Terminei a campanha ontem. No geral achei o jogo muito bom!
Acho que o jogo faz bastante coisas diferentes de XCOM ao ponto de ter sua própria identidade.
Gosto demais da forma como o overwatch funciona aqui, direcionado e podendo ser acionado mais de uma vez.
Mas a maior diferença acredito que seja a ausência de uma camada estratégica ao jogo, similar ao gerenciamento da base em XCOM. A princípio, eu achei que essa ausência era apenas uma decisão para economizar no desenvolvimento, mas agora eu percebo que é parte uma filosofia no design do jogo para incentivar o combate mais agressivo. Praticamente tudo no jogo parece ter isso em mente.
O combate em Gears Tactics tende a ser mais agressivo que em XCOM, pelo menos na minha experiência. E acho que a maneira como o próprio jogo trata algumas habilidades é justamente para incentivar essa agressividade, o que é muito Gears of War. Por exemplo, a cada execução que você faz com um personagem, os demais membros do seu time recebem um AP extra, isso é um tremendo incentivo às execuções. Outro exemplos é o ataque com a baioneta da classe Vanguard que permite você cobrir uma boa distancia e executar um inimigo, gastando um único AP ou o fato de quando um personagem toma dano e acaba com sua barra de energia, ele não morre de imediato, ele fica ali esperando ser revivido, enfim quase tudo no jogo me parece ter essa filosofia de manter o couro comendo. E é nessa mesma vertente que a ausência de gerenciamento de base entra. Com um combate mais agressivo, é comum seus soldados se ferirem, tomarem dado e etc, porém sem gerenciamento de base você não tem que se preocupar com isso quando a missão acaba, pois tá todo mundo recuperado. Então você pode ir pra cima mesmo nas missões sem medo de ficar sem um soldado durante várias missões subsequentes caso ele se machuque, quer dizer, a não ser que ele morra hehehe. Teve um único momento que eu tive soldados com status injured mas foram os resgatados de uma missão de resgate.
O lado negativo é que, uma das coisas mais legais de XCOM pra mim é como você vai desenvolvendo um certo afeiçoamento por alguns de seus soldados, depois de passarem por vários apuros, porém em Gears Tactics, eu acabei perdendo isso conforme fui progredindo no jogo. E eu acho que é porque o jogo constantemente te dá soldados novos com níveis maiores do que os que você têm no seu roster, então quase sempre compensava mais eu pegar o scout novo escolher as habilidades que eu queria com ele do que usar aquele estava vindo comigo até aqui, chegando até a deletar alguns. Ainda mais porque para zerar habilidades de um soldado precisa de um token de reset que, embora não seja raro, não é abundante também. No ato final eu estava jogando com qualquer personagem que tivesse porque meio que tanto faz. O que, de certa forma, também é um incentivo a jogar mais agressivamente uma vez que você não se importe tanto com a vida dos soldados.
Outro ponto que vale ressaltar ali são as caixas de itens que achasse/ganhasse nas missões. Aquilo ali é um sistema de microtransações disfarçadamente escondido como sistema de loot. Horizon Zero Dawn também fez algo assim, mas acho que aqui é pior porque tem até aquelas animações de caixa abrindo típico de microtransações de loot box. Não vou criticar o jogo por algo que parece te sido uma ideia ruim abandonada, mas eu notei. Tá lá, tu não me engana MS!
O maior defeito do jogo é a repetitividade das side-missions. Existem 5: resgate, bombardeio, controle, sabotagem e infiltração, mas as duas últimas são essencialmente iguais, só mudando a animação no final, então na prática são quatro. E como o jogo te força a jogar algumas antes de cada missão de história que geralmente são legais, você acaba ficando meio de saco cheio. O ápice disso é o ato 3 em que você tem que fazer três side-missions pra liberar uma missão de história que é... EXATAMENTE igual uma side-mission. Isso acontece duas vezes. É muito chato, mas como a essa altura você está muito perto do fim, dá pra aturar.
Gostei da história e dos personagens. Não acho que acrescentou nada realmente impactante na trama da série como um todo, mas eu acho o universo de Gears of War interessante e curto essas histórias mais contidas e coesas.
Enfim, bom jogo. Recomendo.