Nas últimas semanas, alguns consumidores entraram em contato com o IGN Brasil para relatar defeitos encontrados em discos de jogos de Xbox 360 e Xbox One, como Rise of the Tomb Raider, Dark Souls III e The Witcher 3. De acordo com os relatos (acompanhados de fotos), os problemas -- que vão de descascamentos a bolhas e manchas nas superfícies das mídias -- começam a se manifestar principalmente nas bordas dos discos.
O IGN Brasil transmitiu os relatos dos consumidores para a RiMO Entertainment, empresa responsável pela prensagem de discos de Xbox One e Xbox 360 no Brasil. Por meio de um representante, a empresa em princípio alegou que os defeitos apresentados nas mídias podem ser "resultado de mal uso por parte dos usuários" e que representam casos “isolados”.
Ao ser informada pela reportagem de que os usuários alegam seguir à risca as instruções básicas de armazenamento e utilização dos discos, a RiMO afirmou ter constatado "um problema recorrente” nas reclamações recebidas: a evidência de “marcas de batidas” nas bordas das mídias. "Essas batidas podem danificar a resina que protege a metalização do disco, expondo o material a agentes que podem causar danos”, a empresa explicou, em um comunicado enviado ao IGN Brasil.
Ainda de acordo com a RiMO, essas colisões podem acontecer no momento de inserir e retirar os discos do leitor óptico do Xbox One ou do Xbox 360. A empresa também levantou a possibilidade de o aquecimento do console ser uma das causas do descolamento da resina e do aparecimento de manchas nos discos.
"Destaco mais uma vez que em 12 milhões de mídias fabricadas nestes seis anos como fábrica homologada pela Microsoft, nosso índice de reclamações é de apenas 0,001%", complementou Ana Karolina Lino Galindo, advogada da RiMO.
Procurada pela reportagem do IGN Brasil, a Microsoft afirmou estar ciente de reclamações de alguns usuários sobre mídias físicas danificadas e divulgou maneiras para consumidores entrarem em contato diretamente com a empresa no caso de defeitos como descascamento, bolhas e manchas em discos de Xbox One e Xbox 360:
"A Microsoft reforça seu compromisso com a qualidade dos discos de jogos Xbox e esclarece que, sempre que são constatados defeitos em mídias distribuídas pela empresa, o cliente recebe por e-mail um código para download do mesmo game sem qualquer custo extra. Nos últimos seis meses, apenas 0,01% dos atendimentos a clientes Xbox tinham como alvo problemas em mídias físicas. Incentivamos que todos os fãs de Xbox nos procurem imediatamente caso identifiquem qualquer tipo de defeito em discos distribuídos pela Microsoft. É com base nesses contatos que poderemos detectar eventuais falhas e oferecer uma experiência cada vez melhor os fãs de Xbox.Formas de contato Xbox:https://support.xbox.com/pt-br
0800 891 9835
@XboxSupport"
Se as reais causas dos defeitos nos discos permanece incerta, pelo menos o consumidor possui uma maneira oficial de encaminhar suas reclamações e, com sorte, resolver o problema da melhor maneira possível.
Matéria Completa: IGN Brasil