É um momento bem difícil para a Bonnie Ross, chefe da 343i.
Ela tinha prometido pra equipe que não tiraria o sangue deles em crunch para o Halo 5, depois de ter feito isso com Halo 4.
Não conseguiu cumprir. Teve bastante crunch e desgaste para entregar Halo 5. Mas ela disse "gente, podem confiar em mim, agora é sério. A gente vai redefinir as ferramentas pra que fique melhor de trabalhar, e vamos estabelecer uma rotina de trabalho sustentável pra saúde de vocês".
Eu acho que ela está cumprindo agora. Possivelmente. Só que eu meio que imaginava o custo dessa promessa; o aspecto do game. Eu imaginava antes dos trailers, depois fiquei achando que de repente a nova engine realmente tinha facilitado muito as coisas. Agora voltei pro palpite anterior. E a pandemia não ajudou em nada, certamente.
Eu imagino que ouvindo os jogadores de Halo, eles obtiveram como principal feedback que o fundamental para essa franquia era o feeling do jogo no controle, e provavelmente dedicaram muito mais tempo e energia no desenvolvimento do gameplay do que no aprimoramento gráfico. Halo 5 teve um upgrade bonito para o One X. Vamos ver o que eles vão conseguir fazer no
Series X mais pra frente. Uma coisa que eu acho que eles deviam parar de falar é que o jogo foi pensado para o
Series X desde o início; não acho que seja correta essa frase. Pode ser verdade que o
Series X sempre fez parte das considerações, que eles contavam que atingiriam maior taxa de quadros e gráficos melhores, até aí tudo bem, mas do jeito que falam parece que o objetivo do jogo sempre foi explorar ao máximo o novo console, e o próprio cronograma de lançamento me diz que isso não faz muito sentido. Dev kits
plenamente funcionais para a nova geração não devem ter mais de 1 ano e meio na mão dos devs. E estou forçando a barra com esse "plenamente", porque só pelas atualizações de junho/2020 que foram vazadas na internet, dá a entender que muitos recursos recém foram habilitados.