Pois é, provavelmente a Microsoft vai tentar replicar o lançamento de CoD em outros jogos.
Day one no GamePass + multiplataforma.
Tudo indica que colocar o jogo no GamePass fez cair bastante as vendas da versão
Xbox. Então, é difícil acreditar que o serviço sozinho é sustentável para a divisão. Porém, colocando os jogos day one em outras plataformas traz o melhor dos mundos: marketing, engajamento, usuários ativos, vendas, assinaturas, etc..., a Microsoft ganha por todos os lados.
Não sei se estão prontos pra fazer isso em larga escala com todos os jogos ainda. COD é um bom exemplo do potencial que um jogo tem em 1) ser adicionado no lançamento no
Game Pass enquanto 2) ainda é um jogo multiplataforma, mas também é um exemplo ruim por já ser um jogo com números estratosféricos. Até o comparativo ano a ano engana um pouco já que MW III foi um COD """ruim""".
Também não sei o quão estão seguros de fazer isso com o braço
Xbox Game Studios, que é muito ligado ao fator exclusividade, apesar de terem alguns jogos já em outras plataformas (Grounded, Minecraft, Ori 1 e 2, Pentiment, Sea of Thieves). Ainda existe uma ligação de identidade muito forte, algo que não existe com a Activision e que pouco existe com a Bethesda (já que a parceria gerou só dois exclusivos por enquanto, Redfall e Starfield, Hi-Fi Rush era mas deixou de ser, Indiana vai ser só um pouquinho e Doom nem vai chegar a ser).
Podem experimentar com Activision/Bethesda multi de cara, já que são equipes com histórico multiplataforma mesmo, e um ou outro jogo da XGS ser exclusivo temporário e chegar depois de um tempo no PS5 ou Split - mas Microsoft, sem dizer isso antes do lançamento na sua própria plataforma.
É claro que só do cod bo6 ser o maior cod até agora enquanto é um jogo do gamepass e primeiro jogo da franquia após a era de marketing com sony, já ta tão querendo jogar areia no suco dos caixistas
É o "maior COD" em três métricas:
- Número total de jogadores;
- Número total de horas jogadas(?);
- Número total de partidas(??).
Percebe que não tem nenhum resultado monetário envolvido? Não tem "MW II vendeu $800 milhões em 3 dias" ou "Modern Warfare II ultrapassa $1 bilhão em vendas em 10 dias". A primeira é uma métrica de jogadores, algo que era esperado por conta da redução da barreira de entrada com o jogo adicionado no
Game Pass Ultimate/PC logo de cara. O segundo e o terceiro são números de engajamento, decorrentes do maior número de jogadores, mas que não querem dizer muita coisa. Caso não divulguem nada do ponto de vista financeiro nos próximos dias, é porque não é o "maior COD" na métrica que importa, que é a de receita gerada no período de lançamento.
É o ônus e o bônus do
Game Pass. O ônus é deixar de vender um jogo que vendia horrores a $70 ou até mais pra oferecer em uma assinatura de $20 ou menos, deixando muito dinheiro na mesa; o bônus é apresentar o jogo pra um leque muito maior de jogadores que, ao longo do tempo, podem investir em microtransações e gerar potencialmente até mais dinheiro ao longo do ciclo de vida do jogo, além do ganho indireto como novos assinantes do
Game Pass caso permaneçam.