BOMBA - Microsoft fecha Arkane Austin, Tango Gameworks, Alpha Dog Games e Roundhouse Games

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
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954
Hell
Todo mundo sabe disso, aqui todo mundo é adulto que trabalha e paga boleto. Ninguém está pedindo caridade da MS, apenas coerência, que execute bem suas estratégias. A Sony começou a lançar jogos para PC. Mudança de estratégia. Legal. Mas não vemos ela mudando de rumo a cada 3 meses atirando pra todo lado. Ai você vai argumentar que é porque ela vende bem seus jogos e consoles. Sim, e pra vender a Sony é mestre de marketing. Pega o lançamento do GoW Ragnarok, o quanto de marketing teve. Agora com Hellblade 2 NÃO TEM MARKETING. Vai vender console e assinatura como? Vai lucrar como desse jeito?

Mas ninguém executa mal estratégias de propósito. O pessoal lá não disse: "kkkk, bora executar mal umas estratégias pra deixar o fã bolado". Eles fazem por incompetência, ou seja, é algo que foge do controle deles. É algo que não sabem fazer bem.

E a Sony não muda de estratégia a cada 3 meses porque as estratégias dela funcionam. Playstation sempre vendeu bem. Já a Microsoft só vendeu bem em uma geração, então no caso dela há a necessidade de mudar de estratégia, tendo em vista que as suas estratégias fracassam com maior frequência.

E sobre marketing, concordo. Mas como falei: incompetência. Acontece. Não é como se a Microsoft fosse assim de hoje.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
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Hell
E o que garante que a nova estratégia vai ser bem executada?
Nada, assim como nada garante que insistir na estratégia antiga funcionaria. Mas eles estão tentando. É isso ou sair do negócio. Provavelmente eles veem chances de lucrar, então continuam tentando. Nada é garantido, tudo é de certa forma uma aposta. Alguns apostam certo, outros não.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
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Hell
E acredito que Hi-fi tenha sim sido um sucesso na questão de atrair assinante. Muita gente assinou pra joga-lo na época. Agora se essas pessoas mantiveram após ele é outra questão. E também vai dá métrica da pessoa. "Se não atraiu 10 milhões de assinantes, não foi um sucesso".

Aí meu amigo...
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A última noticia é que o jogo atingiu 3 milhões de players. Ou seja, pouca coisa. Não sabemos quantos assinaram só por causa do jogo, mas imagino que poucos. Sendo que nessa contagem de players entra até quem só abriu o jogo e fechou, ou seja, o interesse foi baixo. Até porque a Microsoft nem fez marketing pro jogo, tambem.

Pelo que li nem metade dos players passaram da primeira fase.

 

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
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Mas ninguém executa mal estratégias de propósito. O pessoal lá não disse: "kkkk, bora executar mal umas estratégias pra deixar o fã bolado". Eles fazem por incompetência, ou seja, é algo que foge do controle deles. É algo que não sabem fazer bem.
Quando eu disse que era de proposito?

Uma gigante como a Microsoft, se quer evoluir, tem sim que fazer diagnósticos internos para arrumar o que está errado em suas execuções. Não existe isso de "somos ruins nisso, hehe, faz parte".
 
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ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
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Hell
Quando eu disse que era de proposito?

Uma gigante como a Microsoft, se quer evoluir, tem sim que fazer diagnósticos internos para arrumar o que está errado em suas execuções. Não existe isso de "somos ruins nisso, hehe, faz parte".
Gigantes tambem erram e fazem besteira. Google matou o Stadia pouco depois dele existir, a própria Microsoft matou o Mixer. Não é simples tipo: "bora ver onde erramos e agora acertar". Tanto que a Microsoft tá aí errando até agora. Como falei: falta competência.
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
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a
Nah, a MS já parece estar desistindo de vender console. Ela já viu que não vai rolar. Está desde 2013 tentando e não conseguiu fazer as vendas do Xbox engrenarem, daí a estratégia full third. Mas sim, a MS deve fazer acordos com jogos menores e deixar seus estudios pra jogo grande.


Mas a Microsoft tambem ta tentando, ué. Só não deu retorno, mas jogo pequeno é o que a Microsoft mais lança. O que o pessoal reclama é justamente da falta de jogos AAA.
É justamente o que ela iria conseguir agora, com muitos estudios, conciliar grandes lançamentos com jogos menores. Tentar emplacar MUITOS meses com lançamentos/contratos day one para o Gamepass.
Imagine agora nesse ano, tem jogos bons pra serem lançados, mais uns 2/3 menores que poderiam aparecer na conferencia, fora as adições de jogos da ABK, será que o Game pass não ficaria mais atrativo?
Mas ela tenta a estratégia por 7 dias no máximo...
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Manaus
E porque falhou? porque a estratégia foi ruim ou porque foi mal exucutada?
Na minha opinião foi mal executada. Se foi mal executada, uma empresa desse tamanho deveria buscar na raiz e saber do porque erra tanto na hora de executar suas estratégias. Porque assim não adianta somente mudar de estratégia toda hora e atirar para todo lado se ela mesma caga nos processos. Uma hora não vão sobrar mais opções.
A MS apostou fichas altas no Gamepass, mas o crescimento do serviço abrandou, no qual a base atual de usuários ainda não é capaz de financiar jogos jogos de alto calibre day one.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
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Hell
É justamente o que ela iria conseguir agora, com muitos estudios, conciliar grandes lançamentos com jogos menores. Tentar emplacar MUITOS meses com lançamentos/contratos day one para o Gamepass.
Imagine agora nesse ano, tem jogos bons pra serem lançados, mais uns 2/3 menores que poderiam aparecer na conferencia, fora as adições de jogos da ABK, será que o Game pass não ficaria mais atrativo?
Mas ela tenta a estratégia por 7 dias no máximo...

Ela tentou a estratégia de Day One Game Pass por anos, não por 7 dias. Ela tentou a estratégia de exclusivos por anos, não por 7 dias. Do jeito que você fala, parece que ela começou com o Game Pass no mês passado e nesse já desistiu.
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
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a
É aí que tá: talvez não sejam otimos pro Game Pass. Se um jogo desses não vende e nem aumenta as assinaturas do Game Pass, ele provavelmente não tem serventia alguma. Um Pentiment, um Hi-Fi Rush, um As Dusk Falls provavelmente nem fizeram cócegas na assinatura do serviço. Só devem ter dado prejuízo.
Mas ai podemos excluir totalmente os jogos indies da industria, imagina a margem de acerto deles?
O interessante é ter esse jogo acompanhado deles, reclamariamos se tivesse um As Dusk Falls 2(apenas um exemplo dos citados) acompanhando o lançamento da DLC do Starfield? A grana gasta no jogo menor, não é tão significante, e com isso conseguimos varios lançamentos, geralmente é isso que o serviço faz.
Nenhum serviço consegue só emplacar GRANDES lançamentos.
 
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Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Pernambuco
A última noticia é que o jogo atingiu 3 milhões de players. Ou seja, pouca coisa. Não sabemos quantos assinaram só por causa do jogo, mas imagino que poucos. Sendo que nessa contagem de players entra até quem só abriu o jogo e fechou, ou seja, o interesse foi baixo. Até porque a Microsoft nem fez marketing pro jogo, tambem.
Mas entra também os que jogaram pelo PC e agora os do PS5. Difícil esse jogo não ter atendido as expectativas ou superado elas. E por que estamos tratando 3 milhões como pouco? Não me diga que segue aquela balada que tem seguir a base instalada. Por favor...

Só existe marketing pra Halo no Xbox. Os demais jogos é só uma postagem no twitter e é pra ser feliz.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
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Hell
Mas ai podemos excluir totalmente os jogos indies da industria, imagina a margem de acerto deles?
O interessante é ter esse jogo acompanhado deles, reclamariamos se tivesse um As Dusk Falls 2(apenas um exemplo dos citados) acompanhando o lançamento da DLC do Starfield? A grana gasta no jogo menor, não é tão significante, e com isso conseguimos varios lançamentos, geralmente é isso que o serviço faz.
Nenhum serviço consegue só emplacar GRANDES lançamentos.

Mas os indies não vão morrer. Existem vários estúdios indies por aí, a Microsoft talvez só não veja sentido nela, uma empresa de grande porte, investir nesses projetos. Se ela está certa ou não, só o tempo dirá, mas é o que as empresas tem feito. A própria Sony, a Ubi, a EA...estúdios internos focam em AAA, enquanto jogos pequenos elas fazem acordos.

É tipo a Sony. Ronin, Stellar Blade e outros jogos ela faz acordo, enquanto os estúdios dela focam em AAA. A Microsoft pode manter os estúdios dela só pra AAA enquanto faz acordo com Personas e Yakuzas, ou até mesmo indies thirds pro Game Pass. Vamos ver.
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
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a
E acredito que Hi-fi tenha sim sido um sucesso na questão de atrair assinante. Muita gente assinou pra joga-lo na época. Agora se essas pessoas mantiveram após ele é outra questão. E também vai dá métrica da pessoa. "Se não atraiu 10 milhões de assinantes, não foi um sucesso".

Aí meu amigo...
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Exatamente, é o que foi falado ali, se todo jogo tiver que trazer 20M de assinantes ou 50M de vendas, vamos fechar a divisão gaming hoje...
 
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ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Dezembro 10, 2023
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Mas entra também os que jogaram pelo PC e agora os do PS5. Difícil esse jogo não ter atendido as expectativas ou superado elas. E por que estamos tratando 3 milhões como pouco? Não me diga que segue aquela balada que tem seguir a base instalada. Por favor...

Só existe marketing pra Halo no Xbox. Os demais jogos é só uma postagem no twitter e é pra ser feliz.

A contagem foi só até o ano passado, acho que não revelaram os dados de PC e PS5.

E por que tratamos 3 milhões como pouco? Porque a MS fechou o estúdio. Se fosse muito, se tivesse dado um bom lucro ou se tivesse atraído vários assinantes, eu não acho que fechariam o estúdio. Não faz sentido parar com o que está dando certo.

Não estou dizendo que é o certo, estou analisando que é provavelmente a visão da MS. É tipo a Square, que todo AAA dela ela chora que vendeu pouco. Virou até meme.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,880
18,444
Juiz de fora
Vai ver foi aquilo mesmo.

"Precisamos cortar gastos para ontem, quem vai ser?

Olha, temos um pessoal no meio de alguns projetos. Acho que não vai ser bom cancelar não.

Mas temos aqui um pessoal que fez uns jogos legais, não vendeu muito mas a recepção foi bacana.

Há, então vai eles mesmo. Infelizmente tem de ir alguém."

😭
 
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Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
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Ela tentou a estratégia de Day One Game Pass por anos, não por 7 dias. Ela tentou a estratégia de exclusivos por anos, não por 7 dias. Do jeito que você fala, parece que ela começou com o Game Pass no mês passado e nesse já desistiu.
Ela tentou colocar varios jogos grandes acompanhado de pequenos? Com lançamentos de jogos antigos altamente populares como o COD que tem varios que a galera joga mesmo antigo (os BO do 360 são apenas um exemplo).
Com a ABK ela teria essa medida que ela não conseguiu durante todo o Game Pass. Muitos estudios, muitas ips sendo lançadas intercalando com os outros jogos.
 
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Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
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a
Mas os indies não vão morrer. Existem vários estúdios indies por aí, a Microsoft talvez só não veja sentido nela, uma empresa de grande porte, investir nesses projetos. Se ela está certa ou não, só o tempo dirá, mas é o que as empresas tem feito. A própria Sony, a Ubi, a EA...estúdios internos focam em AAA, enquanto jogos pequenos elas fazem acordos.

É tipo a Sony. Ronin, Stellar Blade e outros jogos ela faz acordo, enquanto os estúdios dela focam em AAA. A Microsoft pode manter os estúdios dela só pra AAA enquanto faz acordo com Personas e Yakuzas, ou até mesmo indies thirds pro Game Pass. Vamos ver.
Mas se ela ja tem um estudio que vai fazer esses projetos menores, ela não pode fazer os 2? Ela tem os estudios grandes, tem estudios menores.
Por que agora sair fechando tudo que for menor?
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
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Hell
Ela tentou colocar varios jogos grandes acompanhado de pequenos? Com lançamentos de jogos antigos altamente populares como o COD que tem varios que a galera joga mesmo antigo (os BO do 360 são apenas um exemplo).
Com a ABK ela teria essa medida que ela não conseguiu durante todo o Game Pass. Muitos estudios, muitas ips sendo lançadas intercalando com os outros jogos.

Tentou. Em 2021 e 2023 tivemos AAA e jogos menores da MS no Game Pass. E eles ainda não decidiram se Cod vem ou não no serviço, então é algo que estão discutindo. É a Microsoft que tem os números, não a gente. Eles podem ter concluído que o Game Pass não tá se pagando. Talvez o que eles perdem em vendas não compense em assinaturas.

Como falei: tudo o que podemos fazer é chutar. Quem tem os números é quem trabalha lá. Não sei se Game Pass gera bons lucros ou o quanto ela deixa de ganhar com um jogo que está no serviço.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Dezembro 10, 2023
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Mas se ela ja tem um estudio que vai fazer esses projetos menores, ela não pode fazer os 2? Ela tem os estudios grandes, tem estudios menores.
Por que agora sair fechando tudo que for menor?

Também acho que poderia, é o que eu gostaria, mas a galerinha da Microsoft pode ter decidido que não. Assim como a Square decidiu que vai focar em "qualidade ao invés de quantidade", assim como a Sony decidiu fechar estudios menores e focar em blockbusters, assim como a Ubi decidiu focar na franquia AC e titulos grandes. Pelo jeito as empresas grandes estão decidindo que não vale tanto a pena focar ou mesmo criar tantos projetos menores, e sim focar nos AAA. É uma possibilidade.

No caso da MS ainda tem o Game Pass, então se o estúdio menor tá dando prejuizo ou um lucro ridiculamente baixo, eles podem ter percebido que não precisam daquele estúdio. Pelo que eu li aí nas noticias, parte do problema foi esse. Arkane e Tango precisariam de mais investimento, de mais funcionarios e de muito tempo pra entregar jogos novos e grandes como a MS quer, então foram cortados.
 

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