Tópico Oficial Baldur's Gate III

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
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Versão do vídeo só da parte que o Digital Foundry fala do patch 5.



E temos um milagre. Mesmo o pessoal do DF, que já fez suas críticas ao Series S (especificamente por ter menos memória DDR6 do que o ideal para fazer a transição gráfica esperada) agora já admitem que as otimizações para o Series S beneficiam a todos, especialmente num mundo onde há cada vez mais donos de Steam Deck que vão se beneficiar dessas otimizações também.

Ele lamentam que a versão Vulkan do jogo ainda esteja pior que o DX 11. Mas é o que eu disse aqui no tópico, o fato dos caras não terem usado o DX12 é indicativo que não havia expertise para programar tão detalhadamente para se beneficiar da API mais moderna; Vulkan tem muitas similaridades com DX 12 nesse aspecto, precisa trabalhar bastante para tirar proveito das otimizações. Vulkan é útil para as versões Linux e MacOS, mas tem um aprendizado aí pra desenvolver.

Outra coisa é que o Larian não fez esse jogo só com gente "de casa". Teve ajuda de estúdios externos, e daí já não sei como fica essa questão tecnológica, o quanto impacta a participação dos terceiros na aplicação dessas APIs.
 

patriciocarval

Guerreiro
Outubro 9, 2014
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Garanhuns - Pernambuco - Brasil
Versão do vídeo só da parte que o Digital Foundry fala do patch 5.



E temos um milagre. Mesmo o pessoal do DF, que já fez suas críticas ao Series S (especificamente por ter menos memória DDR6 do que o ideal para fazer a transição gráfica esperada) agora já admitem que as otimizações para o Series S beneficiam a todos, especialmente num mundo onde há cada vez mais donos de Steam Deck que vão se beneficiar dessas otimizações também.

Ele lamentam que a versão Vulkan do jogo ainda esteja pior que o DX 11. Mas é o que eu disse aqui no tópico, o fato dos caras não terem usado o DX12 é indicativo que não havia expertise para programar tão detalhadamente para se beneficiar da API mais moderna; Vulkan tem muitas similaridades com DX 12 nesse aspecto, precisa trabalhar bastante para tirar proveito das otimizações. Vulkan é útil para as versões Linux e MacOS, mas tem um aprendizado aí pra desenvolver.

Outra coisa é que o Larian não fez esse jogo só com gente "de casa". Teve ajuda de estúdios externos, e daí já não sei como fica essa questão tecnológica, o quanto impacta a participação dos terceiros na aplicação dessas APIs.


Se todos os desenvolvedores gastassem mais tempo no series S e menos na marca lider todos os consoles irão ganhar com uma excelente otimização (com o exceção do switch)
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
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Farroupilha
Versão do vídeo só da parte que o Digital Foundry fala do patch 5.



E temos um milagre. Mesmo o pessoal do DF, que já fez suas críticas ao Series S (especificamente por ter menos memória DDR6 do que o ideal para fazer a transição gráfica esperada) agora já admitem que as otimizações para o Series S beneficiam a todos, especialmente num mundo onde há cada vez mais donos de Steam Deck que vão se beneficiar dessas otimizações também.

Ele lamentam que a versão Vulkan do jogo ainda esteja pior que o DX 11. Mas é o que eu disse aqui no tópico, o fato dos caras não terem usado o DX12 é indicativo que não havia expertise para programar tão detalhadamente para se beneficiar da API mais moderna; Vulkan tem muitas similaridades com DX 12 nesse aspecto, precisa trabalhar bastante para tirar proveito das otimizações. Vulkan é útil para as versões Linux e MacOS, mas tem um aprendizado aí pra desenvolver.

Outra coisa é que o Larian não fez esse jogo só com gente "de casa". Teve ajuda de estúdios externos, e daí já não sei como fica essa questão tecnológica, o quanto impacta a participação dos terceiros na aplicação dessas APIs.

Sera que não tem dedo do xbox ai? Eles não tinham disponibilizados um pessoal pra ajudar no porte pro xbox?
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
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Se todos os desenvolvedores gastassem mais tempo no series S e menos na marca lider todos os consoles irão ganhar com uma excelente otimização (com o exceção do switch)
Não tem como. Se a base fosse maior, bem maior, até que poderiam "perder" tempo ali, mas não é assim.
2024 tá chegando e um monte de profecias sobre o Xbox estão para se cumprir, vamos ver se a própria MS deu a devida atenção ao monstrinho.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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"Could be" é ótima.
Não sei, parece ser um perfil "sonysta".
Diz que trabalhou em estúdios da Sony e de repente ele tem contatos em todas as empresas.
BG3 no Game Pass é uma esperança e algo que sabemos que foi cogitado pelo Xbox segundo documentos do processo com FTC.
Mas colocar uma pilha dizendo "pode ser, não garanto" é uma forma de se eximir caso não dê. Mas o público caixista que entrar na pilha já fica com uma decepção garantida.
Não recomendo botar fé. Continuo numa esperança contida.

Tá vendo?
Depois apaga o tweet pra se esconder.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
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Pra quem jogou na Steam, é possível sincronizar o progresso e transferir para o Xbox.


Sim, é algo que já estava funcionando para o Playstation também. Por isso muita gente conseguiu testar logo as fases mais avançadas do jogo pra ver a performance assim que saiu.
Isso também vai agilizar a avaliação do Digital Foundry, que tem um save na parte mais crítica (de performance) só pra ver como as coisas estão evoluindo.

Quando você começa o jogo, aparece a opção de linkar seu perfil com uma conta da Larian. Após fazer esse link, o jogo vai sincronizar os saves no servidor da Larian, que então pode ser baixado para outras plataformas. Pelo menos no PC a gente tem que esperar um pouquinho até os saves sincronizarem, fica uma mensagem na tela (no cantinho) informando que o save está sendo sincronizado.

ACHO que isso tem potencial de dar merdas com o Quick Resume, mas estou falando sem saber. O jogo tem salvamentos rápidos e salvamentos "longos". Longo porque você escolhe o slot de salvamento, o nome do save e isso demora mais pra fazer, mas o save é save como todo os outros.

Eu recomendo criar saves "manuais" de tempos em tempos para marcar o avanço do jogo, e usar o quick save com uma certa frequência para se garantir (antes de batalhas, antes de falar com algum NPC que parece importante, etc).

Pra quem não está acostumado, o jogo possui um elemento de aleatoriedade no jogo, que é a simulação de dados. Então mesmo que seu personagem seja bom em alguma coisa, ainda assim pode dar ruim nos dados e você falhar no teste. Existe um elemento bacana que se chama "inspiração", que te permite acumular novas tentativas de rolagem. Mas se você não quiser gastar essa nova chance de rolagem de dados, sempre dá pra voltar o save e tentar de novo.
 
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Asprobocop

Guerreiro
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Sim, é algo que já estava funcionando para o Playstation também. Por isso muita gente conseguiu testar logo as fases mais avançadas do jogo pra ver a performance assim que saiu.
Isso também vai agilizar a avaliação do Digital Foundry, que tem um save na parte mais crítica (de performance) só pra ver como as coisas estão evoluindo.

Quando você começa o jogo, aparece a opção de linkar seu perfil com uma conta da Larian. Após fazer esse link, o jogo vai sincronizar os saves no servidor da Larian, que então pode ser baixado para outras plataformas. Pelo menos no PC a gente tem que esperar um pouquinho até os saves sincronizarem, fica uma mensagem na tela (no cantinho) informando que o save está sendo sincronizado.

ACHO que isso tem potencial de dar merdas com o Quick Resume, mas estou falando sem saber. O jogo tem salvamentos rápidos e salvamentos "longos". Longo porque você escolhe o slot de salvamento, o nome do save e isso demora mais pra fazer, mas o save é save como todo os outros.

Eu recomendo criar saves "manuais" de tempos em tempos para marcar o avanço do jogo, e usar o quick save com uma certa frequência para se garantir (antes de batalhas, antes de falar com algum NPC que parece importante, etc).

Pra quem não está acostumado, o jogo possui um elemento de aleatoriedade no jogo, que é a simulação de dados. Então mesmo que seu personagem seja bom em alguma coisa, ainda assim pode dar ruim nos dados e você falhar no teste. Existe um elemento bacana que se chama "inspiração", que te permite acumular novas tentativas de rolagem. Mas se você não quiser gastar essa nova chance de rolagem de dados, sempre dá pra voltar o save e tentar de novo.
Esse vale a pena começar novamente.
Com os patchs que a Larian trouxe mudou algumas coisas, teve muitas melhorias.
Além do sistema de conquistas, não confio muito nesses sistemas de puxar o save.

Mas, cada um pesa o que é melhor pra si.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Esse vale a pena começar novamente.
Com os patchs que a Larian trouxe mudou algumas coisas, teve muitas melhorias.
Além do sistema de conquistas, não confio muito nesses sistemas de puxar o save.

Mas, cada um pesa o que é melhor pra si.
Fico tentado, mas como eu sei que vou fazer uma outra run, mesmo que isso seja raro, na próxima eu já pego ainda mais melhorias.
Eu fiquei com um companion a menos nessa minha run atual porque não achei o cara e quando fui lá procurar ele já devia ter morrido, sei lá. ?
 
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Luck Costa

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Janeiro 17, 2008
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Vinhedo
BG3 é um rpg mais dificil, travadão? poucas vezes gostei de rpg com combate por turnos, mas se for um jogo mais amigável, eu gostaria de jogar mais para frente...
 

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