acabei de fechar a campanha. Por ser um jogo que faz parte do pacote de lançamento do
PS5, vou deixar aqui minhas impressões.
O jogo ficou muito bem feito, tanto no quesito técnico como no artístico.
Os ambientes são super detalhados, as vistas são de tirar o fôlego. Os efeitos sonoros e áudio também são topo de linha e ele está completamente dublado em português do Brasil. Eu joguei a maior parte do tempo na configuração cinematográfica, que exibe o jogo em 4K 30FPS. Fiz várias sessões a 1440p 60FPS mas preferi o modo cinematográfico pela definição extra da imagem.
O jogo é sim difícil e punitivo, especialmente no início. Eu levei umas 30 horas só para entender qual era a dele, porque ele é o tipo de jogo que você tem que ir explorando e descobrindo tudo sozinho, ele não pega na mão em momento algum. Mas no momento que eu entendi e comecei a melhorar minhas armas e habilidades, o jogo começou a ficar mais fácil e gostoso.
Os níveis são bem inteligentes, construídos de forma orgânica de tal forma que ele possui checkpoints naturais. É uma porta que se abre ou uma ponte que se baixa e te permite pular boa parte dos combates daquele nível e chegar mais facilmente no chefe. E como você vai morrer muitas vezes em cada chefe, é uma forma de aliviar um pouco a dificuldade. Existem algumas áreas extremamente difíceis. Aquele mundo 4, com esqueletos com longas espadas, outros atirando flechas, outros super fortes e com duas espadas, e ainda tem aquelas malditas arraias sobrevoando e atirando coisas em você o tempo todo. Tem hora que dá vontade de jogar o controle na parede.
Mas ai você lembra que um Dual Sense custa R$500, desiste da ideia e volta a jogar ?
O que me fez continuar jogando até o fim foi o combate, que é muito gostoso, e a qualidade e ambientação do jogo em si. No combate você tem que gerenciar sua barra de vida, de magia e de energia (fôlego). Saia dando espadada para todo lado e vai ficar sem energia para se defender dos ataques dos inimigos. Saia usando magia em tudo e vai esgotar rapidamente sua barra. Aprenda em que mundos e quais inimigos deixam cair grama (vida) ou vai morrer rápido quando se ver sem estoque de gramas.
As mensagens que os outros jogadores deixam espalhadas no mundo ajudam um pouco com aqueles inimigos escondidos que te atacam de surpresa ou com dicas do caminho a tomar, que lugares são seguros, entre outras coisa. É bem interessante a abordagem utilizada de cooperação em um mundo compartilhado.
Levei 86 horas para matar todos os demônios e fechar a campanha. Ainda faltam 14 dos 37 troféus para platinar o jogo. Agora que terminei uma vez, vou atrás da platina. Em resumo, é um jogo difícil, mas muito bom, com ideias bem diferentes executadas de forma brilhante. Esse foi meu primeiro jogo no estilo Souls.
Se tiver a paciência de não desistir no início e continuar tentando, o jogo vai acabar te prendendo. ?