Sobre poder, não é bem por aí... Quer dizer, falar de poder é importante, mostrar games bonitos que justifiquem o upgrade para a nova geração é essencial. A Microsoft sofreu por ter um Xbox One mais fraco que a PS4, e a diferença era irrisória. Muita gente, inclusive jogadores casuais que eu conheço, compraram o PS4 não por conta dos jogos (jogos, alias, que ele não tinha, já que foi lançado com Killzone e Knack), mas porque era mais potente. Não sabia nada sobre resolução ou framerate, mas sabia sobre a força, porque a Sony investiu na história do 1080p. Isso é meio que um consenso hoje, o boom do PS4 foi em grande parte por conta disso.
Eu só discordo desta parta Rafa, no resto assino em baixo a sua opinião.
Eu discordo porque na minha visão a Sony ganhou o início da geração não por conta do poder do hardware, mas pelo erro de posicionamento do Xbox One (TV, TV, nuvem, online only...), e os jogos acabaram ficando em segundo plano no lançamento. Isso facilitou muito a vida da Sony.
E quando você comenta sobre mostrar os jogos, concordo com o que você falou. Talvez AGORA a Microsoft não tem gameplay para mostrar, mas pega o mesmo exemplo que você deu da Sony. Ghost of Tsushima foi mostrado em 2017, e só agora finalizou e vai para o mercado. Alguns acham essa estratégia errada, que a Sony vende sonhos e não jogos, mas no final é isso que importa. É isso que vai conquistar o consumidor na hora de lançar uma nova geração. Eu quero saber o que a marca pretende com o novo console e não quantos teraflops ela vai possuir.
Esse posicionamento da Microsoft com o planejamento dos jogos me dá nos nervos. Sabe porque? Porque eles ficam no discurso "vem muita coisa boa aí, estamos nos planejando nos bastidores, só vamos mostrar quando estiver pronto". Isso funciona só para nós, não funciona para a grande massa. O público em geral não fica em fórum de video-game para saber o movimento da marca nos bastidores dos studios, ou quem ela comprou ou deixou de comprar.
Sério, pergunta para alguém que você conhece, que não está em um fórum, não acompanha notícias mas joga video-game, se ele sabe os nomes dos studios que pertencem a Microsoft. Ele não vai saber responder, mas talvez saiba qual jogo vai sair nos próximos anos, e é aí que entra o problema, a Microsoft prefere não mostrar, prefere não "vender sonhos".
Mas, talvez agora em Julho isso mude, depois de tanto tempo para planejar seus novos jogos, ela conseguirá lançar uma nova geração com grandes promessas e inicia-la de forma melhor do que foi a geração passada. É torcer para que isso aconteça.