cfrolik perguntou:
Haverá um pillars 3?
Josh Sawyer(designer e diretor do jogo):
Isso não é algo que eu decido, mas acho que as vendas relativamente baixas do Deadfire significam que, se considerarmos fazer outro jogo de Pillars nesse estilo, teremos que reexaminar todo o formato do jogo.
É difícil saber exatamente por que uma sequela vende pior que seu antecessor, se ambos os jogos se saíram relativamente bem nas análises. É porque o primeiro jogo satisfez a necessidade existente e o público simplesmente não estava interessado no segundo? É porque a conscientização foi menor para a sequência? É porque, apesar das boas críticase e das vendas fortes do primeiro jogo, as pessoas não gostaram ainda sim? Talvez seja uma combinação de todas essas coisas.
O problema é que, sem realmente entender o (s) motivo (s), é difícil saber como avançar. Seria mais fácil, de certa forma, se o Deadfire também fosse uma falha crítica colossal e pudéssemos apontar as grandes falhas que precisávamos resolver. Os jogadores criticaram a baixa dificuldade no lançamento e a trama principal, que eu acho justas e razoáveis, mas esses problemas por si só não explicam realmente a diferença nas vendas. E enquanto as avaliações dos jogadores eram mais fracas para o Deadfire do que para os Pilares 1, as críticas profissionais tendiam a dizer que o Deadfire foi uma melhoria em relação ao primeiro jogo na maioria das áreas.
(Sim, o Deadfire possui 88 no Metacritic e o Pillars 1 tem 89 de Metacritic, mas as pontuações de reviews dos Pillars 1 se beneficiam de uma colisão de nostalgia.)
Os jogadores que odeiam o combate em tempo real dirão que é porque o Deadfire continuou usando o combate em tempo real, em contraste com o Divinity: OS2 qur é baseado em turnos, fenomenalmente mais vendido (e melhor avaliado). Mesmo se isso for verdade, o Pathfinder: Kingmaker, que geralmente teve notas mais baixas que Deadfire, vendeu melhor que Deadfire e teve combate em tempo real.
Tenho certeza de que algumas das pessoas que lêem isso sabem exatamente porque o Deadfire vendeu pior que os Pillars 1. Não tenho essa confiança, que é uma das várias razões pelas quais desconfio, de tentar dirigir uma sequência. Eu não poderia dar ao nosso público (da Obsidian) o jogo que eles querem e, sem entender onde eu errei, estaria imaginando quais são os problemas e como solucioná-los.
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