Power On: The Story of Xbox - Série em seis episódios já disponível

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,734
76,243
Rio Grande do Sul
FGfjGGCUcAIz9K_


Ainda como parte das celebrações dos 20 anos do Xbox (eita festança que nunca acaba), a Microsoft disponibilizou hoje para o público um grande documentário de seis episódios, com quase quatro horas no total. É de botar na playlist do YouTube e assistir na TV da sala. Todos os vídeos possuem legendas em português, facilitando o entendimento e o acesso ao conteúdo pra geral aqui no Brasil.

.
.
.


Power On: The Story of Xbox | Chapter 1: The Renegades
Uma pequena equipe de iniciantes se propõe a convencer a Microsoft de que é hora de entrar no negócio de consoles.




Power On: The Story of Xbox | Chapter 2: The Valentine's Day Massacre
A batalha para conquistar a sala de estar começou - mas sem custos e riscos significativos.




Power On: The Story of Xbox | Chapter 3: And It Didn't Turn On
As dúvidas do público se intensificam à medida que problemas ameaçam prejudicar o lançamento do Xbox em 2001.




Power On: The Story of Xbox | Chapter 4: Cool…Now What?
Um console é tão bom quanto seus jogos... e o Xbox precisa de uma novidade para sobreviver. Então, Halo.




Power On: The Story of Xbox | Chapter 5: The Red Ring of Death
A demanda pelo Xbox 360 está em alta, mas um mau funcionamento crítico ameaça seu sucesso.




Power On: The Story of Xbox | Chapter 6: TV…Or Not TV
O Xbox perde o rumo. Poderia um ex-estagiário colocar a equipe de volta nos trilhos?
 
Última edição:

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
E se o Don Mattrick nunca tivesse saído da divisão de jogos da Microsoft?

Eu não simpatizo com esse cidadão, mas eu procuro me conter quanto aos julgamentos. É bem fácil colocar um monte de coisas só nas costas dele, mas vi indícios de que muita coisa ruim que ele levou a fama na verdade era de um grupo de pessoas na MS, muitos que ficaram no time após a saída dele.
Eu acho que ele fez sentido para a MS de uma era, mas a era Satya pedia um cara como o Spencer.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,734
76,243
Rio Grande do Sul
E se o Don Mattrick nunca tivesse saído da divisão de jogos da Microsoft?
Difícil tentar pintar um cenário com o Don Mattrick ainda na Microsoft porque a empresa em si teve duas mudanças (entre várias) muito significativas que impactaram positivamente o Xbox como negócio:
  • Primeiro, a saída do Steve Ballmer como CEO em 2014, um cara muito focado em vendas (vender Windows, vender Office, vender Xbox, vender Lumia), para a entrada do Satya Nadella, um cara que já trabalhava com computação em nuvem há muitos anos e entendia o quanto ela iria facilitar o acesso a conteúdos no futuro. Não por menos, ele assumiu como CEO em fevereiro e, em novembro, já tinha Office disponível para Android e iOs, por exemplo. Isso ajuda a entender também como "acesso" virou uma palavra central dos esforços da Microsoft, em todas as suas soluções, mesmo para concorrentes.
  • A promoção do Phil Spencer a EVP de Gaming da Microsoft em 2017, saindo das asas do Terry Myerson, que comandava a divisão de Windows e Dispositivos, da qual o Xbox fazia parte. Essa divisão seria dividida no ano seguinte e o Myerson deixaria a companhia. Muita gente (pessoas da equipe Xbox e gente próxima, segundo o Windows Central) coloca nas costas dele certos solavancos na gestão do Xbox, pois ele dava preferência a projetos e investimentos que envolvessem o Windows. Com o Spencer, o Xbox passou a ser parte vital da estratégia de futuro da Microsoft, desenvolvendo tecnologias (como computação em nuvem) para outras divisões e produtos/serviços se aproveitarem também.
Com as pessoas antigas, talvez a marca tivesse afundado ainda mais. Com as pessoas novas, o Don Mattrick provavelmente faria um excelente trabalho, assim como o Phil Spencer está fazendo hoje. Vale lembrar que antes de virar head de Xbox, o Spencer foi gerente da Microsoft Studios por muitos anos, e a gente sabe os tropeços que a antiga Microsoft Studios teve entre 2008 e 2014, os projetos que não deram certo, gerenciamentos conturbados, estúdios fechados, parcerias desfeitas, política bizarra de jogos independentes, etc. Nenhuma mudança é isolada, mas sim um efeito cascata de várias coisas se transformando ao mesmo tempo. Depois de perder muitos bondes para outras big techs, a Microsoft como um todo se encontrou demais a partir de 2014.
 
Última edição:

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,082
2,593
Vou ver esses vídeos e só de saber que a galera da era Mattrick ainda está lá firme e forte, dá medo. TV, TV, Sports, TV....
 

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,478
13,877
Rio de Janeiro
Comecei pelo último ep pq era o que mais me interessava e incrível como eles não sabiam que o ps4 chegaria por 399$ ?

“Foi uma surpresa pra gente” ahhh fala sério! Erro que estão consertando até hoje, quase afundou de vez a marca essa brincadeira. Mais tarde vejo o resto
 

leogs5342

Guerreiro
Outubro 20, 2020
368
468
Brasil
Maratonei tudo, adoro essas coisas de dentro da indústria. Fiquei chocado que realmente chamaram o Don Mattrick pra participar. Quando começaram a falar do One eu pensei, coitado do Don, vão fuzilar ele e ele nem vai poder contar o lado dele da história, mas não, ele estava lá. E chocado também que ele foi claramente expulso da empresa por um erro coletivo que foi feito por muitos que ainda hoje estão lá. E não é difícil entender porque cometeram tantos erros, tomaram decisões baseadas em estatísticas e focando em um número imaginário impossível de "bilhões" de potenciais usuários Xbox, poucos meses antes das smart tvs se tornarem o padrão. Outro ponto é que a Microsoft de hoje ainda faz cag*da, como o aumento do preço da Live no começo do ano, só que agora estão mais reativos à percepção da marca na internet, algo que a arrogância de 2013 foi capaz de cegá-los. Enfim, ótimo documentário, não pouparam falar o que tinha que ser falado. Senti falta de falarem da Rare apenas, mas no geral eu curti muito.
 

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
3,592
5,630
Que documentário fantástico, cheio de detalhes. Estou na metade do primeiro vídeo. São tantos detalhes interessantes que eu fico voltando o vídeo e pausando, para entender bem.
Equipe Windows CE X equipe DirectX para ver quem faria o console. Ainda bem que a equipe do Direct saiu vencedora, não acho que a outra equipe seria bem sucedida nisso. Era uma equipe mais corporativa, mais a cara da Microsoft como um todo naquela época. A equipe dos "renegados rebeldes do fundo de quintal da empresa" era o que a Microsoft precisava para criar um console.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Tem algum tempo já que a Microsoft é bem transparente em relação aos erros do passado, não tentando esquecer ou apagar mas sim aprender por que coisas aconteceram e deram errado pra tentar não repetir no presente e futuro.
É muito legal ver isso e acompanhar a evolução do Xbox nos últimos 8 anos. A mudança é visível: postura, mindset, transparência, objetivos, tudo agora é claro e direto.

Quem estiver sem tempo para ver todos os episódios, recomendo que vejam pelo menos o último.
 

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
3,592
5,630
Ok, isso eu não sabia: "apresentamos a ideia de uma pequena editora de jogos que veio até nós e disse: Queremos tirar o pó de um dos jogos 2D que fizemos para o PC. Vamos investir nisso, achamos que vai ser empolgante." Os caras do Xbox responderam: "não achamos que esse jogo será capaz de fazer a transição 2D para o 3D."
O jogo rejeitado era nada mais e nada mesmo do que GRAND THEFT AUTO III.

Esse trecho pode ser visto a partir dos 16 minutos da parte 3 do documentário.
 
Última edição:

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)