Também achei meio sem nexo isso, num jogo que dá tanta importância as escolhas, não deixar você escolher se fará parte de Atenas ou Esparta, e as consequências disso. Por outro lado, acredito que seja por conta da ligação da história, que te pede pra determinados momentos rebaixar uma nação, e em determinados momentos rebaixar a outra.
Joguei umas 3 conquistas do lado de Esparta, ai joguei uma do lado de Atenas pra ver as consequências, vi que não tinha nenhuma, achei sem nexo nenhum e parei de jogar isso aí.
Salvo engano só joguei mais duas porque só a partir dessas duas que uns cultistas específicos aparecem.
Se fosse algo de uma vez só, e com propósito em alguma missão, como a primeira que você precisa ficar do lado de Esparta pra encontrar o lobo, seria interessante. Mas deixar liberado para que você possa ficar o tempo inteiro desestabilizando quem ta no poder e fazendo esse troca troca infinitamente, não tem sentido mesmo.
Fora que eles perderam uma grande oportunidade de botar um sistema de lealdade aí. Talvez poderia até deixar os players fazerem isso o quanto quiserem, mas com consequências na relação com as duas partes. A cada ação contra um dos lados a lealdade iria abaixando, e isso poderia acarretar soldados te atacando caso você fosse considerado um inimigo deles.
A única coisa boa disso tudo é ficar indo atrás das provisões. Tem muito material por lá.