Falando da imparcialidade da decisão: quais argumentos deles (ou qual argumento) vc considera sólidos (com embasamento) e que realmente justificam o bloqueio mesmo com as medidas oferecidas pela MS?
Pergunto SUA opinião e não do analista A ou B.
A mesma que o CMA e o EC tem em relação ao mercado de jogos em nuvem, de que contar com o catálogo da Activision pode dar muito poder de decisão para a Microsoft em um mercado que ainda está em uma fase muito incial de desenvolvimento, onde as suas regras não estão estabelecidas, de difícil entrada. A Microsoft tem o dinheiro necessário, a infraestrutura em nuvem e um catálogo imenso de IPs, nenhuma outra empresa que queira competir hoje está no mesmo patamar nas três categorias. Amazon e Google têm grana e uma boa rede de servidores no mundo inteiro, mas não IPs/expertise criando jogos. A Sony até tem IPs e experiência criando jogos, mas não tem a mesma grana nem a infraestrutura (tanto que fechou um acordo pra usar os serviços da Microsoft há alguns anos).
Como exemplo, falamos já sobre a questão da distribuição de royalties dos jogos. Em plataformas tradicionais, 30% ficam com a Microsoft (
Xbox), Sony (PlayStation), etc. Como isso funcionaria em um mercado onde os serviços atuam de formas diferentes, em que não existe um padrão ainda? Call of Duty no GeForce Now teria que ser comprado no Steam, quando o cara comprasse algum conteúdo dentro do jogo jogando pelo serviço da Nvidia, esses 30% iriam pra quem? O serviço receberia alguma coisa? Porque, se daqui a três anos, se estabelecer naturalmente que o justo é o serviço ficar com 10%, a Microsoft aparentemente tem acordos embaixo do braço garantindo que ela não precisaria pagar nada pra ninguém nesse sentido por 10 anos - o que traria uma vantagem imensa pra ela e o serviço dela.
Na parte das preocupações, existe um consenso de que é preciso levar em consideração que essa compra vai impactar o mercado de forma negativa. Mas discordo da solução proposta pelo CMA de bloquear tudo, o caminho do EC me parece mais adequado, tanto por trazer benefícios agora como também permitir que os outros serviços tenham conteúdos importantes pra se fortalecer no longo prazo, atraindo mais consumidores ao oferecer não somente os jogos da Activision mas da
Xbox Game Studios e Bethesda, como já está acontecendo agora.