
Orçamentos estratosféricos para o desenvolvimento de Call of Duty revelados: $700 milhões apenas para Black Ops Cold War
Os orçamentos para grandes jogos estão entre os segredos mais bem guardados da indústria de games. Por isso, é surpreendente que, no final do mês passado, um executivo da Activision tenha detalhado os custos de desenvolvimento de três dos jogos da franquia Call of Duty, a mais vendida da empresa. Em um processo judicial analisado pelo Game File, Patrick Kelly, atual chefe criativo da franquia Call of Duty na Activision, afirmou que três jogos da franquia, lançados entre 2015 e 2020, custaram entre $450 milhões e $700 milhões para serem feitos cada um.
Os totais divulgados são os maiores custos de desenvolvimento já reportados por uma grande empresa de videogames — superando qualquer outro vazamento ou estimativa feita por analistas. Em comparação, um processo judicial mal editado em 2023, da Sony, estimou o custo de desenvolvimento do jogo principal da empresa em 2020, The Last of Us Part II, em cerca de $220 milhões. Esse número foi considerado enorme quando vazou.
- Black Ops III (2015): “A Treyarch desenvolveu o jogo ao longo de três anos com uma equipe criativa de centenas de pessoas e investiu mais de $450 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (Kelly também divulga que o jogo vendeu 43 milhões de cópias.)
- Modern Warfare (2019): “A Infinity Ward desenvolveu o jogo ao longo de vários anos e gastou mais de $640 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (41 milhões de cópias vendidas)
- Black Ops Cold War (2020): “A Treyarch e a Raven Software levaram anos para criar o jogo com uma equipe de centenas de criativos. Eles acabaram gastando mais de $700 milhões em custos de desenvolvimento durante o ciclo de vida do jogo.” (30 milhões de cópias vendidas)
A divisão acima é baseada em uma declaração de Kelly apresentada a um tribunal na Califórnia em 23 de dezembro. Ela faz parte da resposta da Activision a uma ação judicial movida contra a empresa em maio de 2022, referente ao tiroteio em uma escola em Uvalde, Texas. O processo de Uvalde, movido em maio de 2024, responsabiliza parcialmente o massacre ao Instagram da Meta e ao Call of Duty da Activision, afirmando que as plataformas e o conteúdo da empresa influenciaram um adolescente a cometer o tiroteio em massa que matou 19 estudantes e dois adultos. Os três jogos mencionados por Kelly estão entre os que os sobreviventes afirmam que o atirador da escola jogava avidamente.

Call of Duty's massive development budgets revealed: $700 million for Black Ops Cold War
The biggest development budgets ever disclosed by a game company, buried in a court filing (but found by Game File), along with updated sales figures.
