C
Convidado
Visitante
Olá pessoal, não vou ficar de muito papo e vou logo ao ponto que interessa! Copio abaixo e-mail que recebe do sistema de divulgação do Ministério da Cultura.
Abraços
GCTagua
A nova versão do Edital de Jogos Eletrônicos - BRGames é uma parceria entre as Secretarias do Audiovisual (SAv) e de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames).
Segundo o secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, os jogos eletrônicos se transformaram em uma espécie de febre mundial. “Há jogos que vendem mais de três milhões de unidades somente no dia do lançamento. É um fenômeno que afeta a todas as idades, mas a infância e a juventude, cidadãos em fase de formação, são os alvos prioritários de nossa atenção. Os avatares, os heróis dos jogos em circulação na web e nas lojas não têm relação alguma com as paisagens, mitos e narrativas brasileiras.”
Para Da-Rin, é muito importante estimular aqueles que trabalham com arte eletrônica e animação a produzirem demos jogáveis mais integrados à realidade brasileira, capazes de gerar um sentimento de pertencimento à cultura nacional. “O objetivo final do concurso BRGames é levar os projetos desenvolvidos aos mercados internacionais especializados, para que possam ser negociados e publicados por alguns dos poucos fabricantes que dominam este mercado, um dos mais lucrativos das indústrias criativas e de entretenimento”, explica.
Com esse objetivo o Ministério da Cultura quer incentivar a pesquisa na área de jogos de computador e entretenimento digital, fortalecendo essa indústria e ampliando o mercado no Brasil e no exterior. Os dois editais lançados anteriormente - com o nome de Jogos BR - estimularam, principalmente, a produção dos demos. O BRGames quer continuar investindo na produção, mas também aposta na criatividade dos novos talentos e das empresas do setor para conquistar e ampliar o mercado interno, além de inserir os dez jogos selecionados em um dos principais eventos internacionais desse segmento.
O presente edital é voltado para estudantes, profissionais autônomos e empresas da área, com os seguintes prêmios:
• Pessoas Físicas - R$ 70 mil para cada um dos sete demos selecionados. Os escolhidos deverão abrir uma pequena empresa ou firmar acordos de coprodução
• Empresas - R$ 140 mil para cada um dos três demos escolhidos. Desse valor, 80% serão viabilizados por investimento público e 20% por contrapartida das empresas vencedoras, que para inscrever-se devem comprovar a publicação de ao menos um jogo. Os valores serão liberados conforme os selecionados forem cumprindo o cronograma das etapas de entrega dos demos
Para participar é necessário o envio de uma proposta escrita, conforme modelo disponível para consulta no link [link=www.brgames2009.com.br]www.brgames2009.com.br[/link], que será avaliada por uma comissão integrada por profissionais do segmento de jogos de computador e de entretenimento digital. Em uma segunda etapa, 20 projetos serão selecionados para uma defesa oral. Desses sairão os dez vencedores, que terão seis meses para trabalhar no desenvolvimento final.
Confira os anexos:
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/edital.doc]Edital de Consurso nº 5[/link]
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/anexo-i_ficha-de-inscricao.doc]Ficha de Inscrição Pessoa Física[/link]
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/anexo-ii_ficha-de-inscricao-pj.doc]Ficha de Inscrição Empresa[/link]
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/anexo-iii-orcamento.xls]Orçamento[/link]
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/anexo-iv-cronograma-fisico-financeiro.xls]Cronograma Físico Financeiro[/link]
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/anexo-v-termo-de-compromisso_da_empresa_produtora.doc]Termo de Compromisso da Empresa Produtora[/link]
Abraços
GCTagua
BRGames
Inscrições abertas, até 25 de junho, para a primeira edição
A nova versão do Edital de Jogos Eletrônicos - BRGames é uma parceria entre as Secretarias do Audiovisual (SAv) e de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames).
Segundo o secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, os jogos eletrônicos se transformaram em uma espécie de febre mundial. “Há jogos que vendem mais de três milhões de unidades somente no dia do lançamento. É um fenômeno que afeta a todas as idades, mas a infância e a juventude, cidadãos em fase de formação, são os alvos prioritários de nossa atenção. Os avatares, os heróis dos jogos em circulação na web e nas lojas não têm relação alguma com as paisagens, mitos e narrativas brasileiras.”
Para Da-Rin, é muito importante estimular aqueles que trabalham com arte eletrônica e animação a produzirem demos jogáveis mais integrados à realidade brasileira, capazes de gerar um sentimento de pertencimento à cultura nacional. “O objetivo final do concurso BRGames é levar os projetos desenvolvidos aos mercados internacionais especializados, para que possam ser negociados e publicados por alguns dos poucos fabricantes que dominam este mercado, um dos mais lucrativos das indústrias criativas e de entretenimento”, explica.
Com esse objetivo o Ministério da Cultura quer incentivar a pesquisa na área de jogos de computador e entretenimento digital, fortalecendo essa indústria e ampliando o mercado no Brasil e no exterior. Os dois editais lançados anteriormente - com o nome de Jogos BR - estimularam, principalmente, a produção dos demos. O BRGames quer continuar investindo na produção, mas também aposta na criatividade dos novos talentos e das empresas do setor para conquistar e ampliar o mercado interno, além de inserir os dez jogos selecionados em um dos principais eventos internacionais desse segmento.
O presente edital é voltado para estudantes, profissionais autônomos e empresas da área, com os seguintes prêmios:
• Pessoas Físicas - R$ 70 mil para cada um dos sete demos selecionados. Os escolhidos deverão abrir uma pequena empresa ou firmar acordos de coprodução
• Empresas - R$ 140 mil para cada um dos três demos escolhidos. Desse valor, 80% serão viabilizados por investimento público e 20% por contrapartida das empresas vencedoras, que para inscrever-se devem comprovar a publicação de ao menos um jogo. Os valores serão liberados conforme os selecionados forem cumprindo o cronograma das etapas de entrega dos demos
Para participar é necessário o envio de uma proposta escrita, conforme modelo disponível para consulta no link [link=www.brgames2009.com.br]www.brgames2009.com.br[/link], que será avaliada por uma comissão integrada por profissionais do segmento de jogos de computador e de entretenimento digital. Em uma segunda etapa, 20 projetos serão selecionados para uma defesa oral. Desses sairão os dez vencedores, que terão seis meses para trabalhar no desenvolvimento final.
Confira os anexos:
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/edital.doc]Edital de Consurso nº 5[/link]
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/anexo-i_ficha-de-inscricao.doc]Ficha de Inscrição Pessoa Física[/link]
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/anexo-ii_ficha-de-inscricao-pj.doc]Ficha de Inscrição Empresa[/link]
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/anexo-iii-orcamento.xls]Orçamento[/link]
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/anexo-iv-cronograma-fisico-financeiro.xls]Cronograma Físico Financeiro[/link]
[link=http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/anexo-v-termo-de-compromisso_da_empresa_produtora.doc]Termo de Compromisso da Empresa Produtora[/link]