Eu respeitosamente discordo de alguns pontos do autor do tópico. Pode ser impressão da minha parte mas entendi que é melhor cancelar um jogo "ruim" da MS do que lançá-lo. Mas o ponto é que ninguém sabe, ou saberá um dia, se o jogo cancelado era ruim ou não. Jogos cancelados não são necessariamente ruins, mas sim, tem desenvolvimento tumultuado/problemático, ou estão ficando caros demais, de forma que o dinheiro investido nunca será recuperado. Veja o exemplo real de Last Guardian e Final Fantasy 15. Jogos com mais de 10 anos entre o anúncio e o lançamento de fato. Relatos sistêmicos de atrasos, problemas de desenvolvimento, pessoas sendo despedidas, mudança de direção, líderes de projeto sendo substituídos, custos bem acima de seus orçamentos iniciais, inúmeras notícias de cancelamento ou parada total de produção...e mesmo assim eles foram lançados com boas notas e venderam bem. Sério, quem já é gamer há mais de 15 anos e que acompanha a indústria duvidava que um dia Last Guardian ou FF Versus 13 iriam sair. É claro que Duke Nukem Forever é o lado oposto dessa moeda. Mas isso só prova o ponto, nós nunca saberemos se Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ ou Fable Legends iriam terminar como Last Guardian, ou então como Duke Nukem Forever.
Eu não acho que a Sony tem qualquer tipo de pudor em cancelar jogos que ela julga que não valem a pena. Existem ao menos 10 jogos do PS4 que foram alardeados inicialmente com versões para o PS3, e que posteriormente nunca foram lançados. Como por exemplo, Last Guardian, Gravity Rush, Until Dawn e outros. Fora isso, a empresa coleciona títulos anunciados que nunca viram a luz do dia como Eight Days, Agent, o jogo futurista da Santa Monica, Bioshock Vita, Warrior's Lair, os dois jogos do Liverpool Studio dentre outros. Entre 2014 e 2015 a Sony fechou 5 estúdios e todos eles estavam trabalhando em jogos originais. Rime apareceu como exclusivo do console numa E3, depois disso as coisas azedaram entre a empresa e os devs e a Sony optou por cortar investimento ao projeto. Ele só vai ser lançado ainda porque os devs conseguiram outra fonte de financiamento com a Tequila Works, não fosse isso era outro jogo no saco. É de conhecimento público que ao menos 5 jogos do Vita foram cancelados, incluindo uma versão de Infamous e a continuação de Uncharted Golden Abyss. Tem um site chamado Unseen64 se não me engano que tem uma lista completa de jogos cancelados por Nintendo, Sony, Microsoft e 3rd parties. São mais de 50 páginas listando resumos, imagens e notícias de jogos cancelados, só para ter uma ideia. O que não faltam são jogos cancelados na indústria.
Quanto ao lance das IPs originais MS não terem alcançado metas de vendas e crítica, é tudo relativo, mas tem uma parcela de culpa da empresa. A MS está mudando a prioridade de suas franquias e tudo isso que estamos vendo são as dores do parto desse processo. Fica cada vez mais claro que Sony e Nintendo (talvez até mesmo pela cultura japonesa dessas empresas) focam em IPs exclusivas que priorizam a experiência SP como ponto central (Horizon, Zelda, Uncharted, Mario...). Outro ponto é que nenhuma dessas duas empresas nipônicas está interessada em cumprir calendário. É super comum elas lançarem trailers e gameplays de jogos sem qualquer tipo de data atrelado à eles. Os jogos dessas empresas vão sair quando estiverem prontos! E é isso! Piadinhas de 2014 e 2015 de que PS4 não tem jogo é por causa dessa cultura da empresa, "o jogo vai sair quando estiver pronto, e nenhum momento antes".
Por outro lado, a MS quer focar mais nos IPs exclusivos que priorizam jogos como serviços e de preferência com forte apelo MP (ou pelo menos co-op). Junto à isso, existem claros indícios que (até mesmo por terem poucos estúdios próprios) a MS não pode se dar ao luxo de atrasar jogos que precisam de mais tempo. Caso contrário ficará sem lançamentos exclusivos em datas importantes, como festividades de fim de ano por exemplo. Então ainda que o jogo precise ficar um pouco mais no forno antes de ver a luz do dia, mas a MS precisa cumprir calendário e o jogo está jogável e aceitável na maior parte, ela lança. Caso claro de Recore. De maneira alguma é um jogo ruim, mas fica claro que ele foi lançado com falta de polimento geral, seja nos controles que não são exatamente 100% corretos, os ambientes secões e sem muitos detalhes, gameplay derivativo e repetitivo etc. É conhecido que Fable 4 já tinha história, design e estava em estágios iniciais de produção pela Lionhead. Fable Legends virou o que virou por determinação da MS que optou por desfigurar completamente sua antiga franquia SP para virar jogo MP de 4v1 porque era a febre do momento (Evolve da Turtle Rock, Shadowlands da Bioware). E isso NUNCA da certo. Pegar um jogo e transformá-lo em algo completamente diferente. Pergunta para a EA se ela teve boa resposta ao trazer de volta Syndicate (um jogo de estratégia) como um jogo de tiro de primeira pessoa. Aliás, não é de hoje que Fable é o saco de pancadas da MS. Vai um Fable Journey aí? Alguém? Ninguém? Mesmo acontecimento de Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝. Se você ver o primeiro trailer de gameplay do jogo e o último, parecem ser games completamente diferentes. A ideia original da Platinum era um jogo SP de ação frenética, algo que eles sabem fazer muito bem (Bayonetta, Nier, Metal Gear Rising, Vanquish...), e ao longo dos anos eles tiveram que adequar o projeto ao que a MS tinha em mente - um jogo CO-OP mais focado em MP.
Não é por acaso que na santíssima trindade da MS - TODOS - os jogos são fortemente embasados em experiências MP. É a visão central da companhia. Mesmo em Ryse teve que colar um modo MP para justificar o investimento. Com recepção abaixo do esperado nas suas tentativas exclusivamente SP como Sunset Overdrive e Quantum Break, eu ficarei verdadeiramente surpreso se a MS não abandonar (ou reduzir bastante) exclusivos SP de vez. Veja os exclusivos deste ano: Gigantic é um MOBA, Crackdown 3 é Co-Op/MP, Sea of Thieves é um MMO, e até mesmo State of Decay 2 que no 1° era SP passará a ser uma experiencia MP (só não se sabe se será MP estilo Dark Souls ou estilo The Division). Não há nada de certo ou errado com a estratégia dessas empresas, tudo depende do seu gosto pessoal. Para alguém que prefere mais experiências SP a Nintendo e Sony estão fazendo um trabalho melhor, mas para quem prefere co-op e MP a MS é o caminho óbvio.