Versão do vídeo só da parte que o Digital Foundry fala do patch 5.
E temos um milagre. Mesmo o pessoal do DF, que já fez suas críticas ao Series S (especificamente por ter menos memória DDR6 do que o ideal para fazer a transição gráfica esperada) agora já admitem que as otimizações para o Series S beneficiam a todos, especialmente num mundo onde há cada vez mais donos de Steam Deck que vão se beneficiar dessas otimizações também.
Ele lamentam que a versão Vulkan do jogo ainda esteja pior que o DX 11. Mas é o que eu disse aqui no tópico, o fato dos caras não terem usado o DX12 é indicativo que não havia expertise para programar tão detalhadamente para se beneficiar da API mais moderna; Vulkan tem muitas similaridades com DX 12 nesse aspecto, precisa trabalhar bastante para tirar proveito das otimizações. Vulkan é útil para as versões Linux e MacOS, mas tem um aprendizado aí pra desenvolver.
Outra coisa é que o Larian não fez esse jogo só com gente "de casa". Teve ajuda de estúdios externos, e daí já não sei como fica essa questão tecnológica, o quanto impacta a participação dos terceiros na aplicação dessas APIs.
E temos um milagre. Mesmo o pessoal do DF, que já fez suas críticas ao Series S (especificamente por ter menos memória DDR6 do que o ideal para fazer a transição gráfica esperada) agora já admitem que as otimizações para o Series S beneficiam a todos, especialmente num mundo onde há cada vez mais donos de Steam Deck que vão se beneficiar dessas otimizações também.
Ele lamentam que a versão Vulkan do jogo ainda esteja pior que o DX 11. Mas é o que eu disse aqui no tópico, o fato dos caras não terem usado o DX12 é indicativo que não havia expertise para programar tão detalhadamente para se beneficiar da API mais moderna; Vulkan tem muitas similaridades com DX 12 nesse aspecto, precisa trabalhar bastante para tirar proveito das otimizações. Vulkan é útil para as versões Linux e MacOS, mas tem um aprendizado aí pra desenvolver.
Outra coisa é que o Larian não fez esse jogo só com gente "de casa". Teve ajuda de estúdios externos, e daí já não sei como fica essa questão tecnológica, o quanto impacta a participação dos terceiros na aplicação dessas APIs.