Sobre essas empresas que publicaram alguma coisa, uma delas (não identificada) levantou uma informação importante e que já tinha dado um certo reboliço coisa de 1-2 anos atrás do lado do PlayStation:
- Segundo eles, o foco principal é lançar jogos para diversas plataformas. Nos últimos anos, porém, identificaram uma tendência interessante, se movendo em direções opostas por conta da forma como cada plataforma atua;
- No PlayStation, as vendas estão estagnadas principalmente porque, apesar de deterem a maior fatia de mercado, esses jogadores são direcionados para grandes jogos ou para desenvolvedoras/publishers menores que se dispõem a pagar para promover seus jogos na PlayStation Store. Isso significa que o PlayStation não é uma plataforma nivelada para todas as publishers e desenvolvedoras, se você colocar um jogo pequeno na loja, ele dificilmente irá aparecer de forma orgânica;
- Com isso, para um jogo menor se sair bem, e preciso contar com o público já conhecer tal jogo e procurá-lo na loja;
- Por outro lado, no Xbox acontece o contrário, com diversas formas dos jogadores passarem por jogos menores, especialmente em seções especiais da Microsoft Store ou até no Game Pass;
- Como resultado, apesar do Xbox ter uma base menor de jogadores e consoles que o PlayStation, os jogos dessa publisher vendem tão bem quanto já que mais pessoas acabam descobrindo esses jogos na plataforma. A receita, inclusive, é até maior no Xbox do que no PlayStation;
- A conclusão é que quando há um buzz envolvendo o Xbox, a marca aparece mais, as vendas aumentam e os resultados melhoram. Por isso, essa publisher enxerga a aquisição como positiva, já que irá atrair ainda mais pessoas para a plataforma onde mais jogadores conseguem encontrar seus jogos.
Link do documento >
https://assets.publishing.service.g..._E_s_response_to_the_provisional_findings.pdf
Há alguns anos, um desenvolvedor (não lembro quem nem onde) foi questionado sobre o motivo do seu jogo não entrar em promoção no PlayStation, e ele respondeu dizendo que a equipe da Sony simplesmente não respondia os contatos dele para colocar o jogo em promoção. Ainda segundo esse cara, a Sony dava preferência a jogos maiores e desenvolvedores menores deveriam pagar por campanhas específicas para terem seus jogos promovidos.
Tudo isso soma para um belo argumento de defesa para a Microsoft: mais buzz em cima da marca gera mais conhecimento, que resulta em vendas, que resulta em mais jogadores conhecendo novos jogos.