Olá!

Somos a melhor comunidade brasileira de Xbox! Cadastre-se e faça parte desta família.

Cadastrar

Estamos presenciando uma mudança na indústria?

CaptainXbox

Guerreiro
Desde
Março 13, 2017
Mensagens
1,874
Medalhas
5
Localização
São Paulo
A indústria sempre está em constante mudanças, porém, a que estamos presenciando pode ser a mais importante dos últimos tempos. E queira você ou não, ou as companhias se adaptam a elas, ou elas vão ficar pra trás.

Uma das principais, se não a principal mudança foi o streaming, que foi o que eu gosto de dizer o "Marco Zero" que a indústria se reinventou para se adaptar aos gostos de seus consumidores, e isso vem pra ficar.

O streaming já faz mais receita que o CD

Se você pegar todas as companhias gigantes do mercado você pode perceber que todas elas aderiram o streaming em prol dos seus produtos. Eu acredito que, o ápice de tudo foi o Netflix, que como todos viram foi o último prego no caixão das locadoras. É válido lembrar também que o Spotify foi pioneiro nisso com as músicas, que foi algo que também caiu no agrado do público.

bzbQuRr.png

Deu certo com os filmes e vimos que a Disney também irá usar isso a seu favor com o "Disney streaming service", e agora que ela tem os direitos dos filmes da Fox, eles podem fazer vários seriados e também filmes de baixos orçamentos (algo como a Netflix faz) e dar mais ênfase ao seu serviço. A Apple pode também aderir essa idéia, reforçando mais ainda o que estou dizendo.

As pessoas estão cada vez mais consumindo o streaming e ficam ansiosas pela renovação das temporadas, e com isso, o valor cresce cada vez mais.

4d38Ro9.png

Tudo bem, deu certo nos filmes, nas músicas.. e nos jogos? Bem, deu também.

O Xbox Game Pass é o grande exemplo disso, a intenção da Microsoft em adquirir os estúdios foi possivelmente pra ampliar os exclusivos no catálogo do Game Pass, pra assim, gerar mais assinaturas, algo como a própria Netflix vem fazendo como citado antes.

Essa ideia é um pouco parecida com o que a Disney fez quando adquiriu a Fox, se vocês pararem pra pensar, mais IPs próprias - mais lucro.

Iu98Uk0.jpg

As TVs a cabo estão começando a entrar em declínio também, muito por conta dos serviços de streaming. A mídia física nos jogos também está ficando pra trás, os discos então das músicas nem fala.

Como fica as mídias físicas nesse cenário?

Talvez, com a chegada do Xbox Scarlet, a gente pode ter os primeiros passos pra uma geração inteiramente com jogos digitais, abandonando a antiga tradição. Porque se você for parar para analisar, a função das mídias físicas hoje só servem pra ocupar menos espaço no HD, ainda que seja no CD, todos os jogos exigem instalação, algo com que torna elas fúteis num cenário no qual a mídia digital já faz essa função. Cabe a você escolher então se os jogos vão ocupar espaço no seu HD ou na sua prateleira.

EvuRQEn.jpg

Precisamos levar em conta outra coisa também: A nuvem.

Inclusive um tempo atrás algumas pessoas comentaram que alguns jogos como Cuphead e PlayerUnknown's Battlegrounds nas suas versões físicas vinha um código digital dentro, e não o CD. Imagine se essa moda pega?

Eu vejo muitas pessoas dizendo "Xbox só tem serviço e não tem jogo", eu realmente não consigo entender isso, porque todos os serviços de Xbox que a Microsoft oferece no console, é de jogos ¯\_(ツ)_/¯. "Ah, mas esse jogo que eles estão se referindo são os exclusivos". Que seja isso, a Microsoft comprou 5 estúdios pra fazer o que?

Você pode perceber que em todas as entrevistas que fazem com o Phil Spencer, ele diz que o foco é os serviços, e afinal, ele está errado? Essa mudança é boa para ambos os lados, você poder jogar lançamentos por um preço anual ou mensal sem ter que pagar um preço cheio de R$200. Ainda que você queira aquele jogo pra você no futuro, eles dão desconto pra quem assina o Game Pass e o seu save continua da onde você parou, olha que maravilha!

E você acha que o streaming é só para grandes indústrias como a Microsoft, Disney, Amazon? Você está errado, porque isso também está entre nós jogadores, você mesmo pode ganhar com isso, é só ver o próprio Mixer, Twitch e o YouTube. Tem canais que vivem disso, as pessoas acompanham elas e dão dinheiro pra ver o crescimento daquilo que estão gostando.

yzZvGV0.jpg

Muitos canais hoje fazem séries de jogos, ao vivo ou gravado, antigamente eu tinha mais paciência pra assistir, hoje em dia nem tanto, mas mesmo assim é algo que o povo gosta de acompanhar. Você pode até criticar alguns Youtubers por fazer série de alguns jogos e desmotivar quem assistiu, de comprar depois, pois já viu o que aconteceu no jogo, mas e aquelas pessoas que não tem condição de jogar aquilo e quer ver/conhecer o jogo de alguma forma?

Esse modelo de serviço agrada todos os tipos de pessoas, seja aquele rapaz ou moça mais casual, aquele ou aquela que é mais família, seja quem for, é um modelo que abraçou a indústria e que vai crescer cada vez mais, se reinventando e se adaptando aos produtos e marcas.
 
Ao mesmo tempo que acho o Streaming bom, acho que pode ser péssimo pra nós.

O Spotify é o que acho mais tranquilo (por enquanto), porque as músicas são lançadas direto lá e os concorrentes são outras empresas com o mesmo foco, tendo umas 3 de peso no mercado, basta optar por uma e curtir as músicas, com pouca variação entre os catálogos.

Já o Netflix que eu achava muito bom, não sei se será tão bom daqui uns 2 anos. Parece que cada grande produtora terá seu serviço de streaming, a partir daí o Netflix perderá seu atrativo que é reunir tudo em um catálogo só, em um serviço só, tendo filmes e séries de várias produtoras por preço acessível. Imagina ter que pagar 6 serviços de streaming para assistir os filmes e séries que gostamos.

Meu medo maior é que o GamePass torne o serviço padrão nos games. Já que é muito melhor (na minha visão) manter uma boa base de assinatura mensal, trazendo faturamento garantido, ao invés de apostar em jogos caros que nem sempre trazem o retorno esperado. Imagina se EA, Ubisoft Rockstar, CD Project Red e outras resolvem adotar o padrão e manter seu jogos apenas em serviços próprios!!! Manter assinatura de música, filmes/séries e jogos vai ficar pesado!!!
 
Acho que o tópico ficou um pouco sem direcionamento. Começou falando sobre streaming, depois entrou em serviços. A mudança na indústria ao qual vc se refere é o serviço de aluguel ou de streaming de jogos? Não estou criticando os conceitos, apenas a abordagem, pois ambas provavelmente terão respostas diferentes, além do fato de que nem todo serviço oferece streaming, como é o caso do Game Pass ou EA Access. Mas vamos lá.

Sobre streaming, eu acho um caminho muito interessante, mas vai de encontro a um dos pilares do Xbox One hoje, que é o poder do hardware (Xbox One X, no caso). Hoje eu não consigo ver uma possibilidade de streaming para a massa com qualidade igual ou superior ao Xbox One X por questão de disponibilidade de largura de banda, acho que essa possibilidade ainda está bem distante, e ficará ainda mais após o lançamento do Xbox Scarlet. Entretanto, imagino que seja uma excelente alternativa para os consumidores dos consoles de entrada. Até mesmo o Switch já provou que isso é possível, mas ainda vai levar tempo até que esse conceito seja uma força na indústria. De qualquer forma, se alguma empresa possui know-how para fazer o streaming de jogos dar certo, essa empresa é a Microsoft. Não acho que essa revolução será consolidada tão cedo, mas estou acompanhando de perto.

Agora, sobre serviços, eu acho que eles são a verdadeira revolução dessa geração. Observando o cenário atual, não vejo como alguém pode achar ruim. As mídias físicas ainda estão aí, os serviços são apenas um complemento opcional aos benefícios já oferecidos pelo console. Como contraponto, atualmente a grande maioria dos jogos oferecidos através destes serviços possuem alguma monetização extra e isto pode acabar afastando alguns consumidores. Eu, particularmente, iria preferir pagar mais caro por um serviço que tivesse as versões mais completas dos jogos. Imagino que esse ponto já tenha sido levantado por alguém na Microsoft, até mesmo pq a EA já trabalha com diferentes tiers no Origin Access. Acho que isso vai acabar ocorrendo naturalmente no futuro conforme os serviços forem se popularizando, mas fica aí como uma ressalva aos modelos ofertados atualmente.
 
Eu tinha muitos problemas quando tentava fazer streaming do meu Xbox para o PC. No caso era inviável. Minha internet não é ótima, mas não tem tantos problemas igual vejo as grandes operadoras, velocidade sempre constante dos 10MB adquiridos, etc.

O que eu quero dizer com isso é: minha internet é meia boca, e imagino que a maioria dos brasileiros esteja em situação parecida (ou pior). Para mim streaming de jogos no Brasil é algo muito, muito distante. Não sei como é lá fora, mas o PS NOW existe há anos e ninguém fala dele.

E sinceramente não acho que podemos dizer que streaming (de jogos, para de jogar de fato) seja tendência, acho que é apenas um ramo onde alguns estão apostando.
 
A questão do serviço é que a M$ oferece muito nessa parte, mas deixou cair a qualidade dos exclusivos. Pode ser que uma coisa não esteja vinculada com a outra, mas as duas coisas aconteceram ao mesmo tempo. Só que com o gamepass, ela terá que melhorar. Parece que entendeu, já que adquiriu vários estúdios. Sem exclusivos de qualidade, não venderá serviços. FH4 deve ser uma prova disso. Eu e muita gente assinou o serviço por causa dele. Então, queremos mais jogos desse naipe pra manter a assinatura.
 
A indústria de jogos é bastante orgânica, mudando conforme a tecnologia.
Eu vejo que a indústria está tomando o caminho de privilegiar o acesso massivo ao conteúdo, mesmo que em detrimento da posse.
Sai daquele eixo de enxergar o jogo como um produto palpável, e entra o conceito do jogo ser parte de um serviço de entretenimento. Isso tem impacto direto na maneira como se lida com esse conteúdo.

Por exemplo, no modelo clássico, a pessoa compra um jogo de sua preferência, e esse jogo por si só tem que justificar todo um investimento, o que pode inibir apostar num jogo menos badalado. Mas ao constar num pacote de serviço, esse valor é mitigado junto a outros jogos, estimulando a experimentação. Eu constatei isso na prática nesse tempo de uso do Gamepass, onde conheci jogos surpreendentemente bons que dificilmente compraria. Custo benefício excepcional, mesmo sabendo dos gastos de longo prazo.

Sobre o Streaming, pra mim é mais um passo para dar maior amplitude de acesso aos jogos.
À medida que indústria de games vai crescendo, vai aumentando os custos, então precisam oferecer soluções a fim de alcançar mais pessoas, ganhar novos clientes. A roda da indústria precisa continuar girando.
 
Muitos canais hoje fazem séries de jogos, ao vivo ou gravado, antigamente eu tinha mais paciência pra assistir, hoje em dia nem tanto, mas mesmo assim é algo que o povo gosta de acompanhar. Você pode até criticar alguns Youtubers por fazer série de alguns jogos e desmotivar quem assistiu, de comprar depois, pois já viu o que aconteceu no jogo, mas e aquelas pessoas que não tem condição de jogar aquilo e quer ver/conhecer o jogo de alguma forma?
Isso foi muito importante para mim.Em 2016 quando o Watch Dogs 2 foi lançado eu ainda não tinha o Xbox One e por isso assisti a série do BrksEdu zerando o game.Agora em 2018 comprei e zerei o jogo.
 
Eu acho os serviços,principalmente o Gamepass,muito bons para novos jogadores.Eu por exemplo tinha um preconceito absurdo com Gears of War e Halo desde o Xbox 360.Com o Gamepass,decidi sair da zona de conforto e joguei as duas sagas e curti muito,até comprei todos os Gears,apesar de já ter zerado todos pelo Gamepass.Além disso,é extremamente importante para acolher novos jogadores:em um mês de Gamepass zerei a quantidade de jogos que teria zerado em vários meses com o PS4,tanto que o Gamepass foi um dos diferenciais que me fez escolher o Xbox One em detrimento do PS4.
 
Meu medo maior é que o GamePass torne o serviço padrão nos games. Já que é muito melhor (na minha visão) manter uma boa base de assinatura mensal, trazendo faturamento garantido, ao invés de apostar em jogos caros que nem sempre trazem o retorno esperado. Imagina se EA, Ubisoft Rockstar, CD Project Red e outras resolvem adotar o padrão e manter seu jogos apenas em serviços próprios!!! Manter assinatura de música, filmes/séries e jogos vai ficar pesado!!!

estão dizendo isso desde quando a EA anunciou o EA ACESS e até agora a única que entrou nesse "lance" foi a MS e trazendo um catálogo bem variado de produtoras. Se contarmos a Sony com o péssimo PSNow serão 3 (falando dos consoles).

Veja bem, meu ponto é que ter esse ressentimento sobre algo que talvez, quem sabe pode acontecer é incompreensível nesse cenário. Se vier acontecer e cada grande publisher possuir seu próprio serviço é o consumidor que dita as regras. A EA sempre disse que o ACESS vai muito bem, mas se compararmos ele ao gamepass qual está melhor? Aparentemente o Gamepass, pois os exclusivos saem no lançamento (isso mostra que não tem motivo pra "segurar" jogo como a EA faz com o ACESS) e o catálogo cresce bem mais rápido que o ACESS. Então o mercado (nós consumidores) está dizendo que preferimos um serviço misto ao exclusivo. talvez, considerando esse mesmo motivo, o PSNow tbm não esteja tão bem assim.

Fora que nem toda publisher possui portfólio pra sustentar um serviço desses.
 
Gamepass não é streaming. Vc baixa o jogo e joga sem depender da estabilidade da conexão. Se fosse por streaming, igual é o PS Now, não faria nem metade do sucesso que faz porque a maior parte das pessoas não tem internet estável, rápida, ou sequer tem velocidade e estabilidade na conexão.
 
Eu não acho que seja um problema ter vários tipos de serviços.
Você não precisa assinar todos os serviços ao mesmo tempo, você não vai conseguir assistir/jogar todas as opções de todos os serviços naquele mês mesmo.
O bacana é que você não precisa ficar preso, um mês você assina de uma empresa, outro mês você assina de outra, e cada empresa tendo seu serviço e focando em suas IPs/Direitos, você não vai ter que se preocupar se vai ou não sair aquele jogo/filme mês que vem, por que teoricamente se é deles, não tem problema de vencer licença.
Na parte de jogos, mesmo que você queira jogar apenas um daquela empresa, só o valor mensal, já é muito abaixo se você fosse comprar o jogo.
 
Back
Topo Bottom