DMCV, Watch Dogs Legion, Assassin's Creed Valhala, e agora o gritante DiRT 5.
Quando eu falei que medir a potência pelos Teraflops era errado, fui condenado. Mas bom, ta aí o resultado.
Aliás, curiosamente, parece que a Microsoft também notou isso e mudou o slogan do Series X de "O console mais rápido e poderoso de todos os tempos" para "O Xbox mais rápido e poderoso de todos os tempos", como a Sony fez com o PS4 Pro na época que saiu o One X.
Em tempo, essa era a notícia na época que liberaram as specs do PS5:
"Logo após a apresentação do PS5 com Marck Cerny o jornalista Jason Schreier sai em defesa do PS5:
JASON: Sim, exatamente. O número que todos estão olhando são os teraflops, que é essencialmente a velocidade máxima que uma placa de vídeo pode operar. Eu acredito que significa operações de ponto flutuante por segundo. Então, agora todo mundo está vendo esta folha de especificações e vêem PS5, 10,2 teraflops, e Xbox Series X, 12 teraflops. E é como, oh meu Deus, o Xbox é mais poderoso que o PlayStation. Mas, enquanto isso, as pessoas com quem tenho conversado nos últimos meses e nos últimos dois anos que estão realmente trabalhando no PlayStation têm quase unanimemente dito: Essa coisa é uma besta. Essa coisa é uma das peças de hardware mais legais que já vimos, que já usamos antes. Há tantas coisas aqui que são revolucionárias, tantas ferramentas e recursos nos bastidores, APIs,e todos os tipos de outras coisas que estão além do meu alcance de compreensão. É por isso que sou repórter, não engenheiro.
JASON: Deixe-me ser claro. Então, o que estou ouvindo de pessoas que realmente estão trabalhando nessas coisas é que o Xbox não é significativamente mais poderoso do que o PlayStation, apesar desse número de teraflops, e que os teraflops - pode ser uma medida útil de comparação em alguns aspectos, mas no final das contas, é uma velocidade máxima teórica, e há tantas coisas que podem vir entre onde você está tentando chegar e o que você realmente é capaz de fazer, até o ponto em que a GPU pode ter um número X de flops que pode realmente executar, mas se o desenvolvedor não for capaz de acessar tudo isso por qualquer motivo, então nem mesmo importa, e há tantas outras variáveis aqui que entram nisso.
No final do dia, essa é fundamentalmente a grande questão - quando Assassin's Creed Kingdom, ou o que quer que seja chamado, Assassin's Creed Vikings sairá neste outono, presumivelmente, corona à parte. Presumivelmente, ele será lançado neste outono no Xbox Series X e no PlayStation 5 - em qual ficará melhor, em qual terá melhor resolução e melhor taxa de quadros? Não acho que possamos saber a resposta a essa pergunta apenas na folha de especificações, e é isso que estou defendendo."
Só uma curiosidade sobre o Haptic feedback e Demons Souls, o controle é tão bacana que jogando de rapiera quando você acerta a parede a sensação é realmente de bater algo pontiagudo contra uma pedra, sabe aquele ressoar de um metal estreito? Difícil explicar, mas o som somado com a sensação nas mãos é como de um metal é impressionante. Pra mim este controle vende o console sozinho, curti demais.
Quem diria, que um controle seria o que eu mais teria interesse de testar nessa nova geração Enfim, eu estou muito curioso para saber como é essa experiência. Estou torcendo para chegar logo o PS5 do meu amigo para eu mesmo me convidar de ir lá testar hehehe
Creio que focaram no poder do SX que no papel é superior ao do PS5, mas parece que pelo menos por enquanto, o PS5 tem as melhores ferramentas para os devs, o que resulta em melhores ports. Nada que a MS não tenha competência pra resolver, mas também acho bobagem ficar comparando jogo cross-gen em um e outro e isso é mais pra alimentar console wars.
Creio que focaram no poder do SX que no papel é superior ao do PS5, mas parece que pelo menos por enquanto, o PS5 tem as melhores ferramentas para os devs, o que resulta em melhores ports. Nada que a MS não tenha competência pra resolver, mas também acho bobagem ficar comparando jogo cross-gen em um e outro e isso é mais pra alimentar console wars.
Quando começarem a sair jogos next gen de qualidade, aí sim vai dar para comparar. Mas mesmo assim, acho besteira.
A Sony sabe fazer jogos artisticamente muito lindos, e mesmo que tenha menos resolução, menos fps ou menos matinho, vai estar nas cabeças em termos de qualidade.
E a MS com os novos estúdios tem tudo para acompanhar.
Ou seja: pffff
Existe uma linha ténue entre discussão séria e console wars. Eu acho válido colocarmos as notícias na mesa. É fato que a Microdoft falou claramente em console mais poderoso. É fato que os testes iniciais mostram que não é bem assim. É fato que o Mark Cerny falou que Teraflops não é tudo. É fato que o SSD do PS5 tem uma velocidade maior. É fato que o Xbox tem carregado vários jogos mais rápido. E ai? Quem estava certo? O que está acontecendo? É a arquitetura? É o Devkit? Eu, como cliente de ambos, não tenho porque fazer guerra entre os dois, mas eu quero sim saber quem é o mais forte, quem pisou na bola, quem prometeu e não cumpriu, etc.
Acho válida as discussões, se mantendo dentro de um contexto de seriedade e respeito.
Só uma curiosidade sobre o Haptic feedback e Demons Souls, o controle é tão bacana que jogando de rapiera quando você acerta a parede a sensação é realmente de bater algo pontiagudo contra uma pedra, sabe aquele ressoar de um metal estreito? Difícil explicar, mas o som somado com a sensação nas mãos é como de um metal é impressionante. Pra mim este controle vende o console sozinho, curti demais.
Espero que as produtoras se animem com a novidade é usem as funcionalidades do haptic feedback em jogos fora da plataforma, pois no Miles Morales o uso é bacana da pra sentir a sensação tá teia esticando, Astro Playroom nem se fala, Dark Souls um primor já o Godfall não tem nada demais visto que é um “multi plataforma”, mas não joguei outro multi como AC pra saber se utilizaram bem a funcionalidade.
Mas pelo que eu vi é o suporte básico, sem usar os recursos dos gatilhos adaptáveis e feedback tátil. Seria bacana se a Sony abrisse o suporte para todos os recursos no PC.
Mas pelo que eu vi é o suporte básico, sem usar os recursos dos gatilhos adaptáveis e feedback tátil. Seria bacana se a Sony abrisse o suporte para todos os recursos no PC.
Tecnicamente a Sony não precisa fazer nada. Assim como o DS4 teve todas as funções habilitadas no PC por software de terceiros, o mesmo vai acontecer com o Dualsense. O problema nem é ter a função habilitada, mas sim ter jogos que façam uso disso no PC.
Tecnicamente a Sony não precisa fazer nada. Assim como o DS4 teve todas as funções habilitadas no PC por software de terceiros, o mesmo vai acontecer com o Dualsense. O problema nem é ter a função habilitada, mas sim ter jogos que façam uso disso no PC.
Mas eu digo liberar a API para programação que é usada no PS5. No DirectX a MS disponibiliza o XInput, que permite usar todas as funções do controle do Xbox no PC. O povo pode até ir descobrindo por tentativa e erro e começar a usar, mas bem que a Sony podia disponibilizar a API de programação do controle.
Todas as análises que vi convergem na mesma direção. Baita experiência que é um pouco puxada pra baixo por essas partes que tem que fugir da criatura. Pretendo experimentar no futuro, depois que a poeira do lançamento baixar e vir um preço mais camarada.
Cuidado: tem gente que aproveitando da boa fé da Sony, tá usando seu Ps5 pra ativar os jogos da PlayStation Plus Colection na conta de outros pra eles jogarem no PS4. Está tendo relatos de banimento do console, suspensão da conta...
Cuidado: tem gente que aproveitando da boa fé da Sony, tá usando seu Ps5 pra ativar os jogos da PlayStation Plus Colection na conta de outros pra eles jogarem no PS4. Está tendo relatos de banimento do console, suspensão da conta...
Cuidado: tem gente que aproveitando da boa fé da Sony, tá usando seu Ps5 pra ativar os jogos da PlayStation Plus Colection na conta de outros pra eles jogarem no PS4. Está tendo relatos de banimento do console, suspensão da conta...