Até daria pra começar investindo mais nos jogos direto, só que isso tem um porém: criar jogos é um processo criativo e processos criativos não seguem uma lógica, do tipo "se der tempo e dinheiro, certamente vai ser excelente". Mesmo com condições favoráveis, com investimento constante, tempo de sobra, pode ser que as ideias não fiquem redondinhas no produto final, pode ser que os jogadores não gostem do que foi proposto, são muitas variáveis. E, naquele momento em que o Spencer assumiu, ele não tinha muita margem pra um "se", ele tinha que acertar tanto para a comunidade como para os executivos, pra que eles vissem o
Xbox como algo sério e importante pra empresa naquele momento e no futuro.
Por isso que fizeram primeiro um console mais poderoso: a Microsoft já tinha experiência em hardware de consoles, investir em um mais potente certamente faria ele ser o mais potente. Com isso, o papo de "poder" tinha um novo vencedor indiscutível. Depois, melhoraram a oferta de serviços: veio a abertura para o Windows 10, depois o Play Anywhere, mais tarde o
Game Pass que não era uma incógnita, era um fato, um serviço barato oferecendo uma grande biblioteca - e que só tem melhorado com o tempo. A dúvida era como ele iria impactar as vendas de jogos, mas, surpreendendo a todos (até a Microsoft), o
Game Pass acabou influenciando positivamente a venda de jogos que entram no catálogo.
Mas o mais importante, acredito eu, é que esses dois fatores - One X/
Game Pass -, junto de todos os outros esforços paralelos, ajudaram construir uma atmosfera mais positiva em volta da marca. A gente que acompanha há bastante tempo lembra como cada movimento do
Xbox era visto com desconfiança após 2010. Hoje, a gente já vê de maneira mais positiva, eu teria um certo receio da Microsoft pré-2017 adquirindo estúdios adoidada, porque o histórico de relação dela com alguns estúdios não era dos melhores (problemas de expectativa, mudança de planos, fechamentos, etc.); já essa nova visão que temos hoje bota a Microsoft em uma posição privilegiada para captar talentos, porque oferece aos desenvolvedores dinheiro, tempo, liberdade criativa e ainda a certeza de que milhões de pessoas poderão jogar seus jogos pagando pouco por causa do
Game Pass - porque isso também importa para os desenvolvedores: ver a galera jogando os seus jogos.