entrevista do CEO da sony
Vamos de Google tradutor mesmo, se alguém quiser o original fica aqui o link.
https://www.irwebmeeting.com/sony/fast/20190521/k7a24dmc/strategy2019_02_en/index.html
Em relação à sua colaboração com a Microsoft, qual é o tamanho provável do dinheiro e o tamanho do negócio? Por exemplo, no negócio de jogos, quanto seria responsável pelo tamanho do bolo? Ao concluir esse MoU, provavelmente os números ainda não estão tecnicamente disponíveis, mas em termos de tamanho de negócio, qual é a sua antecipação ou previsão do provável tamanho da operação?
A: Obrigado pela pergunta. Em nossa colaboração com a Microsoft, e o tamanho provável que temos em mente, neste momento, para termos uma discussão mais ampla e profunda, assinamos um MoU. A longo prazo, a tendência de serviços de nuvem e streaming irá amadurecer, mas é muito difícil determinar o cronograma. Temos trabalhado com serviços de streaming nos últimos 5 anos e existem vários aspectos difíceis. A latência da rede para um. Alguns exemplos que eu poderia citar, por exemplo, os meios típicos de minimizar a latência é a colocação de servidores na borda mais perto dos usuários - mas mover os servidores para mais perto de um grupo de usuários pode significar aumentar a latência para outro grupo de usuários. E também, haverá um processo de codificação no final, e como podemos minimizar o tempo de compressão é outro desafio. E também, Para torná-lo um negócio viável, qual seria o modelo de negócio? Nosso serviço agora é um modelo de assinatura, mas dependendo do jogo ... um jogo poderia ser jogado por 50 horas ou 100 horas, e para alguém jogando um jogo como esse, qual é a vantagem de um serviço de assinatura por mês? -você pode tocar o tipo de modelo? Portanto, em termos de tecnologia e serviços, há vários aspectos que gostaríamos de analisar com a Microsoft no futuro, especialmente em termos de soluções de streaming.
P:
Você falou sobre a parceria com a Microsoft, na indústria de jogos, que é um negócio muito importante para você. Quando você olha para o futuro da
indústria de jogos, a importância do negócio dos consoles, qual é a sua perspectiva sobre a importância disso?
R: Enquanto falamos, fornecemos, como eu disse, que o negócio e a experiência imersiva é algo em que gostaríamos de continuar a dar importância. Se você olhar para a indústria do jogo como um todo, o mercado de consoles não é um grande mercado, e sim um nicho de mercado, se você quiser. Mas para os jogadores principais, experiências imersivas são algo que gostaríamos de valorizar. A este respeito, por enquanto, o console como algo que traz funcionalidade de computação para os usuários é muito importante, mas por outro lado, a tecnologia vai progredir, e como eu disse hoje, o Remote Play e PlayStation Now, o serviços de streaming serão trabalhados em paralelo, é o que estamos fazendo neste momento.
Q:
Mais cedo você falou sobre imersão e sem costura. Nos últimos anos, a Sony coletou dados, métricas de engajamento do usuário (ARPU) - mas qual é a tendência, é tendência de alta ou em impasse? Nos próximos 3 anos, quando olharmos para o console da próxima geração, o ambiente de nuvem, se levarmos em consideração, quais são os impulsionadores do crescimento? É ARPU? Ou MAU? Ou ambos? Se você pudesse compartilhar conosco as situações recentes e suas perspectivas para os próximos 3 a 5 anos, compartilhe conosco suas perspectivas sobre o potencial de crescimento do negócio de jogos.
R: Obrigado pela sua pergunta sobre o negócio de jogos. Você mencionou o envolvimento do usuário, isso é o mais importante. Existem várias maneiras de medir isso. Na Sony, MAU é algo em que nos concentramos como importante. Os pontos de contato dos usuários e a profundidade de tais contatos são importantes - quanto tempo esse usuário está usando, quanto dinheiro ele está gastando. Profundidade e largura do ponto de contato com o usuário é tão importante. Nos últimos anos, tem aumentado rapidamente. A base de ativos que temos agora é algo que nos é caro. No console da próxima geração, isso permanece inalterado. Nesse sentido, a comunidade de interesse existe até agora, mas gostaríamos de refinar e melhorar a comunidade de interesse, e vamos tomar medidas para melhorar isso. As discussões estão acontecendo dentro do gerenciamento do SIE agora.
Q:
Ainda no outro dia você teve uma parceria anunciada com a Microsoft. Quando se trata de colaboração, sua postura como uma empresa inteira, você está ficando mais ativo em termos de colaboração, isso está correto? E, no que diz respeito à tecnologia, conteúdo, expansão do usuário de várias maneiras, acho que você está trabalhando em colaboração, mas em que área você vai se concentrar em relação à expansão dos negócios existentes e à criação de novos negócios?
R: Bem, [não apenas no que diz respeito] à Microsoft, mas para a empresa, eu discuti com o Sr. Katsumoto sentado ao meu lado, gostaríamos de expandir a gama de tecnologia. É certamente nisso que estamos trabalhando, para entretenimento e serviços financeiros. E também gostaríamos de nos concentrar em nossos pontos fortes, e isso é algo que estamos fazendo também. E assim, em torno de nossos pontos fortes, gostaríamos de reunir nossos parceiros. Nós aludimos à IA, e é nisso que você pode pensar em relação a isso. Agora, com relação à parceria com a Microsoft, como já foi anunciado, especialmente para serviços de streaming, vamos colaborar uns com os outros. Então, <inaudível>, é claro que continuaremos a competir, mas quando se trata de soluções de streaming, neste campo a colaboração acontecerá, que também exigirá tecnologia,