Agora, falando sobre o criticismo geral em cima da Microsoft por parte dos membros, vamos por partes:
- Streaming: por mais conveniente que possa ser, o streaming não possui a mesma precisão e qualidade de um console. Se isso for motivo para não se precisar mais de um
Xbox, a Sony também não dará motivos para se comprar um Playstation, pois está nos planos dela para a próxima geração o streaming, dado principalmente a parceria dela com a Microsoft com essa intenção.
- PC: o PC jamais terá a mesma conveniência e simplicidade que um console fornece.
- Estúdios e seus jogos: acho bem precoce afirmar que os estúdios adquiridos não irão produzir grandes jogos. Quer dizer que Forza, Gears e Halo não possuem altos valores de produção? O estúdio The Initiative está sendo montado com grandes nomes para produzir indies? Francamente, declarar isso não me parece correto.
- Exclusivos: afirmar que a Sony vende consoles apenas por exclusivos é BEM errado. Basta verificar pelo número de vendas, que os multiplataformas que vendem mais no Playstation. Grande parte dos exclusivos têm conseguido vendas consideráveis muito por conta de serem incluídos em Bundles com o console.
Finalizando: fico bem apreensivo de como vocês estão tão pessimistas com o futuro do
Xbox. Entendam que essas caixas chamadas consoles não são monólitos eternos, que não podem mudar. Cada empresa sempre terá seu diferencial, e os consoles não podem ficar parados no tempo. Enfim, esta é minha opinião, porque realmente fiquei um pouco incomodado com o que foi dito.
Aqui eu discordo de quase todos os pontos:
1. O futuro é o streaming. Ninguém duvida disso. A pergunta que se faz não é SE o streaming virará algo dominante, mas QUANDO ele virará. Iniciativas como Playstation now, xCloud e Stadia estão indicando o rumo dos videogames, não são meras experiências. A pergunta é se JÁ chegou a hora deles. Penso que o fato de que mesmo em países desenvolvidos ainda existem limitações no alcance da internet, e mais ainda na confiabilidade e estabilidade da transmissão ainda dificultam bastante que ele se torne uma forma predominante, então penso que AINDA EXISTE espaço para a aceleração local. Talvez CONJUGADA com o streaming. Mas que chegará um momento que o streaming será dominante me parece óbvio.
2. Não acho que seja necessariamente conveniência e simplicidade. Pode ser para algumas pessoas. Mas na maior parte dos casos é uma questão cultural e pragmática. O PC atende outras necessidades, como trabalho e outras formas de lazer, não raramente é utilizado para esse fim, o que impede que as outras pessoas o usem para games em familia, por exemplo. fora o fato de que as demais funcionalidades do PC exigem um monitor, e tem pessoas que preferem a experiência em "big screen". Fora a questão do custo. Eu entendo que o PC não concorre tão seriamente com os consoles, como os consoles concorrem entre si nos grandes números, mas estavamos trabalhando com a "elite". O pessoal que JOGA no PC, como plataforma hardcore, e TAMBÉM jogo nos consoles - o que é uma minoria de jogadores - mas para ESSES jogadores, o novo
xbox não parece trazer grandes atrativos.
3. Não acho que tenhamos dito que a Sony vende consoles apenas por exclusivos. Pelo contrário. Inclusive tive uma discussão em outra ocasiõa para explicar que existem várias razões para explicar o motivo do Playstation vender mais. Mas a existência de jogos exclusivos é uma delas (não a única), e se olharmos a quantidade impressionante de títulos vendidos dos jogos da Sony, e a incontestável qualidade de boa parte deles, é evidente que ele são system seller, eimportantes no desempenho da Sony. Aí é natural que alguem que comprou o PS4 em razão de exclusivos também o use para jogar multiplataforma.
4. Não dissemos que Halo, Forza ou Gears não possuem alto valor de produção. Dissemos que é só isso que a Microsoft tem de alto valor de produção, e TODOS eles estão disponíveis agora no PC também. E a microsoft já deixou claro que não se importaria muito de deixa-los disponíveis para outros consoles também, se fossem capazes de rodar e a empresa concorrente aceitasse o lançamento. O Matt Booty falou isso com todas as letras. O que havia era uma expectativa que agora que a Microsoft possui cerca de QUINZE estúdios, que ela se voltasse mais para a produção de jogos exclusivos, e claramente isso não ocorreu, nem ocorrerá ao que tudo indica. Pelo contrário, a maior parte desses estúdios claramente ficará empenhada na produção de jogos de nível médio ou até baixo de produção para garantir lançamentos contínuos para o GamePass - que é uma aposta MAIOR da Microsoft para a proxima geração do que o próprio
Xbox - de forma a prevenir o "efeito netflix" (as outras publishes tirarem seus jogos para montar seus próprios gamepass, deixando a MS a ver navios).
Resumindo: Não acho que estejamos pessimistas com a MICROSOFT. Estamos pessimistas com o
XBOX. São coisas diferentes.
XBOX é UM produto da mIcrosoft, e, em se tratando de games, já nem sequer é mais o principal foco da empresa. A microsoft está apostando as fichas no xCloud e no Gamepass. Ela quer que o gamepass se torne a razão para você comprar um
Xbox. E é uma ótima razão. E pode ser que ela esteja certa. pode ser que mais até do que jogos exclusivos AAA, o que as pessoas queiram seja quantidade de jogos a um preço acessível. Pode ser que elas estejam realmente interessada nesse serviço em detrimento de hardware mais poderoso ou jogos multimilionários. Então pode ser que a MICROSOFT esteja certa na aposta dela, e pode ser que inclusive ela dê um nó na Sony e na Nintendo com isso. Mas se a Microsoft "vencer" a próxima geração, isso não se deverá ao
Xbox, mas sim ao modelo de negócios apresentado com a dobradinha gamepass + xcloud.
Pensamos que talvez seja muito cedo ainda para isso, e achamos que os jogadores ainda preferirão, em um primeiro momento, um perfil mais tradicional para seu futuro console - e apostamos que essa postura mais conservadora virá precisamente da Sony, que vai chegar e vai dizer que as pessoas tem que comprar o console dela porque será mais poderoso, voltado para jogos, e com muitos exclusivos AAA. Veremos daí qual o modelo de negócios será vencedor.