Pior que eu não sei onde o
Xbox pode ter errado nessa geração pra o
Series X|S ter um desempenho comercial (falando estritamente de público, não receitas/lucro porque a situação é bem diferente atualmente em termos de monetização dos jogos) abaixo até do que foi o
Xbox One. A gente sabe muito bem tudo o que aconteceu para o One ter vendido metade do PS4 (final "ruim" do 360, polêmicas de jogos usados e
"temos um produto pra quem não tem conexão, se chama Xbox 360", exigências absurdas de indies, TV/sports, Kinect obrigatório, $100 mais caro, aquela E3 2013 que foi basicamente um desastre de PR com a Microsoft caída no chão e a Sony chutando enquanto a plateia estava em uma rodinha aplaudindo o Jack Tretton e o Andrew House rindo), mas o Series estava bem mais alinhado pra ter um desempenho melhor:
- Hardware de ponta equivalente ao PS5 em preço e um pouco acima em potência bruta;
- Além de um hardware de entrada $100 mais barato do que a oferta mais barata do PS5 (sem disco);
- Sem polêmicas envolvendo jogos usados ou conteúdo multimídia - sem polêmica nenhuma, basicamente, foi um lançamento suave;
- Compra de vários estúdios (como Ninja Theory, Double Fine, Obsidian e Bethesda) com promessas - na época - de jogos exclusivos first party de qualidade vindo de estúdios consagrados e antes third party;
- Mais jogos japoneses chegando, uma reclamação antiga de uma parte do público;
- E o principal, com o Game Pass colocando lançamentos first party direto no catálogo!
Eu me recuso a acreditar que a questão do legado da biblioteca da geração passada tenha pesado tanto assim nessa transição como diz o Spencer, pra que a gente tenha uma situação até pior do Series/PS5 em relação ao One/PS4. Talvez uma parte do público tenha migrado para o PC por conta dos lançamentos day one lá também?
O prognóstico para o novo
Xbox no final de 2020 era muito mais positivo do que aquele do final de 2013, mas cá estamos.
E quando recebe, ainda são versões bem inferiores por motivos óbvios. A Nintendo teve competência/sorte de posicionar bem o Switch como um bom console para jogos independentes, conseguindo chamar a atenção de quem talvez não comprasse um Switch apenas pelas experiências Nintendo, passando a conhecer esses jogos em um segundo momento.
Digo sorte porque, da mesma forma que a Microsoft se preparou com duas propostas de hardware antes da pandemia e viu essa criar desafios imensos em termos de produção/custos, a Nintendo viu Animal Crossing alcançar um nível de sucesso absurdo, catapultado bem na época do isolamento social, tanto que mais da metade das vendas de toda a série de quase 25 anos foi de New Horizons.
Ver anexo 12902