A indústria sempre está em constante mudanças, porém, a que estamos presenciando pode ser a mais importante dos últimos tempos. E queira você ou não, ou as companhias se adaptam a elas, ou elas vão ficar pra trás.
Uma das principais, se não a principal mudança foi o streaming, que foi o que eu gosto de dizer o "Marco Zero" que a indústria se reinventou para se adaptar aos gostos de seus consumidores, e isso vem pra ficar.
Se você pegar todas as companhias gigantes do mercado você pode perceber que todas elas aderiram o streaming em prol dos seus produtos. Eu acredito que, o ápice de tudo foi o Netflix, que como todos viram foi o último prego no caixão das locadoras. É válido lembrar também que o Spotify foi pioneiro nisso com as músicas, que foi algo que também caiu no agrado do público.
Deu certo com os filmes e vimos que a Disney também irá usar isso a seu favor com o "Disney streaming service", e agora que ela tem os direitos dos filmes da Fox, eles podem fazer vários seriados e também filmes de baixos orçamentos (algo como a Netflix faz) e dar mais ênfase ao seu serviço. A Apple pode também aderir essa idéia, reforçando mais ainda o que estou dizendo.
As pessoas estão cada vez mais consumindo o streaming e ficam ansiosas pela renovação das temporadas, e com isso, o valor cresce cada vez mais.
Tudo bem, deu certo nos filmes, nas músicas.. e nos jogos? Bem, deu também.
O Xbox Game Pass é o grande exemplo disso, a intenção da Microsoft em adquirir os estúdios foi possivelmente pra ampliar os exclusivos no catálogo do Game Pass, pra assim, gerar mais assinaturas, algo como a própria Netflix vem fazendo como citado antes.
Essa ideia é um pouco parecida com o que a Disney fez quando adquiriu a Fox, se vocês pararem pra pensar, mais IPs próprias - mais lucro.
As TVs a cabo estão começando a entrar em declínio também, muito por conta dos serviços de streaming. A mídia física nos jogos também está ficando pra trás, os discos então das músicas nem fala.
Talvez, com a chegada do Xbox Scarlet, a gente pode ter os primeiros passos pra uma geração inteiramente com jogos digitais, abandonando a antiga tradição. Porque se você for parar para analisar, a função das mídias físicas hoje só servem pra ocupar menos espaço no HD, ainda que seja no CD, todos os jogos exigem instalação, algo com que torna elas fúteis num cenário no qual a mídia digital já faz essa função. Cabe a você escolher então se os jogos vão ocupar espaço no seu HD ou na sua prateleira.
Precisamos levar em conta outra coisa também: A nuvem.
Inclusive um tempo atrás algumas pessoas comentaram que alguns jogos como Cuphead e PlayerUnknown's Battlegrounds nas suas versões físicas vinha um código digital dentro, e não o CD. Imagine se essa moda pega?
Eu vejo muitas pessoas dizendo "Xbox só tem serviço e não tem jogo", eu realmente não consigo entender isso, porque todos os serviços de Xbox que a Microsoft oferece no console, é de jogos ¯\_(ツ)_/¯. "Ah, mas esse jogo que eles estão se referindo são os exclusivos". Que seja isso, a Microsoft comprou 5 estúdios pra fazer o que?
Você pode perceber que em todas as entrevistas que fazem com o Phil Spencer, ele diz que o foco é os serviços, e afinal, ele está errado? Essa mudança é boa para ambos os lados, você poder jogar lançamentos por um preço anual ou mensal sem ter que pagar um preço cheio de R$200. Ainda que você queira aquele jogo pra você no futuro, eles dão desconto pra quem assina o Game Pass e o seu save continua da onde você parou, olha que maravilha!
E você acha que o streaming é só para grandes indústrias como a Microsoft, Disney, Amazon? Você está errado, porque isso também está entre nós jogadores, você mesmo pode ganhar com isso, é só ver o próprio Mixer, Twitch e o YouTube. Tem canais que vivem disso, as pessoas acompanham elas e dão dinheiro pra ver o crescimento daquilo que estão gostando.
Muitos canais hoje fazem séries de jogos, ao vivo ou gravado, antigamente eu tinha mais paciência pra assistir, hoje em dia nem tanto, mas mesmo assim é algo que o povo gosta de acompanhar. Você pode até criticar alguns Youtubers por fazer série de alguns jogos e desmotivar quem assistiu, de comprar depois, pois já viu o que aconteceu no jogo, mas e aquelas pessoas que não tem condição de jogar aquilo e quer ver/conhecer o jogo de alguma forma?
Esse modelo de serviço agrada todos os tipos de pessoas, seja aquele rapaz ou moça mais casual, aquele ou aquela que é mais família, seja quem for, é um modelo que abraçou a indústria e que vai crescer cada vez mais, se reinventando e se adaptando aos produtos e marcas.
Uma das principais, se não a principal mudança foi o streaming, que foi o que eu gosto de dizer o "Marco Zero" que a indústria se reinventou para se adaptar aos gostos de seus consumidores, e isso vem pra ficar.
O streaming já faz mais receita que o CD
Se você pegar todas as companhias gigantes do mercado você pode perceber que todas elas aderiram o streaming em prol dos seus produtos. Eu acredito que, o ápice de tudo foi o Netflix, que como todos viram foi o último prego no caixão das locadoras. É válido lembrar também que o Spotify foi pioneiro nisso com as músicas, que foi algo que também caiu no agrado do público.
Deu certo com os filmes e vimos que a Disney também irá usar isso a seu favor com o "Disney streaming service", e agora que ela tem os direitos dos filmes da Fox, eles podem fazer vários seriados e também filmes de baixos orçamentos (algo como a Netflix faz) e dar mais ênfase ao seu serviço. A Apple pode também aderir essa idéia, reforçando mais ainda o que estou dizendo.
As pessoas estão cada vez mais consumindo o streaming e ficam ansiosas pela renovação das temporadas, e com isso, o valor cresce cada vez mais.
Tudo bem, deu certo nos filmes, nas músicas.. e nos jogos? Bem, deu também.
O Xbox Game Pass é o grande exemplo disso, a intenção da Microsoft em adquirir os estúdios foi possivelmente pra ampliar os exclusivos no catálogo do Game Pass, pra assim, gerar mais assinaturas, algo como a própria Netflix vem fazendo como citado antes.
Essa ideia é um pouco parecida com o que a Disney fez quando adquiriu a Fox, se vocês pararem pra pensar, mais IPs próprias - mais lucro.
As TVs a cabo estão começando a entrar em declínio também, muito por conta dos serviços de streaming. A mídia física nos jogos também está ficando pra trás, os discos então das músicas nem fala.
Como fica as mídias físicas nesse cenário?
Talvez, com a chegada do Xbox Scarlet, a gente pode ter os primeiros passos pra uma geração inteiramente com jogos digitais, abandonando a antiga tradição. Porque se você for parar para analisar, a função das mídias físicas hoje só servem pra ocupar menos espaço no HD, ainda que seja no CD, todos os jogos exigem instalação, algo com que torna elas fúteis num cenário no qual a mídia digital já faz essa função. Cabe a você escolher então se os jogos vão ocupar espaço no seu HD ou na sua prateleira.
Precisamos levar em conta outra coisa também: A nuvem.
Inclusive um tempo atrás algumas pessoas comentaram que alguns jogos como Cuphead e PlayerUnknown's Battlegrounds nas suas versões físicas vinha um código digital dentro, e não o CD. Imagine se essa moda pega?
Eu vejo muitas pessoas dizendo "Xbox só tem serviço e não tem jogo", eu realmente não consigo entender isso, porque todos os serviços de Xbox que a Microsoft oferece no console, é de jogos ¯\_(ツ)_/¯. "Ah, mas esse jogo que eles estão se referindo são os exclusivos". Que seja isso, a Microsoft comprou 5 estúdios pra fazer o que?
Você pode perceber que em todas as entrevistas que fazem com o Phil Spencer, ele diz que o foco é os serviços, e afinal, ele está errado? Essa mudança é boa para ambos os lados, você poder jogar lançamentos por um preço anual ou mensal sem ter que pagar um preço cheio de R$200. Ainda que você queira aquele jogo pra você no futuro, eles dão desconto pra quem assina o Game Pass e o seu save continua da onde você parou, olha que maravilha!
E você acha que o streaming é só para grandes indústrias como a Microsoft, Disney, Amazon? Você está errado, porque isso também está entre nós jogadores, você mesmo pode ganhar com isso, é só ver o próprio Mixer, Twitch e o YouTube. Tem canais que vivem disso, as pessoas acompanham elas e dão dinheiro pra ver o crescimento daquilo que estão gostando.
Muitos canais hoje fazem séries de jogos, ao vivo ou gravado, antigamente eu tinha mais paciência pra assistir, hoje em dia nem tanto, mas mesmo assim é algo que o povo gosta de acompanhar. Você pode até criticar alguns Youtubers por fazer série de alguns jogos e desmotivar quem assistiu, de comprar depois, pois já viu o que aconteceu no jogo, mas e aquelas pessoas que não tem condição de jogar aquilo e quer ver/conhecer o jogo de alguma forma?
Esse modelo de serviço agrada todos os tipos de pessoas, seja aquele rapaz ou moça mais casual, aquele ou aquela que é mais família, seja quem for, é um modelo que abraçou a indústria e que vai crescer cada vez mais, se reinventando e se adaptando aos produtos e marcas.