Nós leigos em desenvolvimento de jogos normalmente associamos as engines somente à parte gráfica do jogo. Uma engine é muito mais do que isso, ela é responsável por juntar todo o código do jogo e fazer tudo funcionar.
Mesmo quando as desenvolvedoras usam engines de mercado (UE, Unity, etc) ou proprietárias (ex. Frostbite), elas são inteiramente modificadas para atender às necessidades específicas do jogo.
Já ouvi uma entrevista com o Fernando Secco, que trabalha na Bioware e participou do desenvolvimento do Dragon Age: Inquisition e que agora está no novo Mass Effect. Ele estava justamente explicando como eles tiveram que adaptar toda a engine Frostbite para o Dragon Age, pois ela havia sido criada pela DICE focada no Battlefield.
E o mesmo ocorreria com qualquer outra engine de mercado. Nenhum jogo de grande orçamento fica restrito às ferramentas básicas.
Também estou ansioso para ver o que a equipe do FIFA fez com a Frostbite nesta nova versão. Se houve esta decisão com certeza eles devem ter novos recursos que demandariam muito mais trabalho na engine antiga do que adaptar a nova. E apesar de ser um jogo de lançamento anual, eles tem pessoas na equipe focada nos próximos anos, e que já devem ter iniciado esta transição deste o ano passado...
No mais também aguardo ansiosamente o que está por vir!!!
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