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Custo de US$700 milhões põe Black Ops Cold War como jogo mais caro da história

RAYMON

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Orçamentos estratosféricos para o desenvolvimento de Call of Duty revelados: $700 milhões apenas para Black Ops Cold War

Os orçamentos para grandes jogos estão entre os segredos mais bem guardados da indústria de games. Por isso, é surpreendente que, no final do mês passado, um executivo da Activision tenha detalhado os custos de desenvolvimento de três dos jogos da franquia Call of Duty, a mais vendida da empresa. Em um processo judicial analisado pelo Game File, Patrick Kelly, atual chefe criativo da franquia Call of Duty na Activision, afirmou que três jogos da franquia, lançados entre 2015 e 2020, custaram entre $450 milhões e $700 milhões para serem feitos cada um.

Os totais divulgados são os maiores custos de desenvolvimento já reportados por uma grande empresa de videogames — superando qualquer outro vazamento ou estimativa feita por analistas. Em comparação, um processo judicial mal editado em 2023, da Sony, estimou o custo de desenvolvimento do jogo principal da empresa em 2020, The Last of Us Part II, em cerca de $220 milhões. Esse número foi considerado enorme quando vazou.

  • Black Ops III (2015): “A Treyarch desenvolveu o jogo ao longo de três anos com uma equipe criativa de centenas de pessoas e investiu mais de $450 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (Kelly também divulga que o jogo vendeu 43 milhões de cópias.)
  • Modern Warfare (2019): “A Infinity Ward desenvolveu o jogo ao longo de vários anos e gastou mais de $640 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (41 milhões de cópias vendidas)
  • Black Ops Cold War (2020): “A Treyarch e a Raven Software levaram anos para criar o jogo com uma equipe de centenas de criativos. Eles acabaram gastando mais de $700 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (30 milhões de cópias vendidas)

A divisão acima é baseada em uma declaração de Kelly apresentada a um tribunal na Califórnia em 23 de dezembro. Ela faz parte da resposta da Activision a uma ação judicial movida contra a empresa em maio de 2022, referente ao tiroteio em uma escola em Uvalde, Texas. O processo de Uvalde, movido em maio de 2024, responsabiliza parcialmente o massacre ao Instagram da Meta e ao Call of Duty da Activision, afirmando que as plataformas e o conteúdo da empresa influenciaram um adolescente a cometer o tiroteio em massa que matou 19 estudantes e dois adultos. Os três jogos mencionados por Kelly estão entre os que os sobreviventes afirmam que o atirador da escola jogava avidamente.

 
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Orçamentos estratosféricos para o desenvolvimento de Call of Duty revelados: $700 milhões apenas para Black Ops Cold War

Os orçamentos para grandes jogos estão entre os segredos mais bem guardados da indústria de games. Por isso, é surpreendente que, no final do mês passado, um executivo da Activision tenha detalhado os custos de desenvolvimento de três dos jogos da franquia Call of Duty, a mais vendida da empresa. Em um processo judicial analisado pelo Game File, Patrick Kelly, atual chefe criativo da franquia Call of Duty na Activision, afirmou que três jogos da franquia, lançados entre 2015 e 2020, custaram entre $450 milhões e $700 milhões para serem feitos cada um.

Os totais divulgados são os maiores custos de desenvolvimento já reportados por uma grande empresa de videogames — superando qualquer outro vazamento ou estimativa feita por analistas. Em comparação, um processo judicial mal editado em 2023, da Sony, estimou o custo de desenvolvimento do jogo principal da empresa em 2020, The Last of Us Part II, em cerca de $220 milhões. Esse número foi considerado enorme quando vazou.

  • Black Ops III (2015): “A Treyarch desenvolveu o jogo ao longo de três anos com uma equipe criativa de centenas de pessoas e investiu mais de $450 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (Kelly também divulga que o jogo vendeu 43 milhões de cópias.)
  • Modern Warfare (2019): “A Infinity Ward desenvolveu o jogo ao longo de vários anos e gastou mais de $640 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (41 milhões de cópias vendidas)
  • Black Ops Cold War (2020): “A Treyarch e a Raven Software levaram anos para criar o jogo com uma equipe de centenas de criativos. Eles acabaram gastando mais de $700 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (30 milhões de cópias vendidas)

A divisão acima é baseada em uma declaração de Kelly apresentada a um tribunal na Califórnia em 23 de dezembro. Ela faz parte da resposta da Activision a uma ação judicial movida contra a empresa em maio de 2022, referente ao tiroteio em uma escola em Uvalde, Texas. O processo de Uvalde, movido em maio de 2024, responsabiliza parcialmente o massacre ao Instagram da Meta e ao Call of Duty da Activision, afirmando que as plataformas e o conteúdo da empresa influenciaram um adolescente a cometer o tiroteio em massa que matou 19 estudantes e dois adultos. Os três jogos mencionados por Kelly estão entre os que os sobreviventes afirmam que o atirador da escola jogava avidamente.

Jogos assim como serviço, desse porte, gastam muito ao longo do tempo.
Apesar deles citarem vendas, acreditos que boa parte da receita venha de microtransacoes.

Esse último cod deve ter sido ainda mais custoso, foi o bo6 foi o cod que ficou mais tempo em produção e está entregando muito conteúdo, e de parcerias que custam caro.

Lançar ele direto no gamepass, só o tempo dirá se, assinaturas + microtransacoes foram mais interessantes do que algumas vendas diretas dele.
 
Mas no caso de um jogo como Call of Duty, o valor se recupera nas microtransações, principalmente no Warzone.

São valores absurdos sim, mas acho que para um jogo desse calibre sendo basicamente um GaaS, talvez para a Activision não seja tão problemático inflar o orçamento.

Mas fica aí minha dúvida: será que é por conta desses orçamentos que os jogos da franquia continuam tão caros? Por exemplo, COD Ghosts custa preço de jogo atual na Steam, PSN e Live.
 
Mas fica aí minha dúvida: será que é por conta desses orçamentos que os jogos da franquia continuam tão caros? Por exemplo, COD Ghosts custa preço de jogo atual na Steam, PSN e Live.
Pode ser ou então é "Síndrome de Nintendo/Sony" que mesmo o jogo sendo antigo cobram valor quase cheio. Não faz muito tempo, olhei o GoW 3 e tava R$ 100 🤡 agora tá em promo por R$ 50 (MESMO VALOR de um AC Odyssey/Origins em promos)
 
Jogos assim como serviço, desse porte, gastam muito ao longo do tempo.
Apesar deles citarem vendas, acreditos que boa parte da receita venha de microtransacoes.

Esse último cod deve ter sido ainda mais custoso, foi o bo6 foi o cod que ficou mais tempo em produção e está entregando muito conteúdo, e de parcerias que custam caro.

Lançar ele direto no gamepass, só o tempo dirá se, assinaturas + microtransacoes foram mais interessantes do que algumas vendas diretas dele.
O problema que esses jogos não tem apenas "algumas vendas" se você pegar 31mi e multiplicar por 50 dólares dá 1,55bi o que é uma PUTA grana, mesmo que coloquemos descontos aí no meio ainda assim ganhou mais de 1bi em vendas.

Complicado fazer essa conta fechar com GP.
 
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Orçamentos estratosféricos para o desenvolvimento de Call of Duty revelados: $700 milhões apenas para Black Ops Cold War

Os orçamentos para grandes jogos estão entre os segredos mais bem guardados da indústria de games. Por isso, é surpreendente que, no final do mês passado, um executivo da Activision tenha detalhado os custos de desenvolvimento de três dos jogos da franquia Call of Duty, a mais vendida da empresa. Em um processo judicial analisado pelo Game File, Patrick Kelly, atual chefe criativo da franquia Call of Duty na Activision, afirmou que três jogos da franquia, lançados entre 2015 e 2020, custaram entre $450 milhões e $700 milhões para serem feitos cada um.

Os totais divulgados são os maiores custos de desenvolvimento já reportados por uma grande empresa de videogames — superando qualquer outro vazamento ou estimativa feita por analistas. Em comparação, um processo judicial mal editado em 2023, da Sony, estimou o custo de desenvolvimento do jogo principal da empresa em 2020, The Last of Us Part II, em cerca de $220 milhões. Esse número foi considerado enorme quando vazou.

  • Black Ops III (2015): “A Treyarch desenvolveu o jogo ao longo de três anos com uma equipe criativa de centenas de pessoas e investiu mais de $450 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (Kelly também divulga que o jogo vendeu 43 milhões de cópias.)
  • Modern Warfare (2019): “A Infinity Ward desenvolveu o jogo ao longo de vários anos e gastou mais de $640 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (41 milhões de cópias vendidas)
  • Black Ops Cold War (2020): “A Treyarch e a Raven Software levaram anos para criar o jogo com uma equipe de centenas de criativos. Eles acabaram gastando mais de $700 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (30 milhões de cópias vendidas)

A divisão acima é baseada em uma declaração de Kelly apresentada a um tribunal na Califórnia em 23 de dezembro. Ela faz parte da resposta da Activision a uma ação judicial movida contra a empresa em maio de 2022, referente ao tiroteio em uma escola em Uvalde, Texas. O processo de Uvalde, movido em maio de 2024, responsabiliza parcialmente o massacre ao Instagram da Meta e ao Call of Duty da Activision, afirmando que as plataformas e o conteúdo da empresa influenciaram um adolescente a cometer o tiroteio em massa que matou 19 estudantes e dois adultos. Os três jogos mencionados por Kelly estão entre os que os sobreviventes afirmam que o atirador da escola jogava avidamente.


Vendo isso dá para entender o motivo de desenvolvedores e donos de pequenos estúdios indo por outros caminhos para desenvolver os jogos.
Até hoje não vi um filme que tenha chegado a 700 milhões para serem desenvolvidos, no entanto acho que a maior parte deste valor vai para o Google e Meta como propaganda, com isso hoje é preciso rever as regulamentação das big techs, porque assim esse duopólio ainda vai prejudicar muitas coisas.
 
quanto desses valores foi para Marketing? Ou esses valores são apenas os devs?
 
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