DESENVOLVEDORA: Remedy Entertainment
PUBLISHER: Epic Games
GÊNERO: Survival horror
LANÇAMENTO: 27 de outubro 2023 - Xbox Series X|S, PC, PS5
JOGOS ANTERIORES DA FRANQUIA: Alan Wake (Xbox 360/PC, 2010), Alan Wake's American Nightmare (Xbox 360/PC, 2012), Alan Wake Remastered (Xbox Series X|S/One/PS5/PS4/PC/Switch, 2021)
UNIVERSO COMPARTILHADO: Control (Xbox Series X|S, One, PS5, PS4, PC, Switch, 2019)
.
.
Alan Wake é uma franquia com muita história pra contar, muitos mistérios pra se desvendar e boa parte do seu charme vem, justamente, de não entregar tudo isso ao jogador, de deixar que a gente complete os buracos. Desde o seu conturbado desenvolvimento (tem dois vídeos, um em cada palavra), mais de seis anos de trabalho e mudanças no formato no meio da coisa toda (deixando de ser um mundo aberto e adotando uma narrativa dividida em capítulos, como em uma série), o fato é que o jogo marcou uma geração que viu surgir uma nova e interessante IP da Microsoft, misturando ação e aventura com influências sobrenaturais e de mistério, com muita inspiração nas obras de Stephen King e também em Twin Peaks. Lançado originalmente em 2010 para o Xbox 360 e com um port em 2012 para o PC, o jogo foi o primeiro de uma boa parceria de jogos exclusivos com a Microsoft, vendendo relativamente bem e rendendo até um misto de sequência/spin-off chamado American Nighmare, lançado em 2012 apenas em formato digital na antiga Xbox Live Arcade e depois para PC também. E a história parou por aí.
Desde então, muita gente sonha com o retorno de Alan Wake, e a própria Remedy tentou algumas vezes trabalhar com a série novamente, sem sucesso. Depois de American Nightmare, o estúdio criou Quantum Break exclusivamente para o Xbox One e Control, jogo multiplataforma que ganhou muitos prêmios em 2019. Durante o desenvolvimento de Control, as coisas começaram a se encaixar e a equipe percebeu que tinha em mãos uma oportunidade única de conectar os universos de seus jogos, já que cada um referenciava o outro mesmo. Nascia, assim, o Remedy Connected Universe, quase como o MCU deles, e a partir disso, as portas se abriram para a possibilidade de um novo jogo. Sendo assim, em julho de 2019, a Remedy readquiriu os direitos de publicação de Alan Wake, que ainda eram da Microsoft, e começou a estruturar o retorno da franquia.O próprio Control apresenta muitas referências a Alan Wake, incluindo uma expansão dedicada ao personagem lançada para o jogo em 2020. Com isso, mais uma página estava escrita. No ano seguinte, 2021, veio a versão remasterizada do primeiro jogo, contendo as expansões The Signal e The Writer. Faltava só anunciar o novo capítulo.
E foi isso que a Remedy fez em dezembro de 2021, durante o The Game Awards, com um vídeo conceitual e uma narração que deixam claro: este não é o Alan Wake que lembramos.
"Todos nós chegamos a uma história com esperanças e expectativas, procurando por respostas. Às vezes, seria melhor viver com esta esperança, sem nunca encontrar a história. Esta não é a história que você quer que seja. Esta história vai comer você vivo. Esta história é um monstro. E monstros usam muitas rostos."
TRAILER DE ANÚNCIO - THE GAME AWARDS 2021
TRAILER GAMEPLAY - PLAYSTATION SHOWCASE 2023
TRAILER DE HISTÓRIA - THE DARK PLACE - GAMESCOM 2023
TRAILER DE LANÇAMENTO - XBOX PARTNER PREVIEW 2023
TRAILER GAMEPLAY - PLAYSTATION SHOWCASE 2023
TRAILER DE HISTÓRIA - THE DARK PLACE - GAMESCOM 2023
TRAILER DE LANÇAMENTO - XBOX PARTNER PREVIEW 2023
O curto trailer do TGA ajuda a estabelecer o que o estúdio quer passar. Sai a ação e mistério do primeiro jogo, entra um ambiente muito mais opressivo de survival horror, com toda a criatividade e o talento de contar histórias que a Remedy tem. Uma cena do crime em uma floresta na chuva, uma tomada de Nova York que logo se transforma em uma cidade de interior que pode ser Bright Falls (do primeiro jogo), tudo com uma trilha que vai construindo tensão até enquadrar no personagem e sermos surpreendidos com dois sustos, um de Alan com a face ensanguentada e outro com a tela de título.
Além disso que foi apresentado, pouco se sabe sobre como será o jogo em si. A ideia era mostrar um gameplay durante o período de inverno de 2022, mas a equipe preferiu não desviar o foco e a atenção do pessoal para criar uma demo que mostrasse o jogo em si, já que isso demandaria muito tempo que poderia ser melhor destinado a continuar com o bom momento e andamento do desenvolvimento em si. Uma coisa que pode ser interessante é que Sam Lake, co-diretor do jogo, trata Alan Wake 2 como um "profundo mistério em camadas". Um pequeno spoiler de Alan Wake aqui: no final do primeiro jogo, Alan Wake consegue salvar a sua esposa mas acaba ficando preso em um mundo conhecido como Dark Place. Nos DLCs, ele aprende um pouco mais sobre como esse mundo funciona e, no final, começa a escrever uma nova história, chamada "Return". Será que AW II é a história do retorno dele à realidade? Ou dele preso por lá enquanto escreve?
De qualquer forma, Alan Wake 2 é um dos jogos mais aguardados de 2023, o que não é tarefa fácil para um ano recheado de grandes lançamentos. Internamente, o codinome do jogo é Project Big Fish, e a inspiração vem de David Lynch (Twin Peaks). Segundo Sam Lake, "o David Lynch disse uma vez: 'ideias são como um peixe grande. Se você quer pegar um peixe pequeno, pode ficar nas águas rasas. Mas se você quiser pegar um peixe grande, tem que ir mais fundo'. Alan Wake 2 é o nosso peixe grande. Estamos indo mais fundo do que nunca, adentrando um oceano de escuridão".
Mais pra aproveitar o espaço, vale lembrar que a Remedy ainda está trabalhando em Control 2 (505 Games), um spin-off multiplayer de Control e nos remakes de Max Payne 1 e 2 (Rockstar Games)
MATERIAL COMPLEMENTAR
- Protótipo de como seria uma sequência de Alan Wake, que a Remedy tentou vender para diversas publishers em 2011 - Uma história de como a Remedy tentou fazer uma sequência de Alan Wake há mais de 10 anos, não deu certo, mas parte do conteúdo acabou virando Alan Wake's American Nightmare.
- Vídeo de celebração do aniversário de 12 anos da franquia - Vídeo que fala um pouco sobre os 12 anos da franquia, trazendo ainda algumas concept arts do segundo jogo.
- Depois de uma década, a Remedy está pronta para tornar Alan Wake II realidade - Artigo que mostra como o amadurecimento da Remedy enquanto equipe e o estabelecimento de uma conexão entre seus jogos possibilitou a criação de Alan Wake 2.
- Cronograma de lançamento segue inalterado e jogo tem expectativa de lançamento para 2023 - Relatório fiscal de 2022 da Remedy, com algumas informações sobre Alan Wake II e os próximos projetos do estúdio.
- Conheça Saga Anderson, nova protagonista de Alan Wake II - Como visto no trailer da PlayStation Showcase 2023, Alan Wake II tem uma nova protagonista - que nem existia no primeiro jogo. Para um resumo não tão resumo assim, clique aqui.
- Alan Wake 2 – Behind The Scenes | Introducing Saga Anderson - Mais ou menos o mesmo conteúdo do texto acima, mas em vídeo, mostrando as pessoas e algumas partes de gameplay e cutscenes.
- Dash #147 - Podcast do Jogabilidade que fala sobre a história e as teorias envolvendo Alan Wake, o primeiro jogo e pra onde a franquia pode ir. Aqui, tem o link pra quem prefere escutar no Spotify.
- Assim como acima, também abaixo - Tradução da matéria de capa de Alan Wake II, publicada na revista Egde #388.
- Expansões futuras
- Night Springs - outono de 2024
- "Visões e sonhos. A ficção é escrita e se torna realidade. A ficção colapsa e permanece como apenas palavras em uma página. Essas são as suas histórias... em Night Springs. Jogue como vários personagens familiares do mundo de Alan Wake e experimente o inexplicável em múltiplos episódios independentes de Night Springs, um show de TV ficcional ambientado no mundo de Alan Wake."
- The Lakehouse - TBA
- "A Lake House é uma instalação misteriosa situada na costa de Cauldron Lake, montada por uma organização governamental independente para conduzir pesquisas secretas... até que algo dá errado. Explore a Lake House e embarque em duas diferentes aventuras enquanto as realidades de Saga Anderson e Alan Wake colidem novamente."
- Night Springs - outono de 2024
ARTES CONCEITUAIS
Última edição: