Seguindo uma publicação que fiz no meio do ano falando a respeito da Ninja Theory após Hellblade, agora é a vez da Undead Labs que agora também faz parte dos estúdios da Microsoft.
O acordo da Microsoft para adquirir o estúdio independente de games Undead Labs, de Seattle, está previsto para fechar este mês. A Undead Labs permanecerá “quase que completamente” autônomos, diz Matt Booty, diretor da Microsoft Studios.
A Undead Labs é uma equipe de 65 pessoas que está trabalhando em pequenas correções para o jogo que lançaram no começo do ano. É praticamente o que a equipe espera estar trabalhando no agora - e não mudou muita coisa depois das grandes notícias corporativas anunciadas em junho na E3, a Microsoft comprou o estúdio independente de Seattle com o qual se associou por oito. anos. O acordo, por um valor não revelado, deve ser fechado neste mês.
A Undead Labs permanecerá “quase que completamente” autônomos, disse Matt Booty, chefe da Microsoft Studios, na semana passada, dos escritórios da Pead Square da Undead. Comprar a Undead Labs, em parte, significa cortar a burocracia, disse ele. Em vez de ter que negociar um novo contrato ou ajustar um acordo toda vez que as empresas se tornarem parceiras em um projeto, elas poderão apenas conversar com os detalhes e seguir em frente.
Isso também significará que a Undead pode usar parte dos novos recursos que estão sendo desenvolvidos para as tecnologias digitais do Xbox - o serviço de assinatura Game Pass e o serviço de streaming "Mixer" - dois negócios que o Xbox está construindo para ajudá-lo a avançar em um mercado competitivo.
O Xbox anunciou planos para comprar quatro estúdios de jogos, incluindo a Undead, e criou mais um deles durante a E3 em junho. A grande expansão do Microsoft Studios foi projetada para trazer mais jogos originais e exclusivos para o Xbox - uma área onde a Microsoft fez progressos, mas onde a concorrente Sony se destaca com seus inúmeros jogos First Party.
A Microsoft tem servido como editora de jogos da Undead desde que o estúdio do jogo foi formado em 2010.
"Muito pouco vai mudar em termos do dia a dia", disse o CEO do Undead, Jeff Strain, na semana passada. “Eu acho que a Microsoft entende, sabiamente, que o esforço criativo é em grande parte uma função da cultura e da paixão.”
O acordo com a Microsoft dará ao Undead mais recursos para continuar construindo uma franquia, disse Strain, observando que o pequeno estúdio já conseguiu atrair milhões de jogadores leais em seu jogo de zumbis.
Ele se recusou a dizer se um terceiro "State of Decay" está nas cartas, mas parece uma possibilidade. A segunda versão do jogo atraiu 3 milhões de jogadores desde que foi lançado em maio.
Jeff Strain, CEO da Undead Labs em um dia de trabalho no estúdio. O estúdio irá mudar muito pouco após a aquisição pela Microsoft, diz ele.
Strain, um veterano da Blizzard Entertainment e ArenaNet, disse que espera que a equipe de 65 pessoas do Undead cresça ao longo do tempo e permaneça nos escritórios da Pioneer Square.
A estratégia da Microsoft para expandir seus estúdios realmente decolou no ano passado, quando o chefe do Xbox, Phil Spencer, foi promovido para a equipe de liderança sênior da empresa Redmond, disse Booty. No início daquele ano, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, havia dado apoio publicamente ao negócio de jogos da empresa, apesar das perguntas de alguns analistas financeiros sobre o valor da unidade.
"Isso realmente faz uma afirmação de que o jogo é importante e que tínhamos maiores ambições nos jogos", disse Booty sobre o novo papel de Spencer na equipe de liderança sênior. “Não foi apenas 'Ei, você conseguiu, agora você tem um lugar na mesa' Foi: 'Ei, você tem um lugar na mesa, mas como os maiores pilares da Microsoft e esperamos que as coisas cresçam.'”
Booty apontou as lições que a empresa aprendeu com sua aquisição de US $ 2,6 bilhões da fabricante de Minecraft, a Mojang, em 2014, um dos maiores negócios de jogos da Microsoft. Um grande problema para ele: manter intactas as equipes e as culturas da empresa adquirida e permitir que a Microsoft ofereça recursos, e não assuma o controle.
Fonte