Discussão sobre relação CPU/GPU

DonDiegoBRA

Chewie, we're home!
Janeiro 23, 2007
1,032
882
Olá pessoal.
O tópico não é específico para games, mas acredito que seja um assunto comum. Vou colar exatamente a mesma postagem que fiz em um grupo da Autodesk no facebook. Como não tive muito sucesso no feedback, espero que vocês ninjas do PC possam me ajudar a elucidar a questão. :)

Segue a postagem:

Sou engenheiro civil e utilizo a trinca Revit Structure, Robot e Navisworks. Utilizo pouco o recurso de render, mas como sou um eterno curioso, gostaria de propor uma discussão técnica com relação a renderização.

Possuo um notebook Asus S46CB (i7, 8GB e Geforce 740m) e resolvi testar os seus limites quanto ao render.

O caso é o seguinte:
Conforme vcs podem observar na imagem abaixo, estou renderizando com a engine mentalray no Revit 2016 na configuração "melhor/600 dpi." Ao lado estou monitoramento a utilização do processador, memória e GPU.

11698905_10203406071511530_7265137903610756648_o.jpg


Acontece que o processador está trabalhando sempre próximo a 100% (60º celsius) e a memória RAM em torno de 60%. O que eu não esperava é que a placa de vídeo está sendo muito pouco exigida, utilizando menos da metade da sua capacidade conforme pode ser observado nos gráficos da imagem.

Minha conclusão é que para máquinas convencionais, o "gargalo" sempre será o processador e a GPU influencia mais na qualidade da renderização do que no desempenho propriamente dito.

Estou enganado? Gostaria do feedback de vocês. Obrigado!
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Olá pessoal.
O tópico não é específico para games, mas acredito que seja um assunto comum. Vou colar exatamente a mesma postagem que fiz em um grupo da Autodesk no facebook. Como não tive muito sucesso no feedback, espero que vocês ninjas do PC possam me ajudar a elucidar a questão. :)

Segue a postagem:

Sou engenheiro civil e utilizo a trinca Revit Structure, Robot e Navisworks. Utilizo pouco o recurso de render, mas como sou um eterno curioso, gostaria de propor uma discussão técnica com relação a renderização.

Possuo um notebook Asus S46CB (i7, 8GB e Geforce 740m) e resolvi testar os seus limites quanto ao render.

O caso é o seguinte:
Conforme vcs podem observar na imagem abaixo, estou renderizando com a engine mentalray no Revit 2016 na configuração "melhor/600 dpi." Ao lado estou monitoramento a utilização do processador, memória e GPU.

Acontece que o processador está trabalhando sempre próximo a 100% (60º celsius) e a memória RAM em torno de 60%. O que eu não esperava é que a placa de vídeo está sendo muito pouco exigida, utilizando menos da metade da sua capacidade conforme pode ser observado nos gráficos da imagem.

Minha conclusão é que para máquinas convencionais, o "gargalo" sempre será o processador e a GPU influencia mais na qualidade da renderização do que no desempenho propriamente dito.

Estou enganado? Gostaria do feedback de vocês. Obrigado!
Está enganado.

O computador vai utilizar o recurso que ele for ordenado a utilizar, e algumas atividades tem partes especializadas com um rendimento muito melhor que outras. Se você fizer um software de renderização, e mandar ele utilizar só recursos de CPU, ele vai ignorar a GPU instalada no sistema, e você vai ter um desempenho bem abaixo do esperado. Ou você pode otimizar o seu software para utilizar melhor outros recursos, por exemplo usando a memória da GPU para o grosso da renderização, liberando atividade na sua memória do sistema.

E claro que também podem existir limitações do hardware, seja físicas ou comerciais. Muitos programas de CAD e renderização tem um desempenho abaixo do esperado em placas gráficas comerciais, sem motivo técnico para isso. O motivo comercial é incentivar as linhas profissionais de placas gráficas, como as Nvidia Quadro. Por outro lado, como a sua 740m já é bem defasada, dependendo da versão do seu i7 ele pode sim ser mais capaz em algumas atividades computacionais necessárias na renderização.

E tem uma diferença na forma que uma CPU e uma GPU tratam informações, esse vídeo da Nvidia é promocional e exagerado, mas tá certo no conceito:
 

DonDiegoBRA

Chewie, we're home!
Janeiro 23, 2007
1,032
882
Obrigado @bburgarelli, sua postagem me ajudou a entender o conceito geral do negócio.

Continuei minha pesquisa (links abaixo) e vi que os motores gráficos para renderização utilizados pela Autodesk utilizam exclusivamente a CPU, a GPU trabalha apenas na navegação pelas viewports. Somente o 3DS Max oferece a opção de incluir a GPU no processo, mas mesmo assim o serviço pesado é executado pela CPU. Portanto ao menos para renderização no Revit, o gargalo sempre será a CPU.

http://blog.mentalray.com/2014/07/07/mental-rays-gpu-accelerated-gi-engine-prototype/
http://www.aecbytes.com/tipsandtricks/2015/issue72-revit.html
http://www.revitforum.org/hardware-infrastructure/72-revit-hardware-video-graphic-cards-39.html

Vlw!
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Burga e PauloEB

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)