Opa.
Ainda não comecei o Yakuza 0, mas tenho muito carinho pela franquia.
Joguei e virei o game de estreia, há 15 anos atrás, no PS2.
Na época, toda a mídia especializada o classificou como "o sucessor espiritual de Shenmue", e foi um baita chamariz. Quem viveu o lançamento do "Titanic" de Yu Suzuki sabe que a grandeza do game era muito além do seu tempo: foi, como muitos jogos do Dreamcast, um "gênio incompreendido".
Yakuza, que compartilhava muitas das ideias e mecânicas daquele colossal fracasso cult, era mais contido em sua proposta, com uma igualmente grande cidade pra explorar, mas era mais linear e objetivo, focando mais na ação do que na exploração. Tornou-se um igual sucesso de crítica, mas as cifras recompensadoras, que fizeram tanta falta à visão de Yu Suzuki, foram o diferencial que ajudaram a consolidar o título. O resto é história.
Pesquisando um pouco sobre as diferenças e semelhanças entre esses icônicos títulos da Sega, encontrei o artigo abaixo. É bem detalhado, e ajuda a definir cada game, e sua relação quase incontestável. Gostei demais.
No mais, descubram Yakuza. E Shenmue também.
SEGA has produced two of the finest adventure series of all time – but it's only right, now, that we recognise Yakuza has surpassed the iconic Shenmue.
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