Descobri qual é o problema.
O IP da minha rede wifi não consta como sendo no Brasil pela Microsoft - ainda que seja. Desse modo, embora o app Rewards no
Xbox funcionasse, (mas com um problema curioso:
SEMPRE pedir para eu alterar a região do console nas configurações do sistema - eu altero e dá certo, mas quando saio e reabro o app Rewards, preciso fazer o procedimento novamente, ainda que não mude nada nas configurações: eu apenas abro, seleciono Brasil, que já estava selecionado, e fecho), as solicitações do Gamepass não apareciam, nem no
Xbox, nem no meu celular.
Contudo, quando ligo o console e o celular pelos dados móveis, tudo volta a funcionar normalmente, assim como na rede wi-fi da casa dos meus pais. Suspeitei que fosse algo relacionado à problemas de identificação da localidade do meu console por conta do problema que descrevi acima no app do Microsoft Rewards. Em suma: o IP da minha rede wi-fi é tido pela Microsoft como estrangeiro, algumas outras poucas pessoas relataram o mesmo problema em fóruns de dúvida da própria Microsoft, algumas de fora do Brasil, incusive.
Agora, tudo que preciso fazer sempre é consultar e ativar as solicitações do gamepass por meio do app móvel, usando os dados móveis da operadora.
Enfim, fica aí o relato, caso algum sortudo tenha o mesmo problema que eu, hahahaha.