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Tópico Oficial Taverna PXB

Com relação a essa questão, basta ver o início de vida do Nintendo Switch. Muitas empresas pulavam a plataforma até que ela começou a vender consoles como água no deserto, e "milagrosamente" começaram a se interessar em lançar seus jogos lá.

É uma pena que o Xbox tropeçou em suas próprias. Essa geração tinha tudo pra ele dominar, mas hoje a sensação é de desesperança com a plataforma.
Sim, mas o interessante é que, normalmente o switch não recebe os principais hits AAA do ano em virtude de sua limitação de Hardware. E, quando recebe são meses ou anos depois.

Mas isso não impede que o switch seja um sucesso devido a proposta dele. No entanto, de todos os consoles, o switch é o que menos recebe os principais jogos da indústria.
 
É uma pena que o Xbox tropeçou em suas próprias. Essa geração tinha tudo pra ele dominar, mas hoje a sensação é de desesperança com a plataforma.
Pior que eu não sei onde o Xbox pode ter errado nessa geração pra o Series X|S ter um desempenho comercial (falando estritamente de público, não receitas/lucro porque a situação é bem diferente atualmente em termos de monetização dos jogos) abaixo até do que foi o Xbox One. A gente sabe muito bem tudo o que aconteceu para o One ter vendido metade do PS4 (final "ruim" do 360, polêmicas de jogos usados e "temos um produto pra quem não tem conexão, se chama Xbox 360", exigências absurdas de indies, TV/sports, Kinect obrigatório, $100 mais caro, aquela E3 2013 que foi basicamente um desastre de PR com a Microsoft caída no chão e a Sony chutando enquanto a plateia estava em uma rodinha aplaudindo o Jack Tretton e o Andrew House rindo), mas o Series estava bem mais alinhado pra ter um desempenho melhor:
  • Hardware de ponta equivalente ao PS5 em preço e um pouco acima em potência bruta;
    • Além de um hardware de entrada $100 mais barato do que a oferta mais barata do PS5 (sem disco);
  • Sem polêmicas envolvendo jogos usados ou conteúdo multimídia - sem polêmica nenhuma, basicamente, foi um lançamento suave;
  • Compra de vários estúdios (como Ninja Theory, Double Fine, Obsidian e Bethesda) com promessas - na época - de jogos exclusivos first party de qualidade vindo de estúdios consagrados e antes third party;
  • Mais jogos japoneses chegando, uma reclamação antiga de uma parte do público;
  • E o principal, com o Game Pass colocando lançamentos first party direto no catálogo!
Eu me recuso a acreditar que a questão do legado da biblioteca da geração passada tenha pesado tanto assim nessa transição como diz o Spencer, pra que a gente tenha uma situação até pior do Series/PS5 em relação ao One/PS4. Talvez uma parte do público tenha migrado para o PC por conta dos lançamentos day one lá também?

O prognóstico para o novo Xbox no final de 2020 era muito mais positivo do que aquele do final de 2013, mas cá estamos.

Sim, mas o interessante é que, normalmente o switch não recebe os principais hits AAA do ano em virtude de sua limitação de Hardware. E, quando recebe são meses ou anos depois.

Mas isso não impede que o switch seja um sucesso devido a proposta dele. No entanto, de todos os consoles, o switch é o que menos recebe os principais jogos da indústria.
E quando recebe, ainda são versões bem inferiores por motivos óbvios. A Nintendo teve competência/sorte de posicionar bem o Switch como um bom console para jogos independentes, conseguindo chamar a atenção de quem talvez não comprasse um Switch apenas pelas experiências Nintendo, passando a conhecer esses jogos em um segundo momento.

Digo sorte porque, da mesma forma que a Microsoft se preparou com duas propostas de hardware antes da pandemia e viu essa criar desafios imensos em termos de produção/custos, a Nintendo viu Animal Crossing alcançar um nível de sucesso absurdo, catapultado bem na época do isolamento social, tanto que mais da metade das vendas de toda a série de quase 25 anos foi de New Horizons.

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Última edição:
O Xbox Series X|S vendeu muito bem entre seu lançamento até o final de 2022. Até esse ponto, era o Xbox de venda mais rápida. Foi em 2023 que as vendas caíram um pouco. Eu acredito que um corte permanente de preço naquele ano poderia ter sustentado as vendas.

Estimativa de vendas do Series X|S:

2020 - 3.100.000
2021 - 9.500.000
2022 - 9.500.000
2023 - 8.400.000
2024 - 1.800.000 (6 meses).

Xbox One:

2013 - 3.900.000
2014 - 8.500.000
2015 - 9.500.000
2016 - 9.200.000 (Xbox One S)
2017 - 8.500.000 (Xbox One X)
2018 - 9.100.000
2019 - 5.800.000
2020 - 2.900.000

A fonte é Install Base.

Não está necessariamente ruim, para uma plataforma sem jogos exclusivos e que não recebeu nenhuma revisão no meio da geração. A tendência é que as vendas da plataforma Xbox se estabilizem entre 7 e 8 milhões de consoles por ano, o que é suficiente para garantir a viabilidade de jogos de third parties.
 
Última edição:
Pior que eu não sei onde o Xbox pode ter errado nessa geração pra o Series X|S ter um desempenho comercial abaixo até do que foi o Xbox One. A gente sabe muito bem tudo o que aconteceu para o One ter vendido metade do PS4 (final "ruim" do 360, polêmicas de jogos usados e "temos um produto pra quem não tem conexão, se chama Xbox 360", exigências absurdas de indies, TV/sports, Kinect obrigatório, $100 mais caro, aquela E3 2013 que foi basicamente um desastre de PR com a Microsoft caída no chão e a Sony chutando enquanto a plateia estava em uma rodinha aplaudindo enquanto o Jack Tretton e o Andrew House riam), mas o Series estava bem mais alinhado pra ter um desempenho melhor:
  • Hardware de ponta equivalente ao PS5 em preço e um pouco acima em potência bruta;
    • Além de um hardware de entrada $100 mais barato do que a oferta mais barata do PS5 (sem disco);
  • Sem polêmicas envolvendo jogos usados ou conteúdo multimídia - sem polêmica nenhuma, basicamente, foi um lançamento suave;
  • Compra de vários estúdios (como Ninja Theory, Double Fine, Obsidian e Bethesda) com promessas - na época - de jogos exclusivos first party de qualidade vindo de estúdios consagrados e antes third party;
  • Mais jogos japoneses chegando, uma reclamação antiga de uma parte do público;
  • E o principal, com o Game Pass colocando lançamentos first party direto no catálogo!
Eu me recuso a acreditar que a questão do legado da biblioteca da geração passada tenha pesado tanto assim nessa transição como diz o Spencer, pra que a gente tenha uma situação até pior do Series/PS5 em relação ao One/PS4. Talvez uma parte do público tenha migrado para o PC por conta dos lançamentos day one lá também?

O prognóstico para o novo Xbox no final de 2020 era muito mais positivo do que aquele do final de 2013, mas cá estamos.


E quando recebe, ainda são versões bem inferiores por motivos óbvios. A Nintendo teve competência/sorte de posicionar bem o Switch como um bom console para jogos independentes, conseguindo chamar a atenção de quem talvez não comprasse um Switch apenas pelas experiências Nintendo, passando a conhecer esses jogos em um segundo momento.
Temos alguns fatores que são difíceis de mensurar.

- PS3 foi um console desastroso e mesmo assim vendeu mais que o 360 que foi um console excelente. A força da marca playstation já excede o seu produto.

- A biblioteca digital é algo que pode sim barrar algumas migrações, no entanto o series S seria uma opção muito boa para esse cara ter uma plataforma secundária.

- Parece que o gamepass tem seu apelo restrito a uma base de jogadores.

- Essa falta de marketing não favorece em nada o Xbox, principalmente na venda de consoles.

- O console iria contam com o lançamento de Halo, que foi adiado e o Xbox, que tinha uma base de 60 milhões pra migrar frente a 125m do playstation, não trouxe no lançamento uma lineup de respeito pra roubar alguns jogadores de lá. Fora que aquela apresentação do Halo foi um desastre.

- A falta de estoque mascarou algumas coisas no inicio da geração, ter um ano de 2022 tão escasso de conteúdo FP não pode acontecer, não quando vc vende menos.

- A aquisição da ABK mais gerou desconforto e desconfiança nos jogadores do que trouxe coisas boas. Tudo isso junto com uma falta de clareza nas estratégias do Xbox, não ajudam em nada.


- Essa questão do Xcloud, propagandas como você não precisa de um xbox ou lançar jogos no ps5 só foram tirando ainda mais o apelo nos consoles.

- As últimas decisões como demissões e fechamento de estúdios, nerfs do gamepass, só reafirmam para que não comprou um series, não comprar mais.
 
"Ninguém compra mais um Series" é um pouco de exagero para um console que está vendendo cerca da metade de um Playstation 5.
 
Temos alguns fatores que são difíceis de mensurar.

- PS3 foi um console desastroso e mesmo assim vendeu mais que o 360 que foi um console excelente. A força da marca playstation já excede o seu produto.

- A biblioteca digital é algo que pode sim barrar algumas migrações, no entanto o series S seria uma opção muito boa para esse cara ter uma plataforma secundária.

- Parece que o gamepass tem seu apelo restrito a uma base de jogadores.

- Essa falta de marketing não favorece em nada o Xbox, principalmente na venda de consoles.

- O console iria contam com o lançamento de Halo, que foi adiado e o Xbox, que tinha uma base de 60 milhões pra migrar frente a 125m do playstation, não trouxe no lançamento uma lineup de respeito pra roubar alguns jogadores de lá. Fora que aquela apresentação do Halo foi um desastre.

- A falta de estoque mascarou algumas coisas no inicio da geração, ter um ano de 2022 tão escasso de conteúdo FP não pode acontecer, não quando vc vende menos.

- A aquisição da ABK mais gerou desconforto e desconfiança nos jogadores do que trouxe coisas boas. Tudo isso junto com uma falta de clareza nas estratégias do Xbox, não ajudam em nada.


- Essa questão do Xcloud, propagandas como você não precisa de um xbox ou lançar jogos no ps5 só foram tirando ainda mais o apelo nos consoles.

- As últimas decisões como demissões e fechamento de estúdios, nerfs do gamepass, só reafirmam para que não comprou um series, não comprar mais.

Tenho 16 anos de Xbox, sinceramente tenho achado tudo muito estranho faz tempo apesar de continuar firme e forte com a marca. Até me sinto o últimos dos moicanos.
 
Temos alguns fatores que são difíceis de mensurar.

- PS3 foi um console desastroso e mesmo assim vendeu mais que o 360 que foi um console excelente. A força da marca playstation já excede o seu produto.

- A biblioteca digital é algo que pode sim barrar algumas migrações, no entanto o series S seria uma opção muito boa para esse cara ter uma plataforma secundária.

- Parece que o gamepass tem seu apelo restrito a uma base de jogadores.

- Essa falta de marketing não favorece em nada o Xbox, principalmente na venda de consoles.

- O console iria contam com o lançamento de Halo, que foi adiado e o Xbox, que tinha uma base de 60 milhões pra migrar frente a 125m do playstation, não trouxe no lançamento uma lineup de respeito pra roubar alguns jogadores de lá. Fora que aquela apresentação do Halo foi um desastre.

- A falta de estoque mascarou algumas coisas no inicio da geração, ter um ano de 2022 tão escasso de conteúdo FP não pode acontecer, não quando vc vende menos.

- A aquisição da ABK mais gerou desconforto e desconfiança nos jogadores do que trouxe coisas boas. Tudo isso junto com uma falta de clareza nas estratégias do Xbox, não ajudam em nada.


- Essa questão do Xcloud, propagandas como você não precisa de um xbox ou lançar jogos no ps5 só foram tirando ainda mais o apelo nos consoles.

- As últimas decisões como demissões e fechamento de estúdios, nerfs do gamepass, só reafirmam para que não comprou um series, não comprar mais.
Alguns pontos:
O ps3 vendeu um pouco mais, cerca de 3 a 4 milhões a mais e isso por causa da Europa e Japão, já no Estados Unidos o líder era o 360.
O ps3 vendeu mais no final por causa do matrick e cia que diminuiu o ritmo de jogos para se dedicar a besteira do kinect, enquanto isso a Sony lançava mais e mais jogos.

Sobre o Xbox series, as 3 maiores burradas do spencer foram:
- Lançar no pc das one( o ideal seria meses ou um ano depois).
- Comprou tantos estudios que não laçaram nada ou melhor um “must buy” para nova geração.
- Deixou faltar o console nas prateleiras e assim o cliente ficava compelido a comprar o PS5 que estava disponível (sempre) nas lojas.
- Extra: Devia ter lançado um Series X sem leitor e com 512 gb de armazenamento por 300 dólares em vez do series S.

Hoje a vida está difícil para o Xbox já que a MS não trata o console com a devida atenção e como disse Jason schreier la está um caos/bagunça com a gestão da marca.
 
Pior que eu não sei onde o Xbox pode ter errado nessa geração pra o Series X|S ter um desempenho comercial (falando estritamente de público, não receitas/lucro porque a situação é bem diferente atualmente em termos de monetização dos jogos) abaixo até do que foi o Xbox One. A gente sabe muito bem tudo o que aconteceu para o One ter vendido metade do PS4 (final "ruim" do 360, polêmicas de jogos usados e "temos um produto pra quem não tem conexão, se chama Xbox 360", exigências absurdas de indies, TV/sports, Kinect obrigatório, $100 mais caro, aquela E3 2013 que foi basicamente um desastre de PR com a Microsoft caída no chão e a Sony chutando enquanto a plateia estava em uma rodinha aplaudindo o Jack Tretton e o Andrew House rindo), mas o Series estava bem mais alinhado pra ter um desempenho melhor:
  • Hardware de ponta equivalente ao PS5 em preço e um pouco acima em potência bruta;
    • Além de um hardware de entrada $100 mais barato do que a oferta mais barata do PS5 (sem disco);
  • Sem polêmicas envolvendo jogos usados ou conteúdo multimídia - sem polêmica nenhuma, basicamente, foi um lançamento suave;
  • Compra de vários estúdios (como Ninja Theory, Double Fine, Obsidian e Bethesda) com promessas - na época - de jogos exclusivos first party de qualidade vindo de estúdios consagrados e antes third party;
  • Mais jogos japoneses chegando, uma reclamação antiga de uma parte do público;
  • E o principal, com o Game Pass colocando lançamentos first party direto no catálogo!
Eu me recuso a acreditar que a questão do legado da biblioteca da geração passada tenha pesado tanto assim nessa transição como diz o Spencer, pra que a gente tenha uma situação até pior do Series/PS5 em relação ao One/PS4. Talvez uma parte do público tenha migrado para o PC por conta dos lançamentos day one lá também?

O prognóstico para o novo Xbox no final de 2020 era muito mais positivo do que aquele do final de 2013, mas cá estamos.


E quando recebe, ainda são versões bem inferiores por motivos óbvios. A Nintendo teve competência/sorte de posicionar bem o Switch como um bom console para jogos independentes, conseguindo chamar a atenção de quem talvez não comprasse um Switch apenas pelas experiências Nintendo, passando a conhecer esses jogos em um segundo momento.

Digo sorte porque, da mesma forma que a Microsoft se preparou com duas propostas de hardware antes da pandemia e viu essa criar desafios imensos em termos de produção/custos, a Nintendo viu Animal Crossing alcançar um nível de sucesso absurdo, catapultado bem na época do isolamento social, tanto que mais da metade das vendas de toda a série de quase 25 anos foi de New Horizons.

Ver anexo 12902
Quando começaram a sair os jogos colocaram em outras plataformas...
 
Após 4 anos, declaro aqui que encerramos o nosso amado clube PXB, seja pela sua baixa adesão ou pelo simples fato de Ronabs ter esquecido mesmo de criar o tópico do mês.

RIP.

Enquanto estava entre nós, nos fez conhecer vários ótimos games que não daríamos a mínima se não fosse o tópico.
Descanse em paz.
 
Após 4 anos, declaro aqui que encerramos o nosso amado clube PXB, seja pela sua baixa adesão ou pelo simples fato de Ronabs ter esquecido mesmo de criar o tópico do mês.

RIP.

Enquanto estava entre nós, nos fez conhecer vários ótimos games que não daríamos a mínima se não fosse o tópico.
Descanse em paz.
Pior que fiz o tópico de indicações de outubro mas ninguém se manifestou, só apareceu o @Shivan lá pra dizer que Neon White era bom.

Não ia ficar em um bloco do eu sozinho, até pensei em dizer "bom eu vou jogar X, se alguém interessar, tá aí", mas tinha uma adesão cada vez menor mesmo. Se mais gente empolgar, pode voltar no futuro.

Foram três anos e pouco com 42 jogos ao todo, joguei 32 deles, alguns bem nessa pegada de nunca jogaria sem ter sido votado pelo pessoal.

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Pior que eu não sei onde o Xbox pode ter errado nessa geração pra o Series X|S ter um desempenho comercial (falando estritamente de público, não receitas/lucro porque a situação é bem diferente atualmente em termos de monetização dos jogos) abaixo até do que foi o Xbox One. A gente sabe muito bem tudo o que aconteceu para o One ter vendido metade do PS4 (final "ruim" do 360, polêmicas de jogos usados e "temos um produto pra quem não tem conexão, se chama Xbox 360", exigências absurdas de indies, TV/sports, Kinect obrigatório, $100 mais caro, aquela E3 2013 que foi basicamente um desastre de PR com a Microsoft caída no chão e a Sony chutando enquanto a plateia estava em uma rodinha aplaudindo o Jack Tretton e o Andrew House rindo), mas o Series estava bem mais alinhado pra ter um desempenho melhor:
  • Hardware de ponta equivalente ao PS5 em preço e um pouco acima em potência bruta;
    • Além de um hardware de entrada $100 mais barato do que a oferta mais barata do PS5 (sem disco);
  • Sem polêmicas envolvendo jogos usados ou conteúdo multimídia - sem polêmica nenhuma, basicamente, foi um lançamento suave;
  • Compra de vários estúdios (como Ninja Theory, Double Fine, Obsidian e Bethesda) com promessas - na época - de jogos exclusivos first party de qualidade vindo de estúdios consagrados e antes third party;
  • Mais jogos japoneses chegando, uma reclamação antiga de uma parte do público;
  • E o principal, com o Game Pass colocando lançamentos first party direto no catálogo!
Eu me recuso a acreditar que a questão do legado da biblioteca da geração passada tenha pesado tanto assim nessa transição como diz o Spencer, pra que a gente tenha uma situação até pior do Series/PS5 em relação ao One/PS4. Talvez uma parte do público tenha migrado para o PC por conta dos lançamentos day one lá também?

O prognóstico para o novo Xbox no final de 2020 era muito mais positivo do que aquele do final de 2013, mas cá estamos.


E quando recebe, ainda são versões bem inferiores por motivos óbvios. A Nintendo teve competência/sorte de posicionar bem o Switch como um bom console para jogos independentes, conseguindo chamar a atenção de quem talvez não comprasse um Switch apenas pelas experiências Nintendo, passando a conhecer esses jogos em um segundo momento.

Digo sorte porque, da mesma forma que a Microsoft se preparou com duas propostas de hardware antes da pandemia e viu essa criar desafios imensos em termos de produção/custos, a Nintendo viu Animal Crossing alcançar um nível de sucesso absurdo, catapultado bem na época do isolamento social, tanto que mais da metade das vendas de toda a série de quase 25 anos foi de New Horizons.

Ver anexo 12902
As vendas baixas do S/X, digo, baixas em relação às expectativas geradas, podem ser enxergadas como uma mescla de vários fatores. Por exemplo, as políticas expansionistas da MS para além do console, combinadas com o sucesso do Switch e consolidação do PC gaming, podem ter deixado o console Xbox meio espremido nessa disputa.
 
Quando começaram a sair os jogos colocaram em outras plataformas...
Pode ter sido um agravante, mas a situação do Series em relação a ele mesmo nunca foi tão positiva, o console só teve três trimestres onde vendeu melhor do que no mesmo trimestre do ano anterior (em receitas), uma curva de queda bem grande pra um momento em que deveria estar subindo/estabilizando:
  • +4% FY22 Q2 (out-dez/21)
  • -30% FY22 Q3 (jan-mar/22)
  • -11% FY22 Q4 (abr-jun/22)
  • +13% FY23 Q1 (jul-set/22)
  • -13% FY23 Q2 (out-dez/22)
  • -30% FY23 Q3 (jan-mar/23)
  • -13% FY23 Q4 (abr-jun/23)
  • -7% FY24 Q1 (jul-set/23)
  • +3% FY24 Q2 (out-dez/23)
  • -31% FY24 Q3 (jan-mar/24)
  • -42% FY24 Q4 (abr-jun/24)

Pra quem quer ver mais números positivos, após o lançamento do Series ainda tivemos esses resultados de hardware, mas aí não vale muita coisa já que compara o desempenho dele com a época só do One:
  • -30% FY21 Q3 (jan-mar/21)
  • +172% FY21 Q4 (abr-jun/21)
  • +166% FY22 Q1 (jul-set/21)

E é isso que me causa estranheza, como a Microsoft não conseguiu posicionar o Xbox como uma boa escolha para essa geração mesmo tendo as ferramentas na mão. Talvez mais do que colocar os jogos em outras plataformas, o foco cada vez maior em tornar o console como uma opção e não uma experiência necessária pode ter tido um peso relevante para o jogador, do tipo, pra que investir aqui se nem eles acham que é prioritário.
 
Última edição:
Talvez no início de geração, quando havia uma possibilidade de embalar o SX/SS, a MS tenha sofrido com os efeitos da pandemia e a falta de estoques suficientes para impulsionar o console no momento correto.
 
Talvez no início de geração, quando havia uma possibilidade de embalar o SX/SS, a MS tenha sofrido com os efeitos da pandemia e a falta de estoques suficientes para impulsionar o console no momento correto.
Isso com certeza influenciou, a Sony até falou que o problema de falta de produção só foi superado em outubro do ano passado. Não cheguei a encontrar alguma declaração do tipo partindo da Microsoft, mas provavelmente enfrentaramuma situação parecida.

Talvez até um pouco pior, porque lembro do Spencer falar que eles adiaram o início da produção inicial de consoles (afetando as eventuais encomendas de peças, posição nas filas de montagem, etc.) porque estavam esperando por algumas tecnologias novas da AMD na época.
 
Sim, mas o interessante é que, normalmente o switch não recebe os principais hits AAA do ano em virtude de sua limitação de Hardware. E, quando recebe são meses ou anos depois.

Mas isso não impede que o switch seja um sucesso devido a proposta dele. No entanto, de todos os consoles, o switch é o que menos recebe os principais jogos da indústria.
Hoje sim, mas lá no início ele competia com o PS4 e Xone a régua era mais baixa.
Ainda sim, quase tudo pulava a plataforma, com o tempo foi diminuindo e até saindo jogos improváveis pela capacidade técnica dele.
 
Isso com certeza influenciou, a Sony até falou que o problema de falta de produção só foi superado em outubro do ano passado. Não cheguei a encontrar alguma declaração do tipo partindo da Microsoft, mas provavelmente enfrentaramuma situação parecida.

Talvez até um pouco pior, porque lembro do Spencer falar que eles adiaram o início da produção inicial de consoles (afetando as eventuais encomendas de peças, posição nas filas de montagem, etc.) porque estavam esperando por algumas tecnologias novas da AMD na época.
É um fator, mas acredito que a expectativa gerada com tantas compras de estúdios e do poder do Séries X, ainda não se concretizaram.

Deve ser onde o hype se perdeu, e mesmo com estoque hoje não há muita expectativas no console.

Agora meio que já era também, porque o que vão lançar já esta quase certo de ir para outras plataformas.
 
Do 1% que não chega, a grande minoria tem a ver com a Sony.

Baldur´s Gate 3 não foi lançado no Xbox depois porque a Sony pagou. A Microsoft teve que ir atrás da Capcom pra ter as coletâneas de luta por questões técnicas e correr atrás da turma de Enotria pra resolver um problema bem burocrático, no nível de processo de aprovação mesmo. Isso pra ficar em alguns exemplos recentes.

Tem que parar de achar que a Sony é a malvadona e o Xbox só não decola por culpa dela. Boa parte da responsabilidade do Xbox estar na situação em que se encontra é da própria Microsoft. Até porque pagar por pagar, a Microsoft também paga pra "tirar" alguns jogos do PlayStation, aí tem que ver se o problema é:
  • Pagar pra ter jogos third exclusivos - ou seja, o ato em si;
  • Quem paga para ter jogos third exclusivos - ou seja, quem pratica o ato.
A Sony é Malvada SIM!

Pare de usar sua facilidade em usar argumentos sólidos que destroem nossa narrativa. Se continuar mandaremos o herói com capa suspender essa pXb também!
 
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