Isso é uma consequência dos jogos com interação online. Se fossem jogos exclusivamente single player, não precisaria ser assim.
Mas se você enxerga um jogador que tem conteúdos da expansão (armaduras, armas), o seu console precisa renderizar e entender que itens são esses.
No início, os desenvolvedores não sabiam muito bem o que fazer. Em PGR (3, talvez) os outros jogadores que tivessem um carro que você não tinha apareciam como um carro preto específico que era um place holder.
Já faz bastante tempo que se adota essa forma de todos terem o mesmo jogo base (arquivos), mas desbloqueia o uso de conteúdo para quem compra. Não fazer isso vira um inferna astral de bugs para os desenvolvedores. Então nem é questão de ser mercenário, é utilizar metodologias que deem mais controle do código e tornem mais rápido e economicamente viável entregar as atualizações e conteúdos adicionais aos jogadores, pois múltiplas versões com variadas combinações de conteúdos gerariam um processo ainda mais longo de controle de qualidade, e mesmo assim, ainda mais sujeito a falhas. Se acham que hoje em dia os jogos tem bugs demais, saibam que podia ser pior.