Aproveitando a deixa do tópico, já que se trata de um jogo da Tango, eles chegaram a comentar sobre outros temas, inclusive, até mesmo o retorno de jogos de terror e sobrevivência.
Sobre a relação com a Bethesda:
O que levou a criação de The Evil Within, eventualmente, foi uma aquisição pela Zenimax, empresa-mãe da Bethesda.
"Eles realmente valorizam a criatividade de nós na Tango", diz o veterano produtor Masato Kimura, do grupo Zenimax, que trabalha na Tango desde a compra, há mais de uma década, em 2010. Kimura explica que, em vez de a Tango procurar orientação na empresa-mãe, é realmente o contrário – a Zenimax frequentemente consulta os diretores da Tango (nomeadamente Mikami) sobre o que o estúdio quer fazer.
"Nunca é sobre o que [Zenimax] quer fazer", acrescenta Kimura.
Na expansão da Tango Gameworks após The Evil Within 2:
Ficou claro que a Tango Gameworks estava se firmando. Nos anos seguintes após The Evil Within 2, o estúdio se expandiu. Contratar mais funcionários ajudou o estúdio de desenvolvimento a crescer – pelo menos aos olhos de Mikami – embora o cofundador diga que ainda sente que a Tango está 'com falta de pessoas às vezes'. Isso não impediu o estúdio de Tóquio de assumir vários jogos ao mesmo tempo nos últimos anos: ondas de novos funcionários permitem que a Tango Gameworks explore vários projetos simultaneamente e dê a Mikami a oportunidade de mostrar esse novo talento pelo qual ele é tão apaixonado há tanto tempo.
Sobre a aquisição da ZeniMax pela Microsoft:
No meio do desenvolvimento do Ghostwire, a Zenimax, controladora do Tango, foi adquirida pela Microsoft. Em uma mudança sísmica na indústria de jogos, todos os desenvolvedores de propriedade da Bethesda tornaram-se propriedade do
Xbox, incluindo a Tango Gameworks. De forma um tanto inesperada, Ghostwire permaneceu um exclusivo do PlayStation 5, com o
Xbox prometendo manter todos os acordos feitos antes da aquisição. Ainda assim, Mikami acha que eles
“provavelmente terão algo para o Xbox” no futuro em relação ao Ghostwire.
Apesar dessa mudança de propriedade, para a equipe de desenvolvimento, muito pouco mudou.
"Trabalhar com o Xbox tem sido muito tranquilo", diz Kimura,
"embora essa parte tenha sido feita principalmente por Mikami", acrescenta o diretor.
"Ter Mikami no topo do Tango para tomar decisões que às vezes são difíceis apenas torna as coisas realmente fáceis", explica Kimura, acrescentando que a Tango geralmente recebe
"muita ajuda e suporte" do
Xbox e da Microsoft.
Sobre o projeto de Johanas (diretor de TEW2):
Com o Ghostwire encerrando o desenvolvimento, a Tango já está se preparando para o futuro imediato. O próprio Mikami anunciou no final do ano passado que um novo projeto sob o diretor de The Evil Within 2, John Johanas, já está em andamento, e nem ele ou Kimura dirão se está se afastando do gênero de terror de sobrevivência pelo qual Tango se tornou conhecido através de The Evil Within.
Sobre o survival-horror e as experiências de puro horror:
Mikami explica que o terror de sobrevivência
"não está no auge da popularidade", com mais emoção sendo voltada para experiências de terror puro. "
A maré está baixa, não há uma grande onda atrás dela", explica, optando por uma metáfora de surf por algum motivo.
"Survival Horror está na extremidade mais baixa da onda agora, então um surfista não iria lá. Provavelmente é melhor esperar pela onda maior, até o momento em que houver um jogo de terror de sobrevivência grande o suficiente que seja muito mais bem aceito."
Sobre dirigir um jogo final antes de se aposentar:
Isso não quer dizer que ele não esteja disposto a tomar as rédeas novamente em algum momento - durante essa entrevista, ele explicou que é seu plano dirigir 'um jogo final' antes de se aposentar.
"Não queremos que ele diga que é seu jogo final", acrescentou o produtor da Zenimax, Masato Kimura, durante a entrevista, antes de esclarecer que o que quer que a Tango faça a seguir, não terá Mikami no comando. Os planos do veterano estão um pouco mais longe do que isso.
Resident Evil creator and Tango Gameworks’ studio head Shinji Mikami wants to direct one more game… but not just yet.
www.vg247.com