Cara se for do jeito que você ta falando, então na prática os jogos para Xbox One X, depois precisam ser desenvolvidos novamente para o Xbox One, mas não é o que acontece, você está usando o mesmo sistema, a mesma API, o mesmo SDK, o que muda é apenas o hardware, então não tem sentido se tudo está lá e você pode criar um jogo que será compatível com todos.Sabe quando você compra uma placa de vídeo/mouse/impressora/etc e ele precisa de drivers para funcionar? Um jogo roda diferente com placas ATI e NVidia, e roda diferente num Mac com as mesmas configurações. Um site roda diferente no Chrome, Safari, Firefox... O mundo do desenvolvimento tem milhões de pequenos detalhes que são inferno na terra para serem resolvidos, e até por isso desenvolver para um videogame é muitas vezes mais fácil: pq todas as ferramentas estao impecavelmente otimizadas para rodar em um único modelo de fabricante/hardware/potência. Problemas que existiam em 2013 e tinham que ser resolvidos com milhares de linhas de código podem estar completamente resolvidos com um simples "on/off" dentro de um SDK em 2020, mas esse SDK só funciona para uma placa de vídeo X, com ram Y e CPU z, se quiser rodar em outro modelo, vai ter que escrever aquelas milhares de linhas novamente. É esse o drama, e é isso que a Microsoft ou qualquer outra empresa do mundo está longe de resolver. Conceitualmente, o que falei da margem para um representante da Microsoft chegar a a público e soltar essas declarações, mas se a responsabilidade de conduzir isso cair nas mãos das desenvolvedoras, elas vão simplesmente ignorar e focar no mais atual.
A própria retrocompatibilidade é um exemplo disso. Phil Spencer disse que era só "apertar um botão" pra um jogo do 360 rodar no One. Quantas desenvolvedoras fizeram isso? Quantos jogos a própria Microsoft teve que botar seus próprios devs para fazer rodar?
O que ainda não entendi é qual a limitação? se tudo ainda está lá, o software, as ferramentas, mas só muda o hardware?