Esse é um ponto crucial que eu já queria ter comentado há algum tempo. A comunidade de
Xbox, diferente da Playstation ou Nintendo, há uns 6 ou 7 anos tem
baseado toda sua "justificativa de escolha" por "pagar menos". E isso não é saudável.
E digo isso porque videogame, e tudo que ele exige de forma complementar (TV, jogos, internet fixa etc), naturalmente é caro, supérfluo, de luxo, especialmente para os brasileiros. O cara que decide comprar um videogame, ele tem dinheiro sobrando, ponto. Infelizmente criaram uma fantasia de que um videogame barato é o mesmo que comida ou remédio barato. Ou que alguém realmente pobre "passou a comprar um videogame por causa do
Series S". Isso não existe, o sucesso da Nintendo e Playstation está aí para comprovar, um dos únicos mercados em que o produto substituto mais barato vende 2x a 3x menos do que o mais caro.
E aí você cria todo um ambiente de que todo o resto é secundário, porque, afinal de contas, você não paga R$350 como na concorrência. Redfall, Halo Infinite, um ano e meio sem games etc, porque aqui você paga barato. Só que, como você pode imaginar, isso vem a um custo: a qualquer momento eles sobem o preço do serviço, do console, removem a Eneba, e acabou. Aí o cara fica sem chão, como a comunidade de
Xbox ficou na última semana. Talvez um jogador de Playstation ou Nintendo não tolerasse ficar 1 ano sem um game de grande orçamento, ou ter uma franquia símbolo do seu console ridicularizada no lançamento, ou tolerar seus games no PC (como muitos não toleraram), mas toleram aumento de preço, upgrade pago, lançamentos a $70, remasters desnecessários. São pontos diferentes, e por isso que uma subida de preço machuca muito mais a
Xbox do que o resto.
Eu acho que o ideal é ter um equilíbrio. A
Xbox é o local mais barato, tem os "serviços" que te fazem economizar? Legal, um benefício a mais. Vai para a listinha como todo o resto, que são os jogos, o sistema, exclusividade, otimização e por aí vai, coisas pelas quais o pessoal
tira o dinheiro do bolso pelo supérfluo.
Então se Microsoft acha que subir magicamente
hoje o preço, sem se atentar no resto, já vai fazer ela ter resultados positivos, o efeito pode ser o oposto ela não entendeu onde está posicionada no mercado no momento.