Eurogamer - "O Xbox Game Pass é bom demais pra ser verdade?"

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Saquei. É que ficou subtendido - pelo menos na minha horrível interpretação - que seria apenas um adptador para o GamePass.
Foi uma suposição. Como a Microsoft já vendeu (ou ainda vende, não sei) adaptadores USB para parear com os controles, sendo que Bluetooth é uma tecnologia amplamente difundida, não acho difícil que ela elabore algo do tipo para o xCloud via HDMI. Vamos ver.
 
  • Curtir
Reações: CaioNF e accoroni

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,729
76,223
Rio Grande do Sul
Eu vejo da seguinte forma: o jogo VAI funcionar no celular. O problema é a interface.
Jogar Gears PoP, ou Candy Crush na tela do celular é fácil. Mas essa interface touch dos controles de console, tem que ver até onde isso vai emplacar.
Eu diria que isso é CRUCIAL. Se as pessoas não conseguirem uma experiência recompensadora nesses jogos grandes usando o próprio celular, esqueçam esse boom na base de usuários.
Não que eu não acredite, acho que dá, sim. Mas ainda não é uma certeza, infelizmente. Já pra quem está habituado com os jogos, tem controles e tal, a maravilha está garantida nos próximos anos.
Minha principal curiosidade em relação a esse início do xCloud é saber se quem está aderindo ao serviço é o público mobile mesmo ou se é a galera que já joga nos consoles (seja Xbox ou não) e vai usar o streaming como uma maneira complementar na sua jogatina.

Mesmo existindo jogos maiores no mobile, mesmo Fortnite, PUBG ou Call of Duty, vai ser interessante ver como o pessoal se adapta jogando algo mais denso como um Arkham Knight ou Skyrim, com todas as suas complexidades de gameplay e cheios de textos.
 

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,323
5,512
Goiás
Minha principal curiosidade em relação a esse início do xCloud é saber se quem está aderindo ao serviço é o público mobile mesmo ou se é a galera que já joga nos consoles (seja Xbox ou não) e vai usar o streaming como uma maneira complementar na sua jogatina.
Inicialmente deve ser apenas o galera da segunda opção. Se a Microsoft quer angariar esse público de smartphone, os ditos casuais, só com XCloud e jogos de Xbox não vai rolar. Prevejo uma espécie de Apple Arcade num futuro não muito distante também fazendo parte do pacote GamePass.
 

MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
1,887
2,599
Irlandinha
Eu acho que existe um problema nessa análise: jogador mobile "padrão" é completamente diferente de jogador de console. Uma grande prova disso é que até mesmo o Apple Arcade está passando por dificuldades, o número de assinantes explodiu nos primeiros meses, mas depois disso só vem caindo. Não estou dizendo que o xCloud não será um sucesso seguindo a mesma linha, mas acho que a análise não é tão simples assim.
Concordo... Eu mesmo fui um dos que fugi do Apple Arcade... Vc nao acha lá meia dúzia de jogos bons...
A qualidade dos jogos eu acredito que seja o grande trunfo do GP...
Além disso estamos falando de um universo de 3 Bilhões de pessoas que jogam (em todas plataformas), pensar em 100-150 milhões de assinantes para o GP com a estrutura do 5G + PC+Xbox não é algo tão absurdo!!!
Entre pensar em acontecer tem milhares de possibilidades, mas eu sinceramente acredito!!!
Me cobre isso daqui 5 anos, a única certeza que tenho (e essa tb não é absoluta) é que estarei aqui no PXB daqui há 5 anos!!
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
4,137
Vila Velha - ES
Outra coisa interessante é notar a guerra dos serviços de filmes/séries.
Claro é um mercado bem diferente de games, mas temos a Netflix investindo quase 20bi por ano, Warner botando todo seu catálogo de filmes no Max e Disney batendo 94mi rapidamente.

Vejo a Microsoft observando muito os erros e acertos da Netflix.
O game pass tem a vantagem de ser o primeiro em destaque, algo semelhante a Netflix e spotify.
Geralmente quem sai na frente constrói uma base maior e mais forte, o problema é que a concorrência vai surgir, dependendo do peso dessa concorrência, pode ser uma grande dor de cabeça.

A Netflix por exemplo tem muito conteúdo, mas seus filmes não vão chegar perto do hype dos filmes do HBO Max pra 2021, Disney vem com duas das séries mais assistidas da atualidade e ainda tem mais duas da Marvel saindo em breve.

A Microsoft vendo isso, sabe que precisa produzir muito conteúdo, produção com qualidade e principalmente IP forte.
A compra da Bethesda foi apontada como um motivo pra "desistência" do Google. Ali o Google viu que a briga é pesada.

Agora é o momento de gastar bastante pra construir e consolidar lá na frente.
 

joão paulo campos

Guerreiro
Setembro 30, 2014
541
503
agora tá uma maravilha ,nem me preocupo muito com o risco de diminuir a qualidades dos AAA pra virarem enlatados de serviço

meu medo e acho que este se tornará realidade é que serviços como GP representarão o começo do fim dos hardware físicos. tenho serias duvidas que MS e sony lançaram sucessores pra estes consoles,e se lançarem tenho quase certeza de que serão os últimos ,

fibra ótica tá estourando em tudo quanto é lugar ,mesmo aqui no BR ,aqui na minha região a OI tá cabeando fibra até o quintos dos infernos ,minha fibra de 200mb de Down e 60 mb de Up com servidores locais já suportaria tranquilamente um streaming de jogo
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

caiocmsouza

Guerreiro
Janeiro 30, 2018
1,092
1,232
Jundiai - SP
Eu também acho que a MS tem que pensar em um combo de usbstick + controle para os próximos anos.

Logo logo não vai mais rolar promoções do gamepass hein, eu consigo ver o serviço chegando a 50 milhões de assinantes em menos de 4 anos. Tá na hora de ver promoções de códigos de GP e estocar.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,880
18,444
Juiz de fora
Isso já vem acontecendo como tendência, de 2010 pra cá.
Mas creio que ae a questão é outra , parece ser mais a dificuldade de criar jogo 3A de qualidade , custo baixo e que venda o esperado.
Muitas empresas gigantes tiveram ou ainda tem essa dificuldade , de cabeça lembro da Capcom , Konami , SNK , Santa Mônica , Platinum , etc. A Capcom , Platinum e Santa Mônica meio que se recuperaram de alguns anos pra cá.
Um jogo que não traz o retorno esperado causa um dano muito grande , a vantagem do XGP é dar essa liberdade de criação.
 
  • Curtir
Reações: jairopicanco

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,297
19,135
Manaus
Mas creio que ae a questão é outra , parece ser mais a dificuldade de criar jogo 3A de qualidade , custo baixo e que venda o esperado.
Muitas empresas gigantes tiveram ou ainda tem essa dificuldade , de cabeça lembro da Capcom , Konami , SNK , Santa Mônica , Platinum , etc. A Capcom , Platinum e Santa Mônica meio que se recuperaram de alguns anos pra cá.
Um jogo que não traz o retorno esperado causa um dano muito grande , a vantagem do XGP é dar essa liberdade de criação.
Pois, os jogos AAA single player ficaram maiores, mais demorados pra fazer, mais caros, com cada vez menos produtoras dispostas a investir, além da maior espectativa de retorno financeiro... Tudo isso torna as coisas mais difíceis nesse seguimento.
 
  • Curtir
Reações: Lightwarrior8

camilosagara

Novato
Abril 19, 2008
138
166
A matéria da Eurogamer foca muito no custo de produção dos games, o quanto é preciso vender para produzir grandes jogos, etc. Porém não envolve a segunda ponta que é tão importante quanto: o quanto um usuário costuma gastar por ano com games.

Os clientes tendem a não mudar o quanto costumam gastar por ano com games. Mas podem mudar a forma como gastam com esses jogos.

Se a maioria das pessoas está acostumada a gastar (no Brasil por exemplo) por volta de 400 reais por ano com jogos (1 ou 2 grandes jogos no lançamento mais uns 2 ou 3 jogos de catálogo/promoção), e aqui estou chutando valores (era isso que a matéria deveria investigar/trazer). E com o Game Pass passar a gastar 540 reais (45/mes x 12), então o Game Pass está fazendo com que mais de 120 reais por ano vá para a industria de games. A grande questão é como é distribuído, ou seja, a forma para cada produtora receber parte desse dinheiro será o ponto chave.

Se minha conta for positiva como fiz acima, todos ganham (para o cliente, no lugar de comprar 5 jogos por ano, paga-se uma assinatura e tem direito a centenas de jogos), pra industria, estaria entrando mais dinheiro nesse bolo, do que entraria em separado.

O problema mesmo é se o Game Pass fizer com que as pessoas passem a "economizar" e gastar menos do que gastariam. Aí a industria sim poderia como um todo ter menos dinheiro entrando em caixa. Mas é bem improvável que seja esse o caso.
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)