O histórico até pouco tempo atrás não é bom, seja aquela presepada com a
Darkside (que quebrou e fechou o estúdio); cancelamento do
jogo da Obsidian (com quase 20+ pessoas sendo demitidas no processo); o mistério que envolve o cancelamento de Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝; as exigências absurdas que existiam até alguns anos atrás para que desenvolvedores independentes não lançassem seus jogos primeiro em outros consoles (PS4/WiiU), se quisessem lançar no
Xbox One teria que ser, no mínimo, junto com as outras plataformas (sendo que muitas equipes são pequenas e não teriam como produzir para várias ao mesmo tempo), porque segundo o Phil Spencer isso faria "
os consumidores de Xbox se sentirem de primeira classe" - motivo esse que viu um movimento em massa de
devs independentes indo pros braços da Sony sem a Sony precisar mexer um palito, algumas feridas sendo sentidas até hoje, como Supergiant que brilhou bom Bastion na XBLA mas deixou Transistor e Pyre fora do
Xbox; o Jonathan Blow (Braid, The Witness) se desentendeu feio com a Microsoft no período que antecedeu o lançamento do
Xbox One e por anos The Witness foi anunciado e vendido como exclusivo do PS4, porque "
a Microsoft tem o costume de tratar pequenos desenvolvedores como merda". Isso mudou recentemente, não sei se por motivos internos de perceberem que estavam se queimando ou pela constatação que a resposta padrão dos devs era basicamente "
blz, se fode aí", lançando o jogo pra PS4 primeiro e quando dava lançavam uma versão pro One.