O console mais vendido, com maior número de clientes, sempre vai receber um carinho especial maior. Veja o Switch, um hardware absurdamente defasado com centenas de desenvolvedores gastando horas e rios de dinheiro
em busca do port inexplicável.
Por que eu vou gastar pessoal, equipe, horas e desenvolvimento e dor de cabeça para lançar o jogo em uma plataforma que tem 10% do marketshare ou menos (
Series S)? E o resultado a gente viu esse ano com o GOTY chegando 3 meses depois por aqui. É o mercado, as publishers vão onde há mais dinheiro. Como se não bastasse dos thirds, até a otimização dos firsts foram estranhamente ruins, como
Ghostwire inferior na Series,
Redfall a 30fps no lançamento,
Starfield sem modo 40/60fps com um PC equivalente rodando etc. O único bom port de um first party que a Series teve esse ano foi Forza Motorsport, um estúdio pedigree que trabalhou no hardware
Xbox a vida toda.
Existem formas de compensar isso e tornar a otimização comercialmente viável? Sem dúvida. Ou se vende mais consoles, ou faz um investimento específico no segmento para manter a qualidade dos ports e otimizações. Grana mesmo, pagar pelas horas dos devs. A Microsoft fez esse investimento com a
Xbox One X em 2017, trabalhou junto às devs com a otimização de centenas de jogos. O resultado foi um produto que durou 3 anos, mas arrancou sorrisos de quem teve, dado o esforço de fazer valer a máquina premium. Eles sabem como fazer.
Só que esse investimento não foi feito na Series, quem diz isso é a própria Digital Foundry. Os "wizards" do time de retrocompatibilidade, FPS Boost, gente que trabalhava ali a fio no hardware, há anos foram gradualmente escanteados. O foco agora é outro, PC, Cloud, Mobile, "bring games to every screen". E o resultado é isso aí, um console de 9~10TF tendo o desempenho de um de 12TF.
E agora no presente, com esse belo histórico, a Microsoft aparentemente decidiu "pular" o mid-gen refresh. Li algo hoje sobre o
vazamento do PS5 Pro se tornar iminente, pois os devkits já estão nas mãos dos desenvolvedores. Lançar uma nova SKU não é fácil, exige desenvolvimento, suporte, logística, enfim, dinheiro. E a Sony decidiu fazer esse investimento, enquanto a Microsoft, não. É simbólico. Eu não tenho dúvidas que muito em breve a PS5 Pro vai dominar o mercado premium, tendo a PS5 como base. O resto? Rodou? Rodou, toca o barco. Joga a Cloud aí na TV Samsung que tá ótimo.