Continuando no tópico certo sobre o assunto, talvez o que chamem de 'problema" seja o alvo adicional. O tempo de otimização pode ser parecido, porém isso por si só seria o tal problema. O concorrente tem um alvo, o Xbox tem dois.
O Spencer reconhece essa situação, mas em nome da acessibilidade, de expandir o mercado para mais usuários, eles optaram por incluir esse elemento do Series S, mas de forma que não impossibilitasse avanços tecnológicos para o Series X.
Se você olhar o PC equivalente ao Series S em termos de capacidade geral, dá pra ver que é um PC com requisitos mínimos bem altos para o que temos hoje. E essa é a grande sacada da MS, pois como ela abraça o PC também, essa questão de se preocupar com o target mínimo já faz parte do processo.
"AH, mas daqui 6 anos isso vai estar apanhando e com muita dificuldade de rodar os jogos e tal." Sim, hoje o One Fat roda os jogos, mas com performance bem oscilante quando se trata de títulos mais exigentes. Só que pra muita gente, o custo benefício vale. Espero o mesmo destino para o Series S.