Mass Effect foi vítima da velha EA.
A proposta do game era ótima: uma trilogia onde as ações dos jogos anteriores teriam repercussões nos seguintes. O primeiro game foi fantástico. As raças, as guerras, os conflitos, o conselho...tudo. Um background de um universo inteiro para vc se colocar ali dentro na pele do Sheppard.
Não vamos esquecer os diálogos hein.....desligar as chamadas na cara do conselho e aqueles diálogos com Solverign (acho qe era isso) eram muito bons.
Aí veio o segundo. Hype nas alturas. Expectativas to tamanho do universo do game....e tbm veio a versão PS...pra mim foi isso que matou a trilogia e a questão das escolhas. Veja bem, não o PS em si, mas o que a EA fez para que as verdinhas dos donos de PS entrassem em sua conta: um remake.
Sim, o segundo game era um remake do primeiro. Não falo de gameplay, porque aqui mudaram para os clips de munição e melhoraram algumas coisas (óbvio, né) na movimentação e na sua party. Falo da essência do game.
Joguei o primeiro game 3X e tinha 3 saves. cada um com um final de acordo com a personalidade do Sheppard (bom, neutro e mal) e quando chego no segundo game cadê o conselho? Viajando pela galáxia....não ferra mano. Salvei aqueles putos, salvei a galáxia e os caras tem um papel tão, mas tão pequeno no segundo game que nem pareciam que existiam. E no final onde o conselho morre pra salvar a frota da Terra? O game termina com os humanos literalmente planejando um "golpe de estado" contra a galáxia e no segundo game.....quê....aconteceu? O que houve? Fora sua antiga tripulação, personagens que vc se importava, tinha um "vínculo" e evaporaram. cada um deixou a missão mais importante que tinham pra fazer outra coisa. Os caras lutaram contra os Reapers, os Geths, Saren e agora se aposentaram. Veja bem, a nova equipe tbm é memorável (Miranda), tem lugares muito legais como Omega, mas o potencial foi jogado fora.
Ao invés de ter o conselho do seu lado, financiando sua jornada vc está trabalhando um um cara do submundo que tem mais dinheiro que a MS, Apple, Google, Tesla e Amazon juntas. Não foi ruim esse arco, mas tudo que fiz no primeiro game não valeu de nada porque mataram o sheppard.
Joguei o terceiro sem muita empolgação e finalizei antes de lançaram aqueles updates que incluíam uma cenas no game. Se não tivesse jogado, não teria perdido nada.
Meti um spoiler ali, vai ter gente jogando pela primeira vez.
Tem uma coisa que a Obsidian faz muito bem que é o planejamento dos desfechos narrativos.
Eu não acho que a EA merece TODOS os "créditos" pelos problemas narrativos de Mass Effect. Eu colocaria dessa forma se, em algum momento, alguém dissesse "tínhamos um plano mas não foi possível fazer assim". O que eu vi foi um projeto que tinha ambição mas não sabia bem onde ia chegar.
Ainda é uma das minhas melhores experiências em jogos.