[quote1337677292=caddelin]
Para mim está claro que é um jogo que não guarda qualquer relação com os jogos anteriores, seja no seu estilo, conteúdo ou proposta, e está sendo utilizado o nome da franquia apenas para estimular as vendas.
[/quote1337677292]
Acho que nem o maior cara de pau do marketing da MS teria coragem de dizer que existe outro motivo além desse.
[quote1337677292=caddelin]
Pode ser um tremendo tiro no pé. Pode acabar associando a franquia a um jogo que não vive à altura do padrão de excelência que os títulos próprios da série estabeleceram, e prejudicar então o original. E, se viver à altura, não terá nada de novo a dizer nessa geração, então é inócuo.
[/quote1337677292]
Confesso que não acredito muito nessa associação. Se por um lado está se usando a palavra "Forza" no título, é porque a princípio já existe uma marca consolidada no gênero de corridas, com muitos fans.
O fato é que Forza Motorsport se propõe a ser um jogo sério (98,7%). Esse outro título, aparentemente, não. Aparentemente, pois quem sabe na E3 mudamos um pouco de opinião, já que por enquanto estamos tentando encaixar o jogo em algo que já exista no mercado.
Penso que os gamers já tem a sensação que a MS é sem-vergonha, aproveitadora, oportunista, enfim, igual às outras grandes empresas de games. Se o jogo for ruim, vão dizer que mancharam o nome do Forza pra tentar empurrar um bagulho. Aliás, já dizem sem o jogo ter saído, imagina se sair ruim.
Se o jogo for, digamos de boas notas no metacritic (pois "bom" em jogos de corridas varia muito mesmo com gosto), vai ter falatório dos fans do Forza dizendo que estão tirando recursos do Forza 5, que a franquia principal será enfraquecida, e que se o próximo Forza não tiver chuva e corridas noturnas, a culpa foi do Horizon.
Mas gamer, especialmente os que buscam se informar sobre notícias de jogos, frequentar fóruns, etc., reclamam de qualquer forma. Sempre haverá uma grande quantidade reclamando, com ou sem razã
gamer "A" reclama do novo recurso, pois estragou o jogo. O gamer "B" vai reclamar se não tiver um novo recurso, então que fizessem um DLC ao invés de lançar um jogo novo. Por isso que as empresas costumam prestar mais atenção em vendas do que em fóruns ou facebook, o ruído nas reclamações é muito grande. E se as vendas forem baixas, daí sim eles vão tentar filtrar as reclamações pra entender o que aconteceu.
Isso no geral, pois tem produtoras que mesmo vendendo bem se incomodam com reclamações repetidas e buscam dar alguma satisfação ao seu cliente.