Que isso jovem, sem motivos para desespero
Muita gente aqui no fórum acha o absoluto cúmulo jogos "exclusivos" do XB1 saírem para o PC. Que "ninguém vai comprar o console", que "é burrice" etc etc, mas entenda o seguinte:
1)
Pessoas compram consoles pela praticidade e por serem - de longe - o melhor custo benefício. PCs são caros, ainda mais um PC que rode bem jogos. Não apenas no Brasil mas lá fora também. Uma configuração modesta começa com 2mil reais...e estou falando
modesta mesmo, capaz apenas de emular o que um PS4 e XB1 conseguem reproduzir. Uma placa de vídeo okay custa 600-700 reais, uma boa já custa mil, uma top de linha passa dos 2 mil. Com 1,6 mil você compra uma GTX 970 que é a melhor custo x benefício neste momento, capaz de produzir nos dias de hoje gráficos que nem o PS4, nem o XB1 vão conseguir fazer daqui a 5 anos, mesmo com todas as melhorias e optimizações do mundo, bruxaria de DX12, conspiração de segundo processador escondido, o escambau....PCs
SEMPRE serão melhores que consoles em termos de gráficos e performance...e ponto! A questão é, todos os gamers preferem pagar 2, 3, 4 mil reais por um computador de jogos ao invés de 1,1~1,4 mil por um XB1/PS4? É claro que não. E daí se tem Ryse no PC? E daí se sair Quatum Break no PC? Alguém vai realmente optar por comprar um PC de 2 mil do que um XB1 de 1,2 mil por causa desse ou daquele game? Extremamente improvável;
2)
PCs são onipresentes nas casas das pessoas, mas PCs próprios para jogos não. Qualquer família hoje em dia possui um desktop, um notebook ou um tablet em casa, mas isso não quer dizer que aquele hardware vai se quer rodar jogos atuais na mesma qualidade de um console. E dependendo do quão antigo é, ele não vai rodar aquele jogo de jeito algum. Então se sair "aquele jogo" da MS que você estava de olho para a plataforma PC, se contenha antes de dar pulinhos de alegria, pois ele pode nem rodar na sua máquina a não ser que você esteja disposto à fazer um upgrade substancial, e novamente volto no ponto 1) pode ser simplesmente mais barato comprar um XB1;
3)
A MS já cansou de dizer que PC não é concorrente direto dela e sim um mercado complementar. Afinal de contas a API mais difundida na plataforma é da MS, que é o Direct X;
4)
PCs não são fáceis de manter e lidar como consoles. No console você tem tudo prontinho, liga ele e faz update automático. Se tiver algum problema eles mesmo corrigem do lado deles, é uma sessão de mamão com açúcar sem fim; Já no PC, dependendo do jogo (...cof cof...ubisoft...cof cof...) é um martírio sem fim. Muitas vezes você mesmo tem que instalar patches, updates, ir atrás de mods para fazer um jogo rodar melhor, tem que lidar com incompatibilidade de hardware, jogos mal otimizados, DRM, RivaTuner etc. É assustadoramente usual não conseguir jogar um game no dia do lançamento dele no PC por falta de bons drivers, bons patches etc. Às vezes demora 1 semana para corrigir isso, às vezes demora 1 mês. As versões de console "geralmente" possuem lançamentos mais lisos e menos turbulentos. Ou seja, não é exatamente um mar de rosas e a maioria dos gamers não está disposta à lidar com essas chatices inerentes de ser um PC gamer.
A única ressalva que faço realmente é a questão do preço dos jogos. Quanto a isso não há o que discutir, Steam é rei e acabou. Live e PSN estão tateando aos pés da Valve. Pessoal solta foguete se compra jogo por 50-60 reais nos consoles, enquanto isso o mesmo game aparece no Steam por 20-30 reais meses antes. Lançamento na Live é 200 conto ou mais, no Steam é 100 (120-130 se for da Ubisoft ou Activision). Mas o lance é, mesmo que a MS lance muitos de seus exclusivos do XB1 no PC...e ela irá...eles dificilmente terão paridade de lançamento. O mais usual é vir uma versão GOTY do jogo, 6-10 meses depois do lançamento, é assim que ela agiu no passado e dificilmente alterará no futuro. Sobre a possibilidade de cross-buy ela ainda não explicou direito como funcionará e nem se isso atingirá a todos os jogos, mas é absolutamente claro que ela não vai vender o mesmo jogo por 200 na Live e 100 no Steam.