As questões burocráticas devem ter sido resolvidas nas últimas semanas, último mês? Tanto Bethesda quanto Lucasfilm, no momento desse acordo, já sabiam da nova relação da Bethesda com Microsoft. Eu não acho que a Bethesda iria comprometer a Machine Games pelos próximos quantos, 4, 5 anos? Fazendo um jogo sem consultar a Microsoft sobre isso. Fico imaginando a bela relação: Phil compra a Bethesda, Todd, ontem, assina um acordo que compromete um dos principais estúdios deles a ficar trabalhando em um multiplataforma por metade da vida da geração.
Pelo histórico recente, acredito que isso não seja um empecilho para o Phil Spencer.
Compulsion, Double Fine, inXile e Obsidian foram adquiridas já com uma noção de que ficariam um tempo desenvolvendo projetos multiplataforma, e nenhuma foi prejudicada por conta disso - pelo contrário, Wasteland 3 foi bastante beneficiado mesmo a Microsoft nem sendo a publisher do jogo. A própria ZeniMax/Bethesda teve o processo de compra iniciado já com dois exclusivos temporários de PlayStation engatilhados - e, igualmente, nada mudou.
É bem possível, sim, que esse jogo estava em desenvolvimento durante as negociações entre Microsoft e ZeniMax - se apresentaram agora, com teaser, dá pra supor tranquilamente que as conversas começaram há, pelo menos 12-18 meses, falando em reuniões iniciais, conceitos, pitch de apresentação, etc. E o acordo de compra da Microsoft foi fechado sabendo dessa condição.
Fica bem claro que eles não se importam muito sobre o curto prazo desde que eles garantam uma excelente equipe de desenvolvimento no longo prazo. A gente tende a olhar muito para o agora, mas o projeto da Microsoft pra esses estúdios englobam os próximos 10-15 anos. E, no fim das contas, acaba até sendo um chamariz para os estúdios, já que mais pessoas podem jogar e a Microsoft pode acenar que os próximos jogos das equipes serão exclusivos em suas plataformas, ou chegarão primeiro, com o bônus de serem lançados no
Xbox Game Pass.